Iniciar sessão ou registar-se
    • -t1t0
    • 19 fevereiro 2019

     # 1

    Olá,

    Tenho uma area com cerca de 300m2 que pretendo cobrir com relva. Procuro o que tenha menos manutenção possivel.

    O que acham desta relva Zoysia-japonica?
    • -t1t0
    • 21 fevereiro 2019

     # 2

    Existe alguem vivo neste forum
    • HFR
    • 25 fevereiro 2019

     # 3

    https://forumdacasa.com/discussion/49531/40/relvado-como-semear-e-manter-um-relvado-impecavel/#Item_14

    Visita este topico. Tem muita informação sobre relva.

    Não estou por dentro desta variedade de relva, mas a relva que conheço que exige meons manutenção, tanto no corte, como na rega, é o escalracho (relva sao agostinho).

    O escalracho tem que ser plantado. Ele produz semente, mas não se utiliza a semente para fazer o relvado.
    • sbcnv
    • 26 fevereiro 2019

     # 4

    qual a zona onde vive?
    • -t1t0
    • 26 fevereiro 2019 editado

     # 5

    Figueira da Foz.

    Escalracho já tenho lá numa area. Cresce bastante, exige manutenção e regas mais frequentes.

    Estou a pensar meter são carlos ou grama brasileira uma vez que me informaram que com Zoysia Japonica posso ter alguma dificuldade a germinar as sementes alêm de ser carissima
  1.  # 6

    Colocado por: -t1t0Escalracho já tenho lá numa area. Cresce bastante, exige manutenção e regas mais frequentes.


    pelo que diz nao deve ter escalracho..... exige pouca manutenção e exige pouca agua.... alias ate consegue controlar o crescimento atraves da agua que lhe deita! Se cresce bastante é porque lhe está a dar muita agua! corte na agua que ja nao cresce tanto!
    • -t1t0
    • 26 fevereiro 2019 editado

     # 7

    Então isto é o que?

    IMG-20190209-121401574

    • HFR
    • 26 fevereiro 2019

     # 8

    Parece escalracho. Tire uma foto muito mais perto por favor.
    • -t1t0
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 9

    2019-02-27-12-04-04

    Escalracho e Santo Agostinho é o mesmo?
    • HFR
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 10

    Pelo aspecto, parece mesmo ser relva de escalracho. A cor, o tipo de folha, as folhas secas tipicas desta altura do ano...
    Tem também algumas daninhas a fazer companhia, nada do outro mundo.

    O escalracho é um nome popular para "Relva São Agostinho" ou "Saint-Agoustine grass". Pesquise no google.

    Ao contrário do que diz, eu até acho que o escalracho é das relvas que exigem menos manutenção ! Seja na frequência da rega, nos cuidados extremos, na frequência do corte, resistência ao calor e maus tratos.

    Ela resiste, mas o aspeto pode variar muito consoante os cuidados.
  2.  # 11

    Colocado por: HFRAo contrário do que diz, eu até acho que o escalracho é das relvas que exigem menos manutenção ! Seja na frequência da rega, nos cuidados extremos, na frequência do corte, resistência ao calor e maus tratos.


    Eu acho que é mesmo que é a relva com menos manutenção.
    tenho na casa do alentejo (poucos m2) e nunca tive problemas. É cortar e regar.
    Pelo que vejo em outras relvas (o meu irmão tem uma muito fininha a qual não sei o nome) o escalracho necessita de muito menos água e cuidados.
    • -t1t0
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 12

    Eu não sei o que é porque não fui eu que a plantei.
    Apenas futuramente terei que lhe fazer a manutenção. Sei que cresce bastante e mesmo as regas quem as faz no verão são diarias.

    No entanto adquiri a Relva São carlos, 2 tabuleiros dá para 10m2 para experimentar e ver como funciona. Se gostar estava a pensar colocar em duas areas distintas que tenho com sensilvemente 100m2 cada.

    Não percebo nada deste tema, apenas o que tenho pesquisado e lido nos ultimos tempos. Nunca plantei grama. No entanto aquelas areas têm que ser cobertas não posso ter a terra basicamente nua.

    Consigo pegar em alguma grama da que tenho em cima e aproveitar para plantar em outro sitio? Quero um tipo de grama que me dê o menos trabalho possivel.

    Da minha curta experiencia e do que vi penso que Escalracho é uma coisa e grama de Santo Agostinho outra, mas sou a pessoa menos indicada para discutir. Só quero mesmo que me digam, usa esta relva é a mais bonita e a que te dá menos trabalho (parece-me que a de São carlos seja a mais indicada)

    Retirado de outro site
    "Tenho visto uma confusão muito grande em relação aos nomes comuns, e mais uma vez o problema é em relação aos nomes comuns que as pessoas dão às diversas gramíneas que se usam para fazer relvados. E como sabemos só os nomes científicos é que identificam verdadeiramente uma planta. E um dos erros mais comuns que tenho visto é as pessoas darem o nome de escalracho à relva mais comum de jardim, a graminha Santo Agostinho. E o escalracho é uma erva diferente."
    • HFR
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 13

    Eu aprendi que grama (relva) São Agostinho / Santo Agostinho / Saint Agoustine - são a mesma coisa.
    O nome científico é : "Stenotaphrum secundatum"
    Vi fotos daquilo a que chamam de escalracho - nome científico "Panicum repens" e não é isso que tem plantado. Nem conhecia sequer.

