Iniciar sessão ou registar-se
    • TheX7
    • 20 fevereiro 2019

     # 1

    Bom dia.

    Venho pedir o vosso conselho sobre o tipo e marca de caixilharia e vidro a colocar na minha futura habitação.

    A poente tenho 6 vãos com sistema de janela fixa articulada com porta de batente com as dimensões 2,5x2,4 m e 1 vão com sistema de janela fixa com as dimensões de 2x2,4 m. Estes vãos são protegidos por uma pala e por estores exteriores.

    A sul tenho 1 vão com sistema de janela fixa articulada com porta de batente com as dimensões 1,45x2,4 m, 1 vão com sistema de janela fixa com as dimensões de 1,15x2,4 e 1 vão com sistema de janela oscilante com as dimensões de 0,70x2,4 m. Estes vãos são protegidos apenas por estores exteriores.

    A nascente 1 vão com sistema de janela fixa articulada com porta de batente com as dimensões 3,05x2,4 m protegido por estores exterior.

    A norte 2 vãos com sistema de janela fixa com as dimensões de 0,90x2,4 m protegidos por estores exteriores.

    As minhas questões prende-se mais com o tipo de caixilharia. Alumínio ou PVC? Alumínio e que marca (não precisa de ser o topo de gama mas com uma boa relação qualidade/preço)? PVC leva reforço em aço no interior, isto não compromete a sua eficácia? PVC é resistente à passagem do tempo (tenho em casa dos meus pais tubos em PVC que com o passar dos anos parecem "apodrecer")? E o perfil, de 60, 70 75?

    E quanto aos vidros podem ser todos iguais? Atendendo que vão ser protegidos quer por pala que por estores aposto em baixo emissivo em todos ou é dispensável? Vidro laminado ou é dispensável? A ser indispensável, vidro laminado pelo exterior ou interior? E caixa de 14 ou de 16?

    Desculpem todas estas questões mas são coisas que não estão fáceis de eu conseguir responder.

    Obrigado pela vossa atenção.

    TheX7
    • nmex2
    • 20 fevereiro 2019

     # 2

    na ausência de melhor opinião, algum motivo (se tivesse que adivinhar, diria estética) para os vãos a põe-te serem protegidos por uma pala, e os a sul não?

    q
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: euruinunes
    • TheX7
    • 20 fevereiro 2019

     # 3

    Estética (a esposa gostou assim :)).

    Mas também são vãos que estão na cozinha, wc e closet por isso também não vimos necessidade de por pala em toda a extensão da casa.

    TheX7
    • TheX7
    • 21 fevereiro 2019

     # 4

    Agradecia mesmo uma ajuda sff.
  1.  # 5

    Em relação às tipologias e medidas nada a dizer isso depende sempre dos gostos pessoais de cada um ou dos arquitectos juntamente com as necessidades do edifício.

    Em relação a marcas também depende sempre do que se está disposto a gastar e dos gostos de cada um, mas qualquer uma das marcas de alumínio gama média tem boas séries (Extrusal, Navarra, Cortizo, Sapa e Sosoares) todas tem perfis e séries muito idênticos podendo variar mais em termos de acessórios. Eu pessoalmente prefiro Sosoares.

    Em relação ao PVC não é a minha área por isso não conheço muito mas tenho umas bases. Para o seu tipo de janela penso que não tem qualquer desvantagem em colocar PVC, aliás terá sempre melhor performance em PVC com o mesmo gasto monetário do que em alumínio. Em termos de duração dos materiais, resistência etc, já não lhe sei indicar, terá de contactar alguém especializado no PVC que lhe possa esclarecer essas coisas, ou então esperar que algum utilizador do fórum mais especializado lhe dê essas indicações.

    Em relação aos vidros existem diversos factores que podem influenciar, como a zona do país onde será construída a casa a sua disposição no terreno etc... Mas existem algumas composições que funcionam +/- bem em todo o tipo de condições, que é um PLANITHERM 4S por exemplo. Claro que é aconselhado a que todos sejam baixo emissivos. O vidro de capa coloca-se sempre pelo exterior o laminado pelo interior salvo algumas excepções muito específicas que não é o caso. Em relação à questão de colocar laminado, se não tiver numa zona em que precise de um excelente isolamento acústico e quiser poupar alguns € não necessita de colocar o laminado, de qualquer das formas é sempre melhor. Em relação à caixa de ar é altamente aconselhado a colocar de 16mm, é a que tem melhor performance e tem o mesmo custo do que a de 14mm. Na minha opinião só não deve mesmo ser utilizada quando não se tem caixa suficiente.

