Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    tenho um cliente estrangeiro que quer construir uma casa no Algarve. Está habituado a contrato com a construtora em que se define um preço total da casa e não há margem para resvalos, a existirem são de responsabilidade da construtora que assumiu que ia fazer a obra toda por x.

    Sou arquiteta cá em Portugal e nunca trabalhei nesse sistema, alguém tem experiência com este tipo de contratos fixos, ou conhecem empresas que os pratiquem?

    Ele já colocou a hipótese de ser uma empresa tipo Modiko mas está preocupado com a qualidade da mesma.

    Obrigada desde já
  2.  # 2

    Inês

    vai-me desculpar mas penso que a maioria das obras por cá trabalham com preço fixo, ou seja define também com o empreiteiro um preço total e escreve no contrato que não há alteração, ai o empreiteiro nem que meta cartão em vez de cimento vai cumprir com esse preço. Não quero dizer com isto que o façam, é uma figura de retórica.
  3.  # 3

    Qualquer empresa de construção aceita esse tipo de contrato, não assume é os erros de projecto.
    Imagine que no projecto as sapatas estão a uma determinada profundidade, e depois em obra verifica-se que o terreno tem fraca qualidade e é necessário escavar mais 2m de profundidade. O empreiteiro não tem culpa de o dono de obra ter poupado no estudo geotécnico....mas existem muito mais exemplos.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, J.Fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  4.  # 4

    Obrigada pelas respostas.

    Quase todas as pessoas que conheço que fizeram casa se queixaram do construtor ter pedido custos extras que não estavam previstos, mas se calhar tiveram azar.
  5.  # 5

    Colocado por: Inês MarquesQuase todas as pessoas que conheço que fizeram casa se queixaram do construtor ter pedido custos extras que não estavam previstos, mas se calhar tiveram azar.

    Isso não é azar, são os donos de obra que só definem alguns materiais durante a execução da obra, e os projectos tem muitos erros, que não são da responsabilidade do empreiteiro.

    Colocado por: Inês Marquesuma empresa tipo Modiko

    Aqui o dono de obra fica mais protegido relativamente ao preço final, porque o projecto é da responsabilidade do empreiteiro.
    Concordam com este comentário: smart
  6.  # 6

    ...mas não fica protegido quanto á qualidade e especificidades do produto final.
    Colocado por: Picareta

    Aqui o dono de obra fica mais protegido relativamente ao preço final, porque o projecto é da responsabilidade do empreiteiro.
    Concordam com este comentário:smart
  7.  # 7

    Mas é sempre possível contratar com um empreiteiro um preço fechado, sem desvios no preço contratual.

    Basta que no projeto estejam devidamente especificados todos os materiais e que no contrato esteja lá bem claro que os erros e omissões são da responsabilidade do empreiteiro.

    Obviamente, este tipo de contrato ficará sempre mais caro, mas já se sabe que a previsibilidade e a segurança contratual também se pagam.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
 
0.0127 seg. NEW