Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Eu vivo num apartamento alugado com a minha mãe e meu irmão a 8 anos e o senhorio meteu o apartamento a venda ano passado, entretanto começaram a aparecer pessoas interessadas em comprar e todas elas são para morar lá, logo se for comprado tenho de sair de lá.
    A minha questão é: se realmente comprarem o apartamento e me quiserem expulsar de lá a que direitos eu tenho? Vivo lá a 8anos, é só chegar lá e mandarem embora sem aviso prévio ou sem concideracao nehuma? A imobiliária tem alguma obrigação de me arranjar outro apartamento com as mesmas condições?
    Pf ajudem estou tolo só de pensar em alugar uma carrinha para levar a tralha toda e procurar no lugar para viver :(
    Obrigado
    • swan8
    • 28 fevereiro 2019

     # 2

    Bom dia,

    Em primeiro lugar, a minha questão é se o senhorio respeitou o seu direito de preferência. Ou seja, se lhe fez primeiro a si a proposta de compra. Se não o fez, cometeu uma ilegalidade. Se o fez, e o sr. Paulo não quis, ou não pode comprar o imóvel, e ele o vendeu a outros, há de ter informado quem o comprou que o mesmo está arrendado.
    Quem comprou o imóvel estando arrendado, tem que continuar a respeitar o seu contrato de arrendamento. O que pode acontecer é, quando acabar o seu contrato de arrendamento, não lho renovar, mas têm que o avisar com a devida antecedência.
    Ninguém o pode 'mandar embora' sem aviso prévio...!
    Concordam com este comentário: marco1, RCF, Belhinho
    • RCF
    • 28 fevereiro 2019 editado

     # 3

    O contrato de arrendamento mantém-se válido após a venda. Quem o comprar, vai comprá-lo arrendado e todas as condições do contrato de arrendamento mudam-se para o novo senhorio, mas mantêm-se em vigor - o valor a pagar, a duração do contrato... para si, a única coisa que muda é o senhorio.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  2.  # 4

    contrato de arrendamento mantém-se válido após a venda


    E se nem houver contrato?
  3.  # 5

    O senhorio sim avisou que ia vender o apartamento e a imobiliária vez proposta, o problema é que tenho 26 anos e dinheiro nenhum para isso e , para fazer um crédito seria de 40 anos e além disso o apartamento precisa de mt manutenção tal como fogão exaustor interruptores de luz humidade e até mesmo a varanda a cair aos pedaços, já para não falar do receio do conduminio pedir balurdios para pintar e arranjar as crateras da garagem, concluindo mal 5000€ temos lá em casa para a escritura.
    A nível de contrato provavelmente já acabou uma vez que já passaram 8anos mas logo posso ver isso.
    Ps: os novos donos querem o apartamento para viver e não para alugar
  4.  # 6

    Para terem comprado já devem saber que será "fácil" irem habitar.
  5.  # 7

    ha contrato de arrendamento?
  6.  # 8

    Colocado por: PalhavaPara terem comprado já devem saber que será "fácil" irem habitar.


    nao necessariamente..... muitas vezes quem compra deixa-se levar pela conversa de quem vende e das imobiliarias!
    Concordam com este comentário: Palhava, Mk Pt
  7.  # 9

    Colocado por: loverscoutha contrato de arrendamento?


    Eu tenho contrato lá em casa, tenho de ler e logo a noite quando sair do trabalho douvos um updata a dizer o que está lá escrito.
  8.  # 10

    Colocado por: Paulo Silva55

    Eu tenho contrato lá em casa, tenho de ler e logo a noite quando sair do trabalho douvos um updata a dizer o que está lá escrito.


    se tem contrato o mesmo mantem-se valido com a compra da casa. no entanto va-se mentalizando que vai ter que sair dessa casa no fim do contrato e se o senhorio proceder à oposição no tempo certo!
    Concordam com este comentário: desofiapedro, callinas
  9.  # 11

    Colocado por: loverscoutvai ter que sair dessa casa no fim do contrato
    Isto se o novo proprietário o avisar com a necessária e legal antecedência.
    • LS 51
    • 28 fevereiro 2019

     # 12

    Mais tarde, ou mais cedo, vai ter que sair se o novo proprietário não lhe fizer novo contrato(após o atual ter expirado, mesmo feito com outro proprietário).
    Se for para ir para lá viver, então não conte com uma feitura de novo contrato por parte do novo proprietário.
  10.  # 13

    Colocado por: BelhinhoIsto se o novo proprietário o avisar com a necessária e legal antecedência.


    se tivesse citado o comentário todo nao precisava de ter dito isso.... está la no meu comentário!

    =)
  11.  # 14

    É. A lei do arrendamento, bem ou mal, conforme o lado, mudou muito desde há uns anos a esta parte.
    Como não quer, ou não pode, exercer o direito de preferência, tem de contar com a sua saída ou,então, com um muito provável aumento da renda.
  12.  # 15

    Como já aqui disseram, ninguém o pode despejar sem o devido aviso prévio e o contrato é para respeitar até ao fim.

    Pelo que descreve (situação e condições da casa), penso que o real problema não é sair de casa mas sim conseguir outra pelo mesmo valor de renda.
    Se for esse o caso, procure ajuda junto das devidas instituições e câmara para saber com o que pode contar.
    Já houve (não sei se ainda há) a porta 65 que ajudava ao arrendamento jovem. Como vive com a sua mãe e com o seu irmão é bem provável que consiga algum tipo de ajuda.

    Se há dinheiro para malandros também tem de haver para ajudar quem realmente necessita.
  13.  # 16

    Colocado por: BelhinhoIsto se o novo proprietário o avisar com a necessária e legal antecedência.

    E quanto tempo por lei tenho para sair da casa assim que o proprietário quiser, 1 mês?
  14.  # 17

    Colocado por: Wardrunaconseguir outra pelo mesmo valor de renda.

    Sim para o apartamento que e no centro da vila está um preço bom 225€ t2 duplex, ponderei comprar o apartamento que está a 60mil € e o banco dá-me uma prestação de 250€ mensais MAS em alguns anos pode subir para 490€, tipo num mês do nada aparece uma prestação enorme.
  15.  # 18

    Colocado por: Paulo Silva55
    E quanto tempo por lei tenho para sair da casa assim que o proprietário quiser, 1 mês?


    esta relacionado com o tempo do seu contrato..... tem que ver!
  16.  # 19

    Boa noite

    Acho que estou safo, no contrato diz que é de 5 anos e renovável por igual período, isto é renovou em outubro de 2017 por isso até outrubro de 2022 não me podem expulsar??? ATENÇÃO esqueci-me de referir que o senhor que me fez o contrato já faleceu mas o proprietário do apartamento sempre foi o mesmo, apenas foi o falecido que assinou e fez o contrato.
    Envio fotos das cláusulas
      IMG_1161.JPG
      IMG_1160.JPG
  17.  # 20

    Colocado por: Paulo Silva55
    Sim para o apartamento que e no centro da vila está um preço bom 225€ t2 duplex, ponderei comprar o apartamento que está a 60mil € e o banco dá-me uma prestação de 250€ mensais MAS em alguns anos pode subir para 490€, tipo num mês do nada aparece uma prestação enorme.

    Paulo, sem panicos..
    Contrata uma taxa fixa a 30 anos...se calhar fica a pagar mais 50 paus (60 mil euros)...
 
0.0232 seg. NEW