Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou prestes a adquirir uma moradia bifamiliar. Contudo a ideia é fazer obras com o objectivo de ficar unifamiliar. O vendedor diz que é possível utilizando a escada exterior que dá acesso ao piso 1(a escada percorre uma parede exterior entre o piso 0 e o piso; apenas tem uma porta no piso 1). De que forma...bom, sou leiga nisto, mas terá que se fechar a parte exterior contigua às escadas, alterar a estrutura das escadas e abrir uma porta no piso 0. É a melhor descrição que consigo fazer tendo em conta que tudo isto é novidade para mim. Bem, resumindo e com os dados que vos consigo fornecer:
    . é necessário tratar de autorizações/licenças na Câmara (se sim, alguém tem ideia de valores e do tempo que demora)?
    Outra dúvida que tenho é sobre os materiais a usar, uma vez que fechando a parte exterior iria tapar pelo menos uma janela e uma das divisões iria ficar sem luz natural. Pensei numa estrutura em vidro, mas sei lá se isso é possível...
    Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: act123adquirir uma moradia bifamiliar

    E está em propriedade total ou são duas fracções de uso independente?
  3.  # 3

    esse nível de alterações requer sempre o licenciamento
    por isso procure assessoria de quem percebe do assunto desde já é o melhor conselho para já. Como fazer há muitas formas de o fazer, depende de cada caso em si ou seja do existente que lá está.
  4.  # 4

    Bom dia. Agradeço as vossas respostas.

    Palhava: copy da caderneta predial Tipo de Prédio: Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente
    Descrição: PREDIO 2 PAVIMENTOS. O imóvel está isento de licença de utilização.

    marco1: a ideia é falar com um arquiteto e pedir um projecto. Estou no caminho certo?

    Obrigada.
  5.  # 5

    sim e já agora essa casa não está licenciada para bifamiliar segundo a descrição da caderneta por isso nesse aspeto nada tem a fazer burocraticamente.