    Espero ter ajudado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
  2.  # 6

    Colocado por: TheX7A poente tenho 6 vãos com sistema de janela fixa articulada com porta de batente com as dimensões 2,5x2,4 m e 1 vão com sistema de janela fixa com as dimensões de 2x2,4 m. Estes vãos são protegidos por uma pala e por estores exteriores.


    Depende se quiser andar com o cuidado de baixar os estores nas horas de calor.

    Colocado por: TheX7A sul tenho 1 vão com sistema de janela fixa articulada com porta de batente com as dimensões 1,45x2,4 m, 1 vão com sistema de janela fixa com as dimensões de 1,15x2,4 e 1 vão com sistema de janela oscilante com as dimensões de 0,70x2,4 m. Estes vãos são protegidos apenas por estores exteriores.


    Depende se quiser andar com o cuidado de baixar os estores nas horas de calor.

    Colocado por: TheX7A nascente 1 vão com sistema de janela fixa articulada com porta de batente com as dimensões 3,05x2,4 m protegido por estores exterior.


    Depende se quiser andar com o cuidado de baixar os estores nas horas de calor.

    Colocado por: TheX7A norte 2 vãos com sistema de janela fixa com as dimensões de 0,90x2,4 m protegidos por estores exteriores.


    Vidro duplo de baixa emissividade sem controle solar. Por exemplo, Planitherm UN ou XN, Neutralux, Climaguard, etc.

    Colocado por: TheX7As minhas questões prende-se mais com o tipo de caixilharia. Alumínio ou PVC? Alumínio e que marca (não precisa de ser o topo de gama mas com uma boa relação qualidade/preço)? PVC leva reforço em aço no interior, isto não compromete a sua eficácia? PVC é resistente à passagem do tempo (tenho em casa dos meus pais tubos em PVC que com o passar dos anos parecem "apodrecer")? E o perfil, de 60, 70 75?


    Ambos podem ser boas soluções, dependendo das suas prioridades.

    Boas marcas de alumínio dentro de uma "carteira" mediana: Navarra, Sosoares, Anicolor, Cortizo.
    PVC: Rehau, Schuco, Kommerling.

    O reforço, se as janelas forem bem fabricadas, não compromete a eficácia, pois está no interior de um perfil pvc que é por si só, um elemento termicamente não-condutor.

    Colocado por: TheX7E quanto aos vidros podem ser todos iguais? Atendendo que vão ser protegidos quer por pala que por estores aposto em baixo emissivo em todos ou é dispensável? Vidro laminado ou é dispensável? A ser indispensável, vidro laminado pelo exterior ou interior? E caixa de 14 ou de 16?


    Baixa emissividade em todos, sim.

    Se quiser ter o "descanso" de não ter de andar a subir/descer os estores para que o sol não incida muito tempo nos vidros e lhe comprometa a temperatura interior no Verão, então escolha (a este, sul e oeste) vidros de baixa emissividade COM controle solar. A norte não use com controle solar pois não lhe serve de nada e retira-lhe alguns ganhos no inverno, além de ser mais caro.

    O laminado é uma segurança acrescida. Só é dispensável se a segurança não for uma prioridade.

    Colocado por: TheX7E caixa de 14 ou de 16?


    Sempre que possível, 16mm de caixa. O que no PVC, nem sempre é possível.
    Concordam com este comentário: marco1
    • TheX7
    • 21 fevereiro 2019

     # 7

    @ rfferreira

    Muito obrigado pela ajuda, sem dúvida que ajudou e muito.

    Quanto à caixilharia a esposa também gosta mais de alumínio do que pvc e provavelmente passe por alumínio mesmo. Embora que pense em pvc como uma boa solução.
    Agradeço as marcas que indicou pois tentarei ter orçamentos para essas marcas e ver como a coisa anda. :)

    Quanto aos vidros, eu já estava só a equacionar uma caixa de 16 contudo achei melhor perguntar. :)
    Neste ponto você focou um ponto que vai no sentido oposto ao que me foi dito até agora. Você referiu que o vidro capa (suponho que seja o que leva a baixa emissividade) deve ficar pelo exterior e o laminado pelo interior. Contudo já me foi dito que deve ser ao contrário, pois o laminado leva uma capa qualquer que ajuda o ar da caixa a não aquecer e a baixa emissividade deve estar pelo interior. Pode dar uma ajuda sff? Estou mesmo confuso neste ponto.

