Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Sou novo aqui por estas bandas, mas gostaria que me ajudassem se possível, aqui em uma situação.
    Comprei uma casa antiga que vou remodelar, a casa está situada entre 2 ruas, uma estrada principal e outra secundária. A morada da casa é a da rua secundária, pois estão lá as entradas da casa, mas no projeto que tenho para a remodelação da casa, está previsto mudar as entradas para a estrada principal.
    A minha questão é: se é possível alterar a morada, quais os processos que tenho de fazer, custos e alterações que tenho de fazer.

    Desde já obrigado
  2.  # 2

    Comprei uma casa antiga

    Que morada consta na documentação?
  3.  # 3

    Se no final tiver entradas pelas duas ruas, cada porta/portão terá o seu numero de polica.
    Será qualquer coisa como Rua do Chiquinho, n.º 3 e Rua das Flores, n.º 6.

    Se ficar com entrada pela Rua que agora não tem acesso, o procedimento é o mesmo.

    Após a conclusão da obra, pede a nova atribuição de numeros de policia á Câmara e a morada fica corrigida.
    Com o documento camarário, actualiza junto da Autoridade Tributária e do Registo Predial. Pode fazer tudo junto quanto for actualizar as matrizes, fazendo declaração Modelo 1 de IMI.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Exacto, não vejo qual o problema/ dificuldade.. O seu arquitecto não esclareceu isso consigo!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: osfandre
  5.  # 5

    Boas pessoal.
    Obrigado por esclareceram as minhas dúvidas, de facto o meu arquiteto não se explicou mt bem, daí haver dúvidas.
    Mas já estou esclarecido.
    Obrigado
    • Palhava
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 6

    Para todos os efeitos, dê a morada para correspondência a da rua principal.
    A outra poderia ser a morada "oficial"...caso fosse burocraticamente difícil a mudança.

    Mas a casa é num bairro legal?

    E as casas contíguas como estão configuradas para a morada?
  6.  # 7

    Não compliquem, que o assunto é simples.
    A morada agora é uma, quando terminar a obra, actualiza.

    Colocado por: PalhavaPara todos os efeitos, dê a morada para correspondência a da rua principal.
    A outra poderia ser a morada "oficial"...caso fosse burocraticamente difícil a mudança.

    Mas a casa é num bairro legal?

    E as casas contíguas como estão configuradas para a morada?
    Concordam com este comentário: zinna
  7.  # 8

    Colocado por: ADROatelierNão compliquem, que o assunto é simples.
    A morada agora é uma, quando terminar a obra, actualiza.

    Concordam com este comentário:zinna


    O registo na conservatória custa 250 euros...por isso muita gente não actualiza registos.Sómente quando se vê obrigada.
  8.  # 9

    Colocado por: PalhavaO registo na conservatória custa 250 euros...por isso muita gente não actualiza registos.Sómente quando se vê obrigada.


    O registo novo é que custa 250.... Alterações é 60....
  9.  # 10

    Nunca percebi essa ideia da rua "principal", isso existe?!
  10.  # 11

    quando acabar a obra, que é quando tem novas entradas, iria sempre precisar de actualizar os registos.
    Junta tudo e actualiza nessa altura.

    Relativamente á taxa, bem ou mal, é que há a pagar.

    Colocado por: Palhavao na conservatória custa 250 euros...por isso muita gente não actualiza registos.Sómente quando se vê obrig
    •  
      Mk Pt
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 12

    Colocado por: ApostadorNunca percebi essa ideia da rua "principal", isso existe?!

    Não.

    É uma 'informalidade' para o que as pessoas acham ser a rua mais importante/mais larga/mais movimentada/mais antiga/Whatever.

    Ou seja, para este caso é só porque sim.


    Pior é em termos viários, em que muitos ignorantes, aos quais devia ser retirada a carta de condução, acham que por irem na 'estrada principal' não cumprem com as regras de cedência de passagem nos cruzamentos (que à falta de sinalização, dizem que quem está à direita tem prioridade).

    Onde vivia antes tinha este problema: urbanização nova em que a estrada nova da urbzanição, em frente à casa, ligava à estrada entre duas povoações, muito antiga e mais larga e etc.

    Ora quando eu saia da urbanização estava á direita pelo que tinha prioridade, atendendo a que não tinha sinal de stop/cedência.
    Mas ninguém, mesmo ninguém, parava. Quando eu estava bem disposto e sem pressa, tudo bem, quando estava mal disposto e /ou com pressa, atravessa-me. E ainda ouvi algumas bestas a reclamar.
    E isto porque a estrada era a 'principal'. Mais larga, mais antiga, mais movimentada.


    Passado uns anos finalmente lá meteram um sinal de cedência de quem vinha da urbanização. A partir daí obviamente que cumpri a sinalização.
    Concordam com este comentário: Apostador
  11.  # 13

    Boas
    Para esclarecer melhor a situação, a actual morada é uma tal de rua da picada, a morada para a qual quero alterar é avenida central, que é a avenida principal da freguesia onde resido. A casa faz face às 2 ruas, está situada no cruzamento mesmo, a meu ver, Av central da outra imagem e outro valor a casa.
  12.  # 14

    O que faz a morada é o local onde estão as portas e portões de acesso logo, os numeros de policia.
  13.  # 15

    e uma moradia pode ter 2 números de policia em ruas diferentes?
  14.  # 16

    Penso que sim, na mesma rua chega a ter dois números diferentes...
  15.  # 17

    Colocado por: ADROatelierSe no final tiver entradas pelas duas ruas, cada porta/portão terá o seu numero de polica.
    Será qualquer coisa como Rua do Chiquinho, n.º 3 e Rua das Flores, n.º 6.

    Se ficar com entrada pela Rua que agora não tem acesso, o procedimento é o mesmo.

    Após a conclusão da obra, pede a nova atribuição de numeros de policia á Câmara e a morada fica corrigida.
    Com o documento camarário, actualiza junto da Autoridade Tributária e do Registo Predial. Pode fazer tudo junto quanto for actualizar as matrizes, fazendo declaração Modelo 1 de IMI.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
  16.  # 18

    Adro

    mas afinal tendo duas qual é que conta?? ou seja quando dou a morada para diversos assuntos ( oficiais e não oficiais ) meto os dois números e ruas?
  17.  # 19

    Colocado por: Mk Pturbanização nova em que a estrada nova da urbzanição


    Isso foi mal feito, a Câmara deveria ter exigido um sinal de STOp, ou de perda de prioridade ao urbanizados... Mas o seu projectista da sinalização rodoviária, poderia igualmente ter tido esse cuidado... ou então até houve, mas ninguem meteu o sinal.

    Uma planta de sinalizaçaõ de uma operação de loteamento, assim deste género... à esquerda interligamos com arruamentos pre-existentes...
      Anotação 2019-03-01 182739.jpg
 
0.0210 seg. NEW