Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Isso mesmo. Sem problemas até agora
  2.  # 62

    Na altura era uma valente confusão com os nomes ... a empresa era a wirsbo e os cálculos vinham em folhas com o timbre da Termoplas em cima e Uponor em baixo.
  3.  # 63

    Bom dia,

    Aproveito o tópico deste assunto dado que irei construir casa e PRH seria o sistema desejável a ter, já que tive a oportunidade de viver numa casa com este sistema instalado e estou rendido.

    Na construção que planeio, ainda que nada disto tenha sido ainda discutido com qualquer profissional, estaria mais inclinado para paredes interiores em gesso cartonado, por rapidez de execução e por considerar que a qualquer momento poderei alterar a disposição interior sem grandes dores de cabeça, se necessário. Ainda não me informei sobre a diferença de preços para as paredes em alvenaria, portanto é assunto em aberto.

    Adiante, se eu efectivamente avançar para o acima descrito, com PRH, o que parece aos utilizadores deste fórum, em termos de futuras alterações interiores? É arriscar demais?

    Obrigado
  4.  # 64

    Colocado por: mcbras, se eu efectivamente avançar para o acima descrito, com PRH, o que parece aos utilizadores deste fórum, em termos de futuras alterações interiores? É arriscar demais?
    eu acho que são opções incompatíveis.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  5.  # 65

    Bom dia,
    Desculpem "assaltar" este tópico mas tenho um problema semelhante. Tenho boas razões para desconfiar que o meu piso radiante hidraúlico tem fuga (ou fugas). Há por aqui alguém que tenha meios e conhecimentos para fazer os devidos testes para detetar a fuga(s) e fazer a possível reparação?
    Local: Santiago do Cacém
    Sempre é, como já li algures, possível fazer a reparação sem "escavacar" o chão?
    Obrigado.
  6.  # 66

    Assumindo que foi executado como mandam as regras mais existe possibilidade de aparecer uma cigana tubagem embebida no piso, a existir fugas são nos acessórios e ligações sendo muito fácil de verificar e resolver.

    Óbvio que se alguém fez um furo no chão pode ter furado um dos tubos sendo igualmente fácil de identificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: camposcarmo
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021

     # 67

    A mim faz é confusão essa fé cega que um tubo não pode ter um poro, um defeito, um ressequido que cede :D

    Mas o jorge deve ter milhares de chãos com aplicações, sabe bem melhor que nós quantas vezes tal (não) aconteceu.
  7.  # 68

    Colocado por: JotaPessa fé cega que um tubo não pode ter um poro, um defeito, um ressequido que cede
    para que seja preciso ter "fé" é preciso também saber e conhecer com o que se trabalha e não usar qualquer chanatada que esteja á mão, de uma forma geral atualmente todos os fabricantes de tubagens testam as mesmas em fabrica durrante o processo de fabrico, alguns por amostragem outros na integra.

    a tiranias dos números é avassaladoramente demonstrativa da "fé" que deposito nos tubos:
    a media dos últimos 5 anos diz-me que instalei 20.000m2 de placas, com 132kms de tubos.

    nunca aconteceu ter um defeito em qualquer tubo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021

     # 69

    Mais que respondido!
  8.  # 70

    Obrigado jorgealves. Se foi feito como mandam as regras não garanto - que foi um erro contrata-los isso garanto.
    Que não houve furos na zona dos tubos é quase uma certeza. Foi feito um perímetro em volta das paredes onde onde não foram colocados tubos. E foi aí que foram feitos alguns furos.
    Se a fuga fosse nos acessórios ou ligações esta não seria observada nas caixas? Pois pelo que sei cada circuito é um tubo sem qualquer emenda. É que a água aparece no teto da cave.
  9.  # 71

    com uma camara termográfica isso é relativamente fácil de descobrir, no entanto é muito difícil de furar sem intenção um tubo.
    • SrR
    • 24 fevereiro 2021

     # 72

    Colocado por: jorgealvescom uma camara termográfica isso é relativamente fácil de descobrir, no entanto é muito difícil de furar sem intenção um tubo.
    por vezes basta a gente virar costas e estao uns artistas a pousar a ferramenta em cima dos tubos ou uma escora ou o raio k os parta, as vezes basta isso, ja me aconteceu numa parede radiante encostarem umas tábuas de cofragem e as mesmas tinham pregos salientes..... resultado um furo no tubo
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
  10.  # 73

    Colocado por: SrRpor vezes basta a gente virar costas e estao uns artistas a pousar a ferramenta em cima dos tubos ou uma escora ou o raio k os parta, as vezes basta isso, ja me aconteceu numa parede radiante encostarem umas tábuas de cofragem e as mesmas tinham pregos salientes..... resultado um furo no tubo
    Concordam com este comentário:jorgealves
    nem me digas nada, numa das primeiras paredes radiantes que fiz desenhei na parede os tubos, atão não é que o caramelo do trolha agarra num prego espeta-o na parede para pendurar o casaco, mesmo em cheio.

    foi bem facil de dar com ele, bastou ver o jacto de agua.
  11.  # 74

    Colocado por: camposcarmoesta



    Tive uma situação que também apontava para fuga no PRH, mas afinal eram uns dois tubos que precisavam de mais aperto na caixa de distribuição do PRH. A fuga de água não era evidente nos primeiros tempos, mas o manómetro da BC baixava a pressão muito devagar.

    O manómetro da sua instalação perde pressão? Se não perder, a fuga detectada também pode ser noutra tubagem que não a do PRH (águas ou até esgoto).
    • SrR
    • 25 fevereiro 2021

     # 75

    Colocado por: jorgealvesnem me digas nada, numa das primeiras paredes radiantes que fiz desenhei na parede os tubos, atão não é que o caramelo do trolha agarra num prego espeta-o na parede para pendurar o casaco, mesmo em cheio.

    foi bem facil de dar com ele, bastou ver o jacto de agua.
    também foi preciso ter uma mira do caraças conseguir acertar mum alvo com 16mm
 
0.0250 seg. NEW