    Obrigado pela ajuda.

    TheX7
    • TheX7
    • 21 fevereiro 2019

     # 8

    @ two-rok

    Volto agradecer a sua ajuda. :)

    As marcas de pvc são muito bem vindas contudo tudo e todos estão a arrastar-me para o alumínio. :)
    Vou tentar ter orçamentos para os dois (pvc e alumínio) dentro das marcas sugeridas para analisar a melhor opção.

    No caso dos vidros controle solar é algo que não estou a equacionar mas a baixa emissividade sim. Os vidros devem também passar por ter um deles laminado (44.1 apenas) e o outro de 6 mm, com caixa de 16.

    Obrigado pela ajuda.

    TheX7
    • nmex2
    • 21 fevereiro 2019

     # 9

    sem palas nos vaos a sul, e dependendo dos hábitos (utilização dos estores durante o dia) no verão pode ter alguns ganhos solares excessivos... onde é a obra?
    • TheX7
    • 21 fevereiro 2019

     # 10

    No norte perto de Guimarães.
    • nmex2
    • 21 fevereiro 2019

     # 11

    veja bem esse seu projecto de térmica e a vivência que vai dar há casa - nomeadamente proteção (estores em baixo) dos vãos nas horas de maior calor.
    • TheX7
    • 22 fevereiro 2019

     # 12

    @ nmex2

    Obrigado pela dica. Vou analisar isso com o Arq.
    De qualquer das formas a caixa de estore vai estar por fora e o estore anda a uns 20 cm da janela e penso que desta forma, quando o estore estiver em baixo, vai criar um espaço que ajuda a diminuir a entrada de calor. Mas isto sou eu a pensar. :)

    Quanto à posição do vidro capa e do vidro laminado alguém pode dar uma ajuda sff.
    • nmex2
    • 22 fevereiro 2019

     # 13

    a questão não será bem essa: existem projectos, em que se colocam grandes vãos (entrar boa luz, apreciar a vista, etc...) mas que depois as proteções dos vãos são feitas com estores/portadas, o que obriga a ter esses vaos “fechados” durante os dias de calor, para fazer essa mesma proteção, ou usufruir da vista, e assumir os ganhos devido ao sol - isto por uma má solução de projecto (palas, orientações, etc..) ou seleção dos vidros.

    claro que quanto mais proteger os vidros para o verão, menos ganhos terá no inverno - mas isso é um equilíbrio que deve ser bem ponderado, até pela vivência que se pretende. grandes vãos, para estarem fechados, para mim não faz se tido.

    quando há posição dos vidros de capa e laminados, penso que estará já a ir a mude detalhe demasiado para esta fase. Por essa ordem, também devia estar preocupado como vão ser fixados os cailhilhos, se parafuso de inox, que tipo de cabeça, etc...

    preocupe-se para já, nos três pilares: questões térmicas (que já foram faladas), acustica e segurança. Vidros laminados, temperados, o tipo de caixa (tipo warmedge) que tipo de ferragens , etc...
    Concordam com este comentário: two-rok
    • TheX7
    • 22 fevereiro 2019

     # 14

    A sul estará dois vãos de 0.7x2.4 que são de um WC e do closet.
    O closet será para usar mais no início da manhã e no final do dia e nessas alturas penso que não haverá grande stress com a abertura dos estores e depois podem estar mais fechados.
    O WC como é de uma suite também será usado maioritariamente no início da manhã e no final do dia e a usar da mesma forma.
    A ideia passa por ter entrada de luz mas não para apreciar a paisagem.
    Contudo não deixa de ser uma boa questão para colocar a quem de direito. :)

    Todos os vão a poente são os que estão protegidos por uma pala e esses são mesmo para entrada de luz e paisagem e os estores devem estar praticamente todo o dia abertos. Penso que o Arq. deve ter acautelado as dimensões da pala para esse facto e não deve haver uma grande exposição directa do sol sobre os vidros.
    Contudo não deixa de ser uma outra boa questão para colocar a quem de direito. :)

    Obrigado pela ajuda nmex2

    PS - warmedge é o tipo de isolamento do espaço entre os vidros?
  3.  # 15

    já agora para mim, começa a não fazer sentido ter boa caixilharia, bons vidros, e depois continuar a usar a celebre caixa de estores corrente por motivos de "segurança"mas fonte de problemas termicos.
    pergunto-me porque uma grande maioria de casas de revista ( internet) hoje em dia não vemos estores nas janelas, pelo menos os convencionais. ou seja vê-se é vãos altos sem nada ou com pelo menos estores exteriores orientáveis, blackout interiores e por ai fora.
    Concordam com este comentário: two-rok, CMartin
    • two-rok
    • 22 fevereiro 2019 editado

