Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Está bastante melhor. Concordo com o marco sobre o arquitecto e também nisto
    Colocado por: marco1uma dica, a porta para o exterior na cozinha podia ambem ser para a parte traseira da casa onde tem desenhado a piscina, a wc no miolo podia encostar á outra e só isso dava logo outro arejo á casa e com jeitinho podia ter um hall e corredor principal sem que tenha de ser a sala o nó de distribuição.
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2019 editado

# 102

Mas realmente, está outra, agora sim, está no caminho certo :o)
    Mais arejada, muito menos compartimentada. Sim 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel_madeira
  2.  # 103

Mas tem que resolver essa entrada. Ficou de mostrar o estilo de casa que seria (fachada). Mostre que é útil.
    Se puder acrescentar uma imagem de interior que gostam, também era bom.
  3.  # 104

Será que assim ficaria mais funcional? Qual é a vossa opinião?
      Sem Título_alt_3.3.png
  4.  # 105

Miguel

pode dizer qual é a medida dos 4 lados ( pelo exterior) dessa planta?

para que lado é o norte?
  5.  # 106

Colocado por: marco1Miguel

pode dizer qual é a medida dos 4 lados ( pelo exterior) dessa planta?

para que lado é o norte?

14.75M x 11.50M (15.75M na zona saliente da sala). A zona que tem a porta de entrada está a norte.
  6.  # 107

é isto?
      poligono.jpg
  7.  # 108

Colocado por: marco1é isto?
      poligono.jpg

Marco, é o inverso. onde tem a medida maior, é a mais pequena e vice-versa. E na parte mais saída onde tem 7 são 5.5 .
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2019 editado

# 109

marco .... :o)
  8.  # 110

Miguel

não entendi muito bem será mais isto?
    é dificil sem uma planta do lote com os limites precisos da propriedade e a envolvente poder adiantar muito
    uma planta topografica que deve ter podia servir para que o ajudassem melhor por aqui
    assim como:

- indice de implantação para essa zona
    - a construção na parte traseira é mesmo necessária? não pode ser agregada á casa?

de resto repare que pelas medidas que disse, pode ter ai uns bons 175 m2 de casa o que dá pano para mangas para um bom T3

a exposição solar não é a melhor mas tudo é possivel. talvez como já disse o Pedro Barradas a implantação que pretende, não é talvez a mais adequada
  9.  # 111

Colocado por: marco1Miguel

não entendi muito bem será mais isto?
    é dificil sem uma planta do lote com os limites precisos da propriedade e a envolvente poder adiantar muito
    uma planta topografica que deve ter podia servir para que o ajudassem melhor por aqui
    assim como:

- indice de implantação para essa zona
    - a construção na parte traseira é mesmo necessária? não pode ser agregada á casa?

de resto repare que pelas medidas que disse, pode ter ai uns bons 175 m2 de casa o que dá pano para mangas para um bom T3

a exposição solar não é a melhor mas tudo é possivel. talvez como já disse o Pedro Barradas a implantação que pretende, não é talvez a mais adequada

A imagem abaixo é feita sobre o levantamento topográfico. O terreno tem 19M de frente e tem 21M até ao anexo que já existe (o terreno é bastante extenso mas tem o anexo, garagens e uns arrumos). A envolvente está na folha anterior na vista aérea mas o terreno está entre a casa dos meus pais e uma adega do meu avô. Há a condicionante de ter que deixar um acesso comum às garagens para os meus pais.
    Quanto a implementação, o terreno permite construção em 100%, tendo a condicionante de ter a casa que ficar ou construída junto à via publica (extrema do terreno) ou atrás ditando o afastamento as construções contiguas (neste caso seguiríamos o alinhamento da dos meus pais que dista 3.70 da extrema do terreno). Quem diz 3.70M, diz 3M... mas não queríamos a casa na extrema.

Obrigado,
    Miguel
      52631588_252996152257395_3268681965812842496_n2.jpg
  10.  # 112

Colocado por: JoelM

Já aqui foi referido, se está a pagar a alguém pelo projecto, porque que não põe essa pessoa a trablhar? porque que não lhe dá o mínimo de espaço para até, quem sabe, ser surpreendido?
    Eu próprio quando estou a projectar algo, fico tão "metido" no projecto que muitas vezes tenho de parar um dia ou 2 para me distanciar e conseguir pensar de maneira diferente para chegar a outras soluções, devia pensar em fazer o mesmo!

Li agora o tópico inteiro e começou por dizer que tinha a planta que queria, estava apenas à procura de eventuais reparos. Neste momento já andou a fazer "corte e cose" e já alterou a disposição por completo, ou seja, afinal a planta não era aquilo que como dizia, preenchia os seus requisitos! Eu vejo-o preocupado com várias coisas (custos incluidos) mas ainda não o vi considerar muito sobre orientação solar por exemplo. Tem aqui vários tópicos onde a boa construção aliada a uma boa orientação (projecto) levaram a que durante o inverno quase não necessitassem de aquecimento nas habitações por exemplo.
    Concordam com este comentário:****,Pedro Barradas

