Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite

    Aqui deixo um pedido de ajuda a envolver quezílias familiares.

    Os meus avôs compraram um imóvel já há décadas. Tiveram 2 filhos, o meu pai(o irmão mais velho) e a sua irmã, minha tia. Entretanto tanto o meu avô como o meu pai faleceram.

    Devido a disputas familiares que resultaram até em tentativas de fraude não manti contacto com esse lado da família, mas sabendo que o imóvel estava a ser usado para habitação pela minha avô nunca tomei qual acção quanto ao mesmo.

    Agora que a minha avó faleceu pretendia que as heranças fossem dividas por todos a que é de direito, no entanto foi-me dito informalmente que o imóvel já foi vendido sem o meu consentimento apesar de estar listado como herdeiro do mesmo.

    Podem-me aconselhar a como obter informação para confirmar isto?

    A informação que tenho é no entanto muito incompleta. Sendo que era criança desde que tive o ultimo contacto apenas sei o primeiro e ultimo nome e o prédio.

    Obrigado e cumprimentos.
    Concordam com este comentário: A Ramalho
  2.  # 2

    Vá junto do suposto comprador e peça-lhe uma copia da escritura.
    Depois é analisar datas, envolvidos, e verificar a legalidade das coisas.
    É preciso ver se houve testamento do seu avô e avó.
    Se nao derem a bem, mande um advogado tratar desse levantamento.
  3.  # 3

    Se souber o local onde foi feita a escritura pode consultar e solicitar lá uma cópia da mesma.
    • Palhava
    • 27 fevereiro 2019 editado

     # 4

    Para verificar em que nome está a fracção e ver a data da venda, basta dirigir-se a uma conservatória de registo predial e com a morada eles fornecem.
    (Em Lisboa dão,mas já me recusaram dar numa capital de distrito...)
    Acho que não deve dirigir-se ao ocupante do apartamento, deve antes fazer o "trabalho de casa".
    Nunca fizeram inventário ou partilhas?
  4.  # 5

    Colocado por: IronicBoa Noite

    Aqui deixo um pedido de ajuda a envolver quezílias familiares.

    Os meus avôs compraram um imóvel já há décadas. Tiveram 2 filhos, o meu pai(o irmão mais velho) e a sua irmã, minha tia. Entretanto tanto o meu avô como o meu pai faleceram.

    Devido a disputas familiares que resultaram até em tentativas de fraude não manti contacto com esse lado da família, mas sabendo que o imóvel estava a ser usado para habitação pela minha avô nunca tomei qual acção quanto ao mesmo.

    Agora que a minha avó faleceu pretendia que as heranças fossem dividas por todos a que é de direito, no entanto foi-me dito informalmente que o imóvel já foi vendido sem o meu consentimento apesar de estar listado como herdeiro do mesmo.

    Podem-me aconselhar a como obter informação para confirmar isto?

    A informação que tenho é no entanto muito incompleta. Sendo que era criança desde que tive o ultimo contacto apenas sei o primeiro e ultimo nome e o prédio.

    Obrigado e cumprimentos.
    Concordam com este comentário:A Ramalho
    .

    Bem, se está "listado" como herdeiro, teria mesmo que assinar ou então ter um procurador que assinasse por si.
    Se assim foi, houve marosca, mas será facilmente desmascarada
  5.  # 6

    Colocado por: Ironic
    "Agora que a minha avó faleceu pretendia que as heranças fossem dividas por todos a que é de direito, no entanto foi-me dito informalmente que o imóvel já foi vendido sem o meu consentimento apesar de estar listado como herdeiro do mesmo."

    Se esse imóvel estiver situado em local com nome de rua e nº de polícia, a CRP dir-lhe-à os nomes por onde passou o imóvel, o nome do atual proprietário e qual o documento que serviu de suporte ao seu registo.

    Depois, é só ver a autenticidade dos mesmos.

    Também disse: "disputas familiares que resultaram até em tentativas de fraude".

    Se é assim como conta, não tendo qualquer motivo para duvidar, agora não houve só tentativa, houve mesmo fraude.
    Mas, com um bocadito de trabalho, chega lá, essas coisas deixam sempre rasto.
  6.  # 7

    Se estava listado como herdeiro de um imóvel que foi vendido sem você assinar ou consentir, isso é um caso de polícia.
    Se estava listado, havia uma relação de herdeiros. Se você é um deles, como é que o notário prescindiu da sua assinatura na escritura de venda?
  7.  # 8

    Era um herdeiro menor de idade?
  8.  # 9

    Obrigado a todos pelas repostas.

    Não era menor de idade quando o meu pai faleceu.

    Através de algumas informações parciais que dispunha foi possível encontrar o registo predial onde está indicado que a fracção ainda está em nome dos meus avôs. Parece então que foi falso alarme.

    Hoje com mais tempo é que me relataram que esta tia anda a dizer a todos os que conhece que "já tratou de tudo para não recebermos nenhuma parte da herança". Francamente não sei o que pensar disto.

    Vou amanhã às finanças ainda para confirmar o estado em maior detalhe.

    Obrigado.
  9.  # 10

    enquando herdeiro pode forçar as partilhas. é uma questao de se mexer.
    • LS 51
    • 27 fevereiro 2019

     # 11

    "Hoje com mais tempo é que me relataram que esta tia anda a dizer a todos os que conhece que "já tratou de tudo para não recebermos nenhuma parte da herança".

    E que adianta à sua tia andar a dizer isso. Se você está "listado" como herdeiro, a sua tia não pode fazer nada sem a sua assinatura.
    Concordam com este comentário: Ironic
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bender
  10.  # 12

    Eu também não acredito que isso seja possível.

    Mas para jogar pelo seguro quero verificar todas as hipóteses.

    Para fazer a habilitação de herdeiros necessito da certidão de óbito que terei dificuldade em obter visto que não tenho números de identificação.

    Obrigado
  11.  # 13

    Precisa de advogado ou solicitador.Caso contrário não conseguirá chegar a bom porto.

    Se o seu Pai era casado e a esposa estiver viva, também é possível herdeira.
    Quem mais é potencialmente herdeiro, tirando essa tia?
    A casa está arrendada?
    Como poderia saber-se se há mais bens imobiliários, móveis ou dinheiro?
  12.  # 14

    Colocado por: Ironiccertidão de óbito que terei dificuldade em obter

    Onde tem estado?
    Não sabe onde estão enterrados?
    Vá perguntar a cartórios e secretarias...
  13.  # 15

    Se é herdeiro, a AT da zona do prédio informa-o da existência, ou não, da habilitação de herdeiros, que é obrigatória após o óbito.
    A habilitação de herdeiros é feita, normalmente,pelo cabeça de casal.
 
0.0185 seg. NEW