Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      mhpinto
    • 25 fevereiro 2019 editado

     # 1

    Recebi um orçamento que me inclino a considerar escandaloso para um muro de pedra com 60 metros lineares por 50 cm de altura, ou seja, 30 m2.
    O valor apresentado foi de 5500 euros mais IVA, o que dá a módica quantia de mais de 180€/m2... mais IVA.

    Tenho ideia de ter visto aqui no fórum preços de 50-60€/m2 para muros de pedra, confirmam?

    Importa dizer que este valor é sem matéria-prima. Essa sou eu que a forneço. Quem me deu este orçamento avisou logo que a mão de obra iria ser mais cara porque são pedras irregulares, umas vindas do muro que já lá estava (em ruínas) e outras a retirar do próprio terreno, que, segundo o mesmo, basta dar umas "pazadas" com uma máquina para aquilo largar pedra que chegue para o trabalho.

    A minha ideia era poupar na pedra, mas se me fica a este preço em mão de obra pergunto se me ficaria mais em conta comprar a pedra. Qual o preço do m2 de pedra para muros? Quero pedras estreitas que aquilo é um muro só de separação e não quero estar a roubar área ao terreno, que já de si é estreito.

    Se alguém tiver contactos de quem faça este trabalho na zona Oeste (Loures, Torres Vedras), agradeço a partilha!
  1.  # 2

    Um muro em pedra nunca pode ficar em 60 €/m2, isso é um muro de blocos, rebocado e pintado e já os 60 € podem nem chegar.

    Mas 60 €/m2 pela mão-de-obra já me parece um valor justo... mais qualquer coisa para a massa, se calhar talvez consiga arranjar quem lhe faça isso, mas estes trabalhos são sempre mais difíceis de ter preços orçamentados, porque a pedra não é regular, ao contrário dos blocos e tijolos...

    Fale com mais que uma equipa habituada a fazer este tipo de trabalhos...
  2.  # 3

    Isso tá caro demais. se o muro é tão baixinho... ainda mais barato deveria ser. A fundação já está incluida no preço?
    Peça cotação a sub-empreiteiros que so façam muros de pedra aparente. não vá na cantiga de mais de 60 a 80€/m só para maão de obra e trabalho de maquina para extracção... uma recta custa com operador, cerca de 30 a 35€+ IVa por hora + preço deslocação máqina...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasA fundação já está incluida no preço?

    Presumo que esteja. Isto foi conversa do tipo: "quanto me leva por fazer um muro assim e assim?", e a resposta foi esta...

    Colocado por: Pedro BarradasPeça cotação a sub-empreiteiros que so façam muros de pedra aparente.

    Este é um desses. Faz muros e terraplanagens.
  4.  # 5

    tem de pedir mais cotação.. isso não é um muro , é um murete... 50cm de altura e terá quanto de largura?
  5.  # 6

    Ó Pedro, só por curiosidade, quanto é que lhe ficou o revestimento em xisto, feito por senegaleses, aí no Algarve?
  6.  # 7

    Mhpinto, que tipo de pedra quer?
    Veja o meu tópico, por esse valor fiz 100m2 de muro... Para 50 cm, o cabouco é mínimo... Diria que nem é relevante
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  7.  # 8

    Ficou, incluindo a pedra, a 65€/m2.. salvo erro. no alentejo, no Algarve era mais caro ;) mas isso foi em 2014
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
    • p-47d
    • 25 fevereiro 2019

     # 9

    Eu por exemplo forneci a pedra para um muro da fachada principal da moradia e paguei 41€ mais IVA o m2. Zona de Viseu em 2018.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  8.  # 10

    eu escrevi que por m de muro de 50cm de altura ( com 3 faces), em mão de obra poderia custar entre 60-80€
    • p-47d
    • 25 fevereiro 2019

     # 11

    O muro que mandei fazer tem 1.2m de altura por 25 metros de cumprimentos.
  9.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradastem de pedir mais cotação.. isso não é um muro , é um murete... 50cm de altura e terá quanto de largura?

    Não ficou uma medida fixa especificada, mas o que transmiti é que queria aquilo o mais estreito possível desde que tivesse a dimensão suficiente para suster uma vedação em cima. Da minha ideia para aí uns 30 cm de largura devia dar, não?
  10.  # 13

    Colocado por: mhpintoDa minha ideia para aí uns 30 cm de largura devia dar, não?

    depende da pedra, mas conte com pelo menos 40cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  11.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasFicou, incluindo a pedra, a 65€/m2.. salvo erro. no alentejo, no Algarve era mais caro ;) mas isso foi em 2014
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto


    Ou seja, e considerando que isso foi no tempo dos preços rapados, se calhar o preço que eu dei é uma boa bitola para o mhpinto não ter grandes ilusões... é claro que pode aparecer um ou outro a fazer mais barato que 60 €/m2, mas tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas, que ele consiga o muro acabado por metade desses valores, por exemplo, mesmo considerando que até já tem a pedra para o fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  12.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    depende da pedra, mas conte com pelo menos 40cm.


    Se for 2 faces à vista, considerando enchimento ao meio com argamassa ou betão, se calhar os 40 cms dão mas até nem fica muita folga... claro que depende do aparelhamento da pedra, como tudo.
  13.  # 16

    Colocado por: Skinkxpode aparecer um ou outro a fazer mais barato que 60 €/m2, mas tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas, que ele consiga o muro acabado por metade desses valores, por exemplo,

    Eh pá, se me arranjarem um orçamento que me fique por 60 €/m2, acho que aceito logo. É "só" um terço deste orçamento que me deram!!
    Concordam com este comentário: Skinkx
  14.  # 17

    Eu não escrevi 60€/m2, eu escrevi 60 a 80€/m, ou seja para cada metro de muro com secção 50x40cm.
  15.  # 18

    Um muro desses não deve ser contabilizado ao m2.
  16.  # 19

    além do tipo de pedra, o preço é também influenciado pelo tipo de aparelho/ estereotomia que deseja... por isso dei aquele intervalo de valores... se o muro for feito com uma "talisca", nem sequer os 180€/m chegam ;)
    • acj
    • 25 fevereiro 2019

     # 20

    Aqui no norte, com pedra incluída fazem a 70€/m2
 
0.0196 seg. NEW