Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Se comprar uma moradia para habitação própria e posteriormente vender o apartamento onde resido actualmente..

    Posso ficar isento das mais valias da venda do meu actual apartamento, sendo a venda realizada a posterior da aquisição da moradia.

    Como posso ficar isento de IMT na aquisição de moradia, sendo esta usada com 20 anos e categoria c energetica.

    obrigado
  2.  # 2

    se custar menos de 92.000€ fica isento

    procure por simulador IMT na net que aparecem vários.
    • Palhava
    • 28 fevereiro 2019 editado

     # 3

    Colocado por: antonio1972..

    Posso ficar isento das mais valias da venda do meu actual apartamento, sendo a venda realizada a posterior da aquisição


    Caso a
    HPP seja adquirida entre os 24 meses anteriores e os 36 meses posteriores à data da venda do imóvel que gerou a mais-valia





    https://www.doutorfinancas.pt/irs/irs-mais-valias-em-imoveis-e-exclusao-de-tributacao/
  3.  # 4

    Se o imóvel vendido tiver sido comprado antes de 1989, está isento de tributação,seja HPP ou não.
  4.  # 5

    Todo o dinheiro da venda do apartamento teria de ser usado na compra da moradia.
    As finanças poderão vir a exigir comprovativos: cheques,data da inscrição da alteração da morada fiscal,provas do modo de pagamento
    ...
  5.  # 6

    Colocado por: PalhavaTodo o dinheiro da venda do apartamento teria de ser usado na compra da moradia.
    As finanças poderão vir a exigir comprovativos: cheques,data da inscrição da alteração da morada fiscal,provas do modo de pagamento
    ...


    A data da inscrição da alteração da morada fiscal, é importante? :)
  6.  # 7

    boa noite

    obrigado

    esclareceu melhor a situação :
    Maio 2018 compro moradia a pronto, remodelei e so agora vou para la viver.

    Abril 2019 vou vender meu apartamento em que residia ha 10 anos.

    Na venda deste apartamento estou isento de mais valias?

    Obrigado
  7.  # 8

    Colocado por: migsan

    A data da inscrição da alteração da morada fiscal, é importante? :)

    É a data a partir da qual há efeitos para os impostos.
    Eles não consideram a data da escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  8.  # 9

    Colocado por: Palhava
    É a data a partir da qualhá efeitospara os impostos.
    Eles não consideram a data da escritura.

    É melhor ir saber às finanças ou a um contabilista,para não ter más surpresas.
    Para não apanhar filas é ir muito cedo,ou então num dia em que haja jogo do Benfica.
    • FFAD
    • 1 março 2019

     # 10

    IMT não creio que consiga ter isenção, no entanto o mesmo é incluído nas contas das mais valias sendo virtualmente zero.

    Sim, pode comprar antes de vender a actual, desde que não compre mais de 24 meses antes...
  9.  # 11

    Colocado por: Palhava
    É a data a partir da qualhá efeitospara os impostos.
    Eles não consideram a data da escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    Onde consigo obter/definir esta data? É a data em que alterei a morada no cartão de cidadão?
    Pois primeiro alterei de HPP, e só alterei a data do CC bem mais tarde :(
 
0.0106 seg. NEW