Acho que vou fazer uma pergunta difícil, mas por acaso sabem qual o valor praticado na Zona de Tomar por m2 em imóveis em avançado estado de degradação, ou seja, que necessitam de reformulação total?
Acho que não me fiz entender. O que eu gostava de saber é o preço de venda (justo) por m2 em imoveis em avançado estado de degradação.
Por ex. na zona onde moro o valor comercial por m2 por exemplo é de 750 € (novo) se me pedirem 200.000 € por uma casa com 100 m2, é exagerado. Eu sei que não é assim tão liner, mas é para etr uma noção do que pretendo.
Se está em avançado estado de degradação presumo que valha apenas o valor do terreno. E mesmo assim quem comprar terá de pagar para desfazer o que lá está.
Na minha opinião pode valer alguma coisa se houver condicionantes de construção na zona.
Ou seja se por causa da casa existir se conseguir obter alguns beneficios em relação aos terrenos semelhantes que não têm. Ou deitar a casa abaixo ou reconstruir.
A questão é que me estão a pedir 40.000 € por um terreno com cerca de 200 m2 com a tal casa, e eu acho exagerado para o local que é. Com a agravante que tenho que demolir e retirar o que lá está.
Também tem alguma benesse, porque posso construir a área que lá está sem me preocupar como os tais afastamentos. Continuo no entanto a achar exegerado, mas como não estou bem dentro deste assuntos e as imobiliárias não ajudam muito, porque me dizem que os valores dependem da vontade dos donos.....
Antes de avançar para a compra, peça um orçamento para a demolição. Actualmente os resíduos de construção estão caríssimos e se 1 m3 de entulho custava 10€ a remover, agora pode custar 80€. Dependendo dos sítios, ainda se consegue contornar, mas noutros já é impossível,
- Localização especifica - Mercado imobiliário Local - Area de terreno - Frente do terreno - Capacidade construtiva
A melhor forma de saber o valor exacto é pedir uma avaliação. Não existem tabelas de preços. As imobliárias gostam de dar palpites sobre valores no entanto na maioria das vezes é a favor deles.
Aconselharam-me a fazer a simulação do valor no site das finanças que neste momento, o valor patrimonial é aproximado do valor comercial, nalguns casos até é superior. Será fiável?
O valor das finanças é um valor elaborado por uma matriz.
Tanto pode ser superior ou inferior.
Normalmente e em teoria o valor patrimonial atribuído pelas finanças é de cerca de 80% do valor real do imóvel (para evitar a especulação).
Quando os imóveis são novos os valores até se aproximam da realidade. No entanto quando são imóveis com mais alguma idade os valores das finanças falham por completo.
Sei de muitos casos em que o valor das finanças ultrapassa em muito o valor real dos imóveis. (valor de Mercado)
No caso de imóveis antigos os valores das finanças falham por completo.
A ferramenta de simulação das finanças dá para ter uma ideia vaga de qual é o valor de um imóvel