    Já aprendi qualquer coisa hoje. Veja este link :

    http://bucolico-anonimo.blogspot.com/2018/08/aprender-distinguir-escalracho-de-relva.html

    Se pesquisar pelo termo "Saint Agoustine grass" no google, verá fotografias 100% iguais à relva que tem. Veja a folha, a forma das guias, raízes rizomas, etc.

    A relva São Carlos é diferente (Carpet grass). Veja como é a folha. Pessoalmente, não misturaria a São Agostinho com o São Carlos. O que tem para 10m2 também é muito pouco.

    A relva São Agostinho que tem é da mais baixa manutenção que conheço. Se quer preencher espacinhos, arranque umas guias da espécie que já tem plantada e que tenha em excesso (procure nos cantinhos ou junto a paredes a partir de Março). Corte em guias de 15cm cada e plante nos espaços menos preenchidos ou que tenham falhas. Elas propagam-se.

    Na verdade, ao olhar para as fotografias, e se pretende evitar manutenção elevada, a sua relva só precisa de ser "rapada" para remover folhas secas. Corte se quiser uniformizar.

    Se quiser melhorar o aspeto, posso dar-lhe outras recomendações. Tem aí uma boa base.
    • -t1t0
    • 27 fevereiro 2019

     # 14

    Foi precisamente nesse site. Então a relva que tenho é aparenta ser São Agostinho? É isso?

    Não irei misturar.

    A colocar São Carlos será em areas distintas desta. No total devem ser sensilmente 300m2. 100m2 têm São Agostinho (segundo diz) e os outros 200m2 (100 + 100) areas distintas iram levar desta ou São Carlos.

    O que quer dizer com rapada? Consigo pegar em bocados do que já tenho plantado e colocar noutras areas?
    • HFR
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 15

    Sim, a sua relva é São Agostinho. .

    Quando digo rapar, é com este acessório :

    https://www.google.com/search?rlz=1C1GGRV_enPL751PL755&biw=1800&bih=960&tbm=isch&sa=1&ei=1ah2XNKSNI2lUqCeuKgP&q=ancinho+de+m%C3%A3o&oq=ancinho+de+m%C3%A3o&gs_l=img.3..0i30.9848.10911..10936...0.0..0.120.576.0j5......1....1..gws-wiz-img.......0i8i30.NhWEmTSrEE8#imgrc=VsaWmrB8_qCPgM:

    A ideia é remover as folhas "queimadas" pela geada. Faz-se uma vez por ano, no máximo.

    A relva sao Carlos também é muito bonita. Eu apenas nao misturaria com a São Agostinho. Cada qual, na sua.

    Sempre que necessitar, pode utilizar guias (pquenos troncos com folha) da relva sao agostinho, para reparar o relvado sao agostinho. Guias de 10 a 15cm são o ideal.

    Não sei se o mesmo é aplicável à Relva São Carlos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vilacova
    • -t1t0
    • 27 fevereiro 2019

     # 16

    Mas posso pegar nessas guias e colocar noutro lado para relvar uma nova area?
    • HFR
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 17

    Claro que sim. As guias podem ser aplicadas em novos terrenos para fazerem novos relvados.
    Quantas mais utilizar, melhor.

    Se quiser fazer um novo relvado de São Agostinho, vá arrancando guias do seu relvado atual, corte e plante no novo sítio !
    Junto aos cantinho é um dos melhores sítios para se obterem umas quantas.
    Faz parte da manutenção remover o excesso de guias (no fundo, queremos é a folha). Em vez de deitar fora, corte e plante noutro local.
    • -t1t0
    • 27 fevereiro 2019

     # 18

    Ok Obrigado,

    Vou experiementar isso. Na parte mais adjacente que tem ligação ao relvado que tem São Agostinho e que está sem nada actualmente irei colocar São Agostinho e na outra que não tem ligação com o jardim vou colocar São Carlos.

    Onde consigo comprar São Agostinho? Isso tem que ser plantado e não semeado certo?

    É preciso algum tratamento no solo?
    • HFR
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 19

    O meu São Agostinho não foi comprado. Também se vende - veja no OLX.

    Ele é plantado. Tem que cortar o pedaço da guia, fazer um pequeno roço na terra e colocar la a guia. Depois é so cobrir com terra e deixar de fora so as folhas.

    Regue e espere. Leva uns dias a reagir. Se alguma guia secar e morrer, é normal. Mas atenção, mesmo aquelas que parecem ter morrido, por vezes têm folha verde por debaixo das folhas secas!

    Creio que basta o solo estar limpo de daninhas.
  3.  # 20

    Colocado por: HFRO meu São Agostinho não foi comprado. Também se vende - veja no OLX.

    Ele é plantado. Tem que cortar o pedaço da guia, fazer um pequeno roço na terra e colocar la a guia. Depois é so cobrir com terra e deixar de fora so as folhas.

    Regue e espere. Leva uns dias a reagir. Se alguma guia secar e morrer, é normal. Mas atenção, mesmo aquelas que parecem ter morrido, por vezes têm folha verde por debaixo das folhas secas!

    Creio que basta o solo estar limpo de daninhas.


    Já fui ao OLX. Nada.
 
0.0183 seg. NEW