Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou prestes a adquirir uma moradia bifamiliar. Contudo a ideia é fazer obras com o objectivo de ficar unifamiliar. O vendedor diz que é possível utilizando a escada exterior que dá acesso ao piso 1(a escada percorre uma parede exterior entre o piso 0 e o piso; apenas tem uma porta no piso 1). De que forma...bom, sou leiga nisto, mas terá que se fechar a parte exterior contigua às escadas, alterar a estrutura das escadas e abrir uma porta no piso 0. É a melhor descrição que consigo fazer tendo em conta que tudo isto é novidade para mim. Bem, resumindo e com os dados que vos consigo fornecer:
    . é necessário tratar de autorizações/licenças na Câmara (se sim, alguém tem ideia de valores e do tempo que demora)?
    Outra dúvida que tenho é sobre os materiais a usar, uma vez que fechando a parte exterior iria tapar pelo menos uma janela e uma das divisões iria ficar sem luz natural. Pensei numa estrutura em vidro, mas sei lá se isso é possível...
    Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: act123adquirir uma moradia bifamiliar

    E está em propriedade total ou são duas fracções de uso independente?
  3.  # 3

    esse nível de alterações requer sempre o licenciamento
    por isso procure assessoria de quem percebe do assunto desde já é o melhor conselho para já. Como fazer há muitas formas de o fazer, depende de cada caso em si ou seja do existente que lá está.
  4.  # 4

    Bom dia. Agradeço as vossas respostas.

    Palhava: copy da caderneta predial Tipo de Prédio: Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente
    Descrição: PREDIO 2 PAVIMENTOS. O imóvel está isento de licença de utilização.

    marco1: a ideia é falar com um arquiteto e pedir um projecto. Estou no caminho certo?

    Obrigada.
  5.  # 5

    sim e já agora essa casa não está licenciada para bifamiliar segundo a descrição da caderneta por isso nesse aspeto nada tem a fazer burocraticamente.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: act123
    • AMCP
    • 24 fevereiro 2019

     # 6

    Não dá para pôr a escada interiormente?
  6.  # 7

    A colocar no interior "rouba" espaço e pode_se aproveitar uma escada ja construida, contudo é uma hipotese a explorar...já tenho reuniao marcada com o arquiteto.
    Obrigada
  7.  # 8

    Boa tarde.
    Já agora aproveito este tópico para questionar se alguém tem uma ideia de quanto tempo pode levar o processo burocrático do licenciamento (neste caso para fazer esta adaptação das escadas). É na Camara Municipal de Sintra.
    Obrigada.
  8.  # 9

    mas já reuniu com o tal arquiteto? ele não soube dar-lhe uma ideia??
  9.  # 10

    Ainda não reuni, até porque ainda não assinámos o CPCV uma vez que o processo de crédito bancário "empenou" devido à avaliação e o banco está a ver como se resolve (avaliação acima do valor de compra, mas consideraram que a casa não é habitável porque tem cozinha e wc's em bruto). A reunião só pode acontecer quando o CPCV for assinado (assim ficou combinado com o proprietário). Quero só saber se é um processo moroso em termos burocráticos.
  10.  # 11

    é moroso, na melhor das hipóteses até á licença de obras ( construção)e desde o começo dos projeto pode contar com 6 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: act123
  11.  # 12

    Obrigada.
    Com a burocracia toda e a morosidade perde-se o ânimo para fazer tudo direitinho ou então ganha-se vontade para ir pela via ilegal ... é um desabafo.
  12.  # 13

    fazer tudo direitinho pode ser um grande investimento para si na hora em que eventualmente queira vender, assim como para os seus herdeiros não herdarem, em vez de um bem, herdarem berbicachos.
    Concordam com este comentário: act123
  13.  # 14

    Já agora...esqueci-me de dar uma informação que pode ser pertinente, ou não: a moradia é anterior a 1951 (tenho documentação emitida pela CM Sintra onde consta a isenção de licença de utilização). Isto complica, descomplica ou é irrelevante?
    Desculpem a omissão de informação.
    Obrigada.
  14.  # 15

    Colocado por: act123Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente

    Então já está "unificada" do ponto de vista legal ...
    Quanto a mim é só fazer as obras...
    Ou vai fazer alguma ampliação?
  15.  # 16

    Colocado por: PalhavaOu vai fazer alguma ampliação?

    Colocar uma estrutura na escada exterior...
    É preciso licença?
  16.  # 17

    A ideia é aproveitar as escadas exteriores para tornar os dois pisos acessíveis e o que teria que acontecer: fechar essas escadas. Para mim, que sou leiga, é ampliação. Vou tentar enviar a planta.
  17.  # 18

    Precisa de projectos para o que pretende fazer.
    Após a aprovaçao dos projectos, é executada e concluída a obra, sendo emitida a competente Licença de Utilização.
    Na posse desde documento, actualiza as matrizes prediais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: act123
  18.  # 19

    act123

    parece que tem ai uma casa muito interessante, espero que haja mãozinhas para mexer nela.

    não me parece que consiga fazer uma intervenção nisso sem licenciamento, a mínima coisa que fizewr pelo exterior vai levantar a lebre pois há por ai muita coisa que já não está de origem inclusive aquela garagem quase de certeza.

    assim de repente, quase apetece é fazer uma escada na frente para servir os quartos lá em cima e deixar essa tal como está.

    se puder meta mais fotos e até do interior, essa casa desperta-me a curiosidade.
  19.  # 20

    marco1 a moradia tem acesso 4 acessos: 2 ao 1º piso (um na parte da frente da moradia e na foto mostra o outro acesso) e 2 acesso ao piso 0 (um por baixo desta escada e outro na parte traseira da moradia).
    O seu comentário deixou-me mais entusiasmada, porque ando aqui às voltas sobre o que fazer e as vezes temos ideias mto bonitas, mas não exequíveis.
 
0.0197 seg. NEW