Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos, cumprimentos a todos,

    Encontramo-nos, eu e minha família, num ponto da nossa vida em que iremos mudar de casa. Este projeto será para daqui a cerca de 2/3 anos, mas as dúvidas são mais do que muitas. Gostaria de contar com a colaboração e opinião de quem já passou por estes passos.
    Primeiramente, o sonho: comprar terreno e construir uma casa a nosso gosto. Ficará esta hipótese muito mais cara do que comprar uma casa já pronta a habitar? Sem dúvida que dará mais dor de cabeça, com projetos e burocracias, mas o resutado final seria 100% a nosso gosto ;)

    E ao optar por esta hipótese, já alguém optou ou se informou acerca de casas modulares? Pelo que li, não são pré-fabricadas, e não estão limitadas a determinadas dimensões, mas será que ficam mais baratas do que casas em alvenaria? O facto de já incluírem todos os projetos e licenciamentos parece ser um fator de simplificação, mas o que conta são os resultados/números finais, uma vez que nós até já temos uma ideia do tipo de casa/design que gostariamos de pôr em prática...

    Gostaria apenas de salientar, uma vez que o fator financeiro é importante, que possuimos, neste momento, casa própria, que seria vendida antes deste passo. Ou seja, para a compra do terreno nunca precisaria de recorrer a créditos bancários (sei que se assim não fosse, mais valia optar logo por uma casa pronta a habitar)

    Já alguém passou por este dilema?
  2.  # 2

    Este assunto já está mais que discutido neste forum...é só pesquisar que andam por aí muitos com o mesmo dilema, para o pessoal não andar sempre a repetir a mesma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno_Mika_Fernandes
  3.  # 3

    Boa tarde Nuno,
    Primeiro e espero que não leve a mal, ainda para mais porque não conheço a sua realidade finaceira e temporal, mas só de pensar no que se vai meter, a minha consciência manda eu alerta-lo. Fiz exactamente o que está a pensar fazer vendemos o nosso apartamento para comprar o terreno e depois construir. Se quer dar em doido prossiga, se não deixe-se estar queitinho. Pela minha experiência desde arquitectos, serviços camarários, taxas, empreiteiros, não se salva um. Vai gastar o que têm e o que não têm e não va conseguir construir nada do seu sonho porque o preços dos terrenos são elevadissimos, os projectos idem as taxas e já para não falar dos preços em que andam na costrução. Para começar posso lhe adiantar que somos 3 casais na mesma situação, 2 na CM de Odivelas e eu em Cascais, que de todas as Câmara penso que é a pior. Um dos casais têm o projecto de arquitectura à 1 ano para aprovação em Odivelas, o segundo casal já têm projecto aprovado, mas não consegue um empreiteiro que lhe comece a obra,mesmo estando a falar de orçamentos que ultrapassam os 1.000€/m2 para construir, já fechou com um empreiteiro levantou a licença e agora anda á um mês á espera que o dito comece a obra. No meu caso tive um primeiro arquitecto que em 7 meses nada apresentou ficou com o sinal de adjudicação de 1.000€ e tivemos que o ameçar para devolver os papeis desestindo do valor da pago porque este não apresentava nenhum projecto. Avançamos para outro e este demorou 5 meses apenas para elaborar um PIP e só de pois de nos passarmos é que deu corada aos sapatos. Agora o PIP deu entrada e está á 3 meses parado na secretaria e nada de resposta.... Por isso f«lhe digo se não quer gastar todas as suas economias e dar cabo da sua vida compre já feito. Despulpe a franqueza, já á muito que não escrevia no Forum mas tenho continuado a acompanhar, e se tomei a liberdade de comentar é porque como ser humano não posso deixar lhe alertar que se precisa vender para comprar terreno e ter um orçamentom limitado ao avançar vai apenas arranjar lenha para se queimar.
    Muita sorte é que lhe desejo
    Maria xcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno_Mika_Fernandes
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaEste assunto já está mais que discutido neste forum...é só pesquisar que andam por aí muitos com o mesmo dilema, para o pessoal não andar sempre a repetir a mesma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nuno_Mika_Fernandes