Caro Joel, eu deixo obviamente quem sabe do tema trabalhar mas o objectivo é ter mais olhos em cima do que se faz. Por mais sugestões que possa fazer, vocês podem sempre trazer valor acrescentado e é isso que procuro.
    A planta inicial estava ao gosto sim, depois do corta e cola também está. Não se trata de afinal não estar satisfeito, mas se puder ficar ainda mais satisfeito porque não? :)

Obrigado,
    Miguel
  11.  # 113

pois não percebo é como passam os carros por cima da piscina ou estou a ver mal?

de resto tem por ai espaço de manobra para fazer muita coisa pese embora as várias condicionantes

este esboço não tem rigor serve apenas para explorar várias combinações que podem ser possiveis
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, miguel_madeira
      planta 0001 001.jpg
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2019 editado

# 114

Amei. 5* para o marco ! E isto meus senhores, foristas donos de obra, é arquitectura. E o poder da arquitectura.
  12.  # 115

Colocado por: marco1pois não percebo é como passam os carros por cima da piscina ou estou a ver mal?

de resto tem por ai espaço de manobra para fazer muita coisa pese embora as várias condicionantes

este esboço não tem rigor serve apenas para explorar várias combinações que podem ser possiveis
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,miguel_madeira
      planta 0001 001.jpg

Muito obrigado pela sua iniciativa Marco!

O anexo que vê não são as garagens, são um anexo que servirá a piscina e terá as frentes envidraçadas.

Quanto à proposta e mesmo tendo em conta que obviamente é um esboço, deixou cair a zona da "despensa" e ainda assim o WC social ficou com dimensões reduzidas que julgo nem serem capazes de cumprir as leis de acessibilidade. Por outro lado, abriu a cozinha para a sala e não era o pretendido (por indicação nossa ao arquitecto). Sem dúvida fica muito engraçada e eu gosto de a ver mas como sendo a casa de um amigo :) há coisas realmente bonitas e que eu não as teria na minha casa.

Resumidamente, um muito obrigado pela objectividade que ainda ninguém tinha tido mas julgo que considerando medidas exactas essa disposição não seria exequível.
    • CMartin
    • 27 fevereiro 2019 editado

# 116

Colocado por: miguel_madeirajulgo que considerando medidas exactas essa disposição não seria exequível.

Oh santo miguel madeira, é - exacto -, um esboço de arquitectura que serve como caminho a seguir. Não é um projecto nem uma proposta. É um primeiro pensamento em arquitectura.
    • CMartin

# 117

"Esboço: importante ferramenta na concepção do projeto arquitetônico

Quando olhamos uma edificação pronta, nem sempre conseguimos imaginar todas as etapas que foram necessárias para que ela se tornasse realidade. Antes mesmo dos detalhamentos de desenho técnico, da lista de materiais e dos custos da obra, na maioria das vezes, os arquitetos e projetistas iniciam a concepção da obra pelo esboço.

O esboço é a primeira ferramenta utilizada para conceber um projeto arquitetônico. São os primeiros traços, riscos ou desenhos pensados inicialmente pelo arquiteto, e através do papel ou outra superfície, ele consegue expressar suas primeiras ideias. O esboço também pode vir acompanhando todas as fases do projeto arquitetônico, à medida em que o profissional tenha novas ideias ou a necessidade de mudar algo.

Os desenhos de esboço são mais rápidos e fáceis do que um desenho com instrumento ou feito em um programa de computador, por exemplo. Por isso, eles se tornam um instrumento mais fácil na manipulação de ideias. Também, permitem que as ideias sejam representadas de diversas formas, sendo, assim, um meio externo de expressar o pensamento do autor."

Fonte : www.google.com/amp/s/blogdaarquitetura.com/esboco-importante-ferramenta-na-concepcao-do-projeto-arquitetonico/amp/
  13.  # 118

Colocado por: marco1este esboço não tem rigor serve apenas para explorar várias combinações que podem ser possiveis
  14.  # 119

miguel desisto

não consegue ver a diferença entre um esboço e um projeto, um arquiteto quando lança um esboço pode depois trabalha-lo, qual dimensões, leis de acessibilidades, um esboço é para abrir caminhos não é para concretizar, o seu desenvolvimento depois comtempla os programas.
    o que é que percebe de dimensões e exequivel ? como profissional com 170 m2 faço-lhe a casa T3 como quer, cozinha aberta ou cozinha fechada despensa ou sem despensa ou como preferir , agora o que é que o miguel percebe de desenho para dizer que não cabe não é exequivel

peço desculpa mas estou com a neura e não entende mesmo o trabalho de quem é profissional disto e já agora se foi um arquiteto que fez essa primeira planta fico triste da forma como isto anda com a profissão.
    Concordam com este comentário: CMartin, Pedro Barradas
    • CMartin

# 120

Colocado por: marco1não consegue ver a diferença entre um esboço e um projeto, um arquiteto quando lança um esboço pode depois trabalha-lo, qual dimensões, leis de acessibilidades, um esboço é para abrir caminhos não é para concretizar, o seu desenvolvimento depois comtempla os programas.

Não sabe o miguel, e, não farão ideia muitos mais. Não se faz ideia do que é e como se faz uma arquitectura. Nem se elucidam devidamente antes de tomarem decisões imperativas nas suas vidas e construções. Tem que haver informação que chegue ás pessoas, não sei.

0.0308 seg. NEW