     # 16

    Colocado por: TheX7Neste ponto você focou um ponto que vai no sentido oposto ao que me foi dito até agora. Você referiu que o vidro capa (suponho que seja o que leva a baixa emissividade) deve ficar pelo exterior e o laminado pelo interior. Contudo já me foi dito que deve ser ao contrário, pois o laminado leva uma capa qualquer que ajuda o ar da caixa a não aquecer e a baixa emissividade deve estar pelo interior. Pode dar uma ajuda sff? Estou mesmo confuso neste ponto.


    Sim, é assim mesmo como está a dizer. Dependendo dos valores de factor solar pretendidos, obviamente. Tudo depende do que está no PRE.

    Colocado por: TheX7No caso dos vidros controle solar é algo que não estou a equacionar mas a baixa emissividade sim. Os vidros devem também passar por ter um deles laminado (44.1 apenas) e o outro de 6 mm, com caixa de 16.


    Então uma sugestão

    Vidro Temperado 6mm + CX16 + Laminado 44.1 Neutralux

    E terá de controlar esses vãos com os estores, excepto na fachada a norte.

    Colocado por: TheX7Todos os vão a poente são os que estão protegidos por uma pala e esses são mesmo para entrada de luz e paisagem e os estores devem estar praticamente todo o dia abertos. Penso que o Arq. deve ter acautelado as dimensões da pala para esse facto e não deve haver uma grande exposição directa do sol sobre os vidros.


    Palas a nascente e ponte, fazem pouco mais que nada. ;)
  4.  # 17

    Colocado por: marco1já agora para mim, começa a não fazer sentido ter boa caixilharia, bons vidros, e depois continuar a usar a celebre caixa de estores corrente por motivos de "segurança"mas fonte de problemas termicos.


    Estores com acesso à caixa pelo exterior, marco. Faz toda a diferença a nível térmico/acústico.
    Concordam com este comentário: marco1
    • nmex2
    • 22 fevereiro 2019

     # 18

    Todos os vão a poente são os que estão protegidos por uma pala e esses são mesmo para entrada de luz e paisagem e os estores devem estar praticamente todo o dia abertos. Penso que o Arq. deve ter acautelado as dimensões da pala para esse facto e não deve haver uma grande exposição directa do sol sobre os vidros.


    não pondo em causa as soluções e análises do seu Arquitecto, perca um pouco de tempo (tem que procurar, que não sei já onde isso anda) a pesquisar algumas discussões que já por aqui houve sobre o efeito das palas em vãos a nascente/poente.

    se for ver a trajectória do sol, mesmo no verão (onde o sol passa mais alto), a nascente e a poente, ele já pode ficar mais baixo do que a proteção de uma pala de “dimensões ditas normais” poderá resolver.
    • nmex2
    • 22 fevereiro 2019

     # 19

    Colocado por: marco1já agora para mim, começa a não fazer sentido ter boa caixilharia, bons vidros, e depois continuar a usar a celebre caixa de estores corrente por motivos de "segurança"mas fonte de problemas termicos.
    pergunto-me porque uma grande maioria de casas de revista ( internet) hoje em dia não vemos estores nas janelas, pelo menos os convencionais. ou seja vê-se é vãos altos sem nada ou com pelo menos estores exteriores orientáveis, blackout interiores e por ai fora.
    Concordam com este comentário:two-rok


    o problema é que um “bom vidro” para controlo solar - e não usando outras defesas, estores, portadas, palas, “brisas” etc.. - terá um factor solar que no inverno se “paga” um pouco sem ganhos térmicos, e terá que haver um compromisso muito ponderado.

    conheço uma casa, de grandes vãos, vidros baixo emissivos (sem controlo solar) e onde foi “escolha cuidado dos vidros”, no inverno um conforto, no verão, impossível sem climatizacao, mesmo com os estores baixos (enormes e na cor da moda, e julgo que “térmicos” também )
  5.  # 20

    claro se os vidros não tinham controlo solar

    isso dos estores térmicos ainda não encaixei bem. para mim estores com laminas orientáveis é que me parece bom em todos os aspetos.
 
0.0234 seg. NEW