Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    "Para conseguir a transferência de calor eficaz para um bom sistema operacional, as escolhas possíveis de revestimento do piso são limitadas. A melhor opção para revestimentos de pavimentos sobre uma laje radiante é uma superfície de baixa resistência térmica e não carpete (Lavere, 2009). O desempenho do piso radiante hidráulico é afectado pela sobreposição de qualquer tipo de material que altere a transferência de calor como é o exemplo de carpetes, móveis, paredes, etc., o que afecta a taxa de calor transferida para o espaço condicionado (Watson e Chpman, 2002)".
    Tendo em conta que quase todas as casas, entre carpetes e mobiliário, têm mais de 50% do piso dos compartimentos "revestidos" por aqueles (carpetes e mobiliário), faz sentido aplicar pavimento radiante?

    PS:Note-se que não estou aqui a discutir as vantagens do sistema (para mim o melhor em termos de aquecimento).
  2.  # 2

    Existem carpetes aptas para uso em piso radiante...

    se os moveis forem "moveis" faz todo o sentido.
  3.  # 3

    Colocado por: ultrahipermegaExistem carpetes aptas para uso em piso radiante...

    se os moveis forem "moveis" faz todo o sentido.


    As carpetes acrílicas (sem pelo), têm 0,8cm de altura de pelo, a que há que adicionar a base.
    Vai, seguramente, para mais de 1cm de espessura.
    E estamos a falar das carpetes mais finas do mercado.
  4.  # 4

    Então o que me diz do piso radiante com revestimento em madeira?
  5.  # 5

    Colocado por: ultrahipermega

    se os moveis forem "moveis" faz todo o sentido.


    Como assim?
  6.  # 6

    Colocado por: ultrahipermegaEntão o que me diz do piso radiante com revestimento em madeira?


    Se for soalho não colado, então mais vale usar as notas com as quais ia pagar o sistema para aquecer a lareira.
    Se for colado, não tem problema mas se sobrepor ao pavimento carpetes e móveis, então o efeito útil do pavimento radiante é muito residual.
  7.  # 7

    Colocado por: afonso meirelesTendo em conta que quase todas as casas, entre carpetes e mobiliário, têm mais de 50% do piso dos compartimentos "revestidos" por aqueles (carpetes e mobiliário), faz sentido aplicar pavimento radiante?

    Ainda não conheci ng que tivesse PRH para aquecimento que não estivesse satisfeito (nao quer dizer que nao os haja!)
    Isso deve querer dizer que a coisa funciona. Se funciona, faz sentido.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, nocas1
  8.  # 8

    Colocado por: afonso meireles

    Como assim?


    faz sentido colocar radiante por baixo desses.

    Com armários embutidos não faz sentido colocar radiante por baixo, a mesma coisa com os moveis da cozinha...

    Edit: interpretei mal a sua pergunta... pensei que se estava a referir em colocar radiante por baixo dos moveis e carpetes. foi lido assim meio na diagonal.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Ainda não conheci ng que tivesse PRH para aquecimento que não estivesse satisfeito (nao quer dizer que nao os haja!)
    Isso deve querer dizer que a coisa funciona. Se funciona, faz sentido.


    O meu ponto não é bem esse pois há compartimentos nas casas onde a sobreposição ao pavimento não se faz sentir (cozinhas e casas de banho, por exemplo) e onde o pavimento radiante é pleno e o nível de satisfação e utilidade é optimo (como não podia deixar de ser pois é o melhor sistema).
    Só me indago é se, por exemplo, em salas e em quartos, onde há carpetes, camas (algumas assentes sob o pavimento), mobiliário (sofás, consolas, etc.), se retiramos efeito útil do pavimento radiante.
    Repare que isto é para submeter à reflexão (de mim próprio, para começar).
  10.  # 10

    É provável. Ou não.
    Na minha casa não sinto qq diferença entre divisões.
    Concordam com este comentário: Barranco
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78É provável. Ou não.
    Na minha casa não sinto qq diferença entre divisões.


    Só para que possa ajudar a minha reflexão, considera ter o seu pavimento da sala e quartos relativamente sobreposto com aquele tipo de composições (carpetes e armários / consolas)?
  12.  # 12

    Para o estilo habitual "tuga", tenho muitos poucos tapetes, alcatifas e afins.
    Mas tenho alguma coisa. Nos quartos, na sala. Na sala tenho um sofá gigante...
  13.  # 13

    eu também não noto diferença, em tempos estava-mos a usar uns tapetes no quarto do miúdo que não deixavam passar quase calor, tivemos de os colocar de lado só para verão. de resto não consigo aperceber-me de diferenças.
  14.  # 14

    Aplique um bom soalho.por cima do PRH.
    Aquilo fica tão bonito que nem tapetes apetece pôr em cima :)
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, jorgealves, MRK, jfsmoreira, Diogo999
  15.  # 15

    Entretanto não sei se reparou mas já lhe respondi no meu tópico.
  16.  # 16

    Colocado por: Joao DiasEntretanto não sei se reparou mas já lhe respondi no meu tópico.


    Reparei há pouco e anotei. Vou iniciar o projecto só agora e vou-me sentar consigo em breve. Tem prevista deslocação ao Norte?
  17.  # 17

    Colocado por: Joao DiasAplique um bom soalho.por cima do PRH.
    Aquilo fica tão bonito que nem tapetes apetece pôr em cima :)
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78


    eheh.. isso, para mim, é muito difícil pois gosto de carpetes grandes na sala e quartos. Nos quartos tenho ainda outro pormenor que é usar sommiers.
    Diria que quer na sala, quer nos quartos, mais de 70% do pavimento fica coberto.
    Ora, será que faz sentido no meu caso aplicar pavimento radiante ou seria mais ajuízado aplicar ventiloconvectores nesses compartimentos (o pavimento radiante nas casas de banho e cozinha está definido e vou falar com o Jorge sobre isso)?
  18.  # 18

    Colocado por: afonso meireles

    Reparei há pouco e anotei. Vou iniciar o projecto só agora e vou-me sentar consigo em breve. Tem prevista deslocação ao Norte?

    Tenho, amanhã :)
    Mas vou a correr só para descarregar um soalho.
    Temos de agendar com mais calma que isto anda um bocadinho descontrolado.
    Concordam com este comentário: MRK
  19.  # 19

    Colocado por: afonso meireles

    eheh.. isso, para mim, é muito difícil pois gosto de carpetes grandes na sala e quartos. Nos quartos tenho ainda outro pormenor que é usar sommiers.
    Diria que quer na sala, quer nos quartos, mais de 70% do pavimento fica coberto.
    Ora, será que faz sentido no meu caso aplicar pavimento radiante ou seria mais ajuízado aplicar ventiloconvectores nesses compartimentos (o pavimento radiante nas casas de banho e cozinha está definido e vou falar com o Jorge sobre isso)?

    Meta as carpetes e pomos soalho só á volta :):)
  20.  # 20

    Colocado por: afonso meireles

    Se for soalho não colado, então mais vale usar as notas com as quais ia pagar o sistema para aquecer a lareira.
    Se for colado, não tem problema mas se sobrepor ao pavimento carpetes e móveis, então o efeito útil do pavimento radiante é muito residual.
    só funciona com soalho colado?
 
0.0187 seg. NEW