    Tem razão. Não tinha pesquisado convenientemente
  5.  # 5

    Colocado por: Maria CarvalhoBoa tarde Nuno,
    Primeiro e espero que não leve a mal, ainda para mais porque não conheço a sua realidade finaceira e temporal, mas só de pensar no que se vai meter, a minha consciência manda eu alerta-lo. Fiz exactamente o que está a pensar fazer vendemos o nosso apartamento para comprar o terreno e depois construir. Se quer dar em doido prossiga, se não deixe-se estar queitinho. Pela minha experiência desde arquitectos, serviços camarários, taxas, empreiteiros, não se salva um. Vai gastar o que têm e o que não têm e não va conseguir construir nada do seu sonho porque o preços dos terrenos são elevadissimos, os projectos idem as taxas e já para não falar dos preços em que andam na costrução. Para começar posso lhe adiantar que somos 3 casais na mesma situação, 2 na CM de Odivelas e eu em Cascais, que de todas as Câmara penso que é a pior. Um dos casais têm o projecto de arquitectura à 1 ano para aprovação em Odivelas, o segundo casal já têm projecto aprovado, mas não consegue um empreiteiro que lhe comece a obra,mesmo estando a falar de orçamentos que ultrapassam os 1.000€/m2 para construir, já fechou com um empreiteiro levantou a licença e agora anda á um mês á espera que o dito comece a obra. No meu caso tive um primeiro arquitecto que em 7 meses nada apresentou ficou com o sinal de adjudicação de 1.000€ e tivemos que o ameçar para devolver os papeis desestindo do valor da pago porque este não apresentava nenhum projecto. Avançamos para outro e este demorou 5 meses apenas para elaborar um PIP e só de pois de nos passarmos é que deu corada aos sapatos. Agora o PIP deu entrada e está á 3 meses parado na secretaria e nada de resposta.... Por isso f«lhe digo se não quer gastar todas as suas economias e dar cabo da sua vida compre já feito. Despulpe a franqueza, já á muito que não escrevia no Forum mas tenho continuado a acompanhar, e se tomei a liberdade de comentar é porque como ser humano não posso deixar lhe alertar que se precisa vender para comprar terreno e ter um orçamentom limitado ao avançar vai apenas arranjar lenha para se queimar.
    Muita sorte é que lhe desejo
    Maria xcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nuno_Mika_Fernandes


    Eu tinha noção que era uma dor de cabeça, mas não tinha noção do buraco que poderia ser... Com o seu, já são mais que muitos comentários de pessoas que se arrependeram de encetar tal projeto. A minha realidade financeira, tal como a maioria, é limitada. Se tudo correr bem, tencionamos vender a moradia habitual por cerca de 100 mil euros, e investir na nova cerca de 160 mil, de modo a não sermos afogados com uma prestação elevada até ao fim das nossas vidas ;) Com pena minha, o melhor passará mesmo por comprar casa. Obrigado pelo seu comentário
  6.  # 6

    qual o municipio em que quer construir?
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Lamneto muito pelo desabafo, mas como lhe digo tanto pela minha experiência pessoal como de amigos que estão a passar pelo mesmo, ou se têm uma grande folfga financeira, ou então será melhor comprar já feito. Pode ser que daqui a 2 ou 3 anos o panorama volte amudar e que se houver uma diminuiação de trabalho os tantoos profissionais envolvidos bem como as respectivas entidades municipais possam ser mais profissionais, no entanto pelo que vejo este será um caminho muito complicado. Mais uma vez desejo-lhe toda a sorte do mundo e espero que se avançar tenha melhor sorte.

    Cumprimentos,
    Benvinda Carvalho
 
0.0131 seg. NEW