Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria que me ajudassem neste assunto, e tirar duvidas minhas e de outros.
    Gostaria de saber se é possivel fazer toda a estrutura da casa incluindo: fundações, tudo o que seja betão, tijolo, telhado; numa fase, e depois aguardar 1 ano, para então continuar nos trabalhos restantes.
    O que eu queria era fazer a casa em bruto, com algum dinheiro que tenha, sem pedir ao banco, e se pedir seria pouco, e depois deixar a casa 1 ano sem obras e só depois continuar os trabalhos restantes já com o dinheiro do banco.
    Será possivel com o banco, com a camara por causa das licenças de construção, projectos na camara, prazos que temos que cumprir,e outros promenores que agora posso não me lembrar??
  2.  # 2

Pelo pouco que eu sei, podes, acho que podes pedir uma licença até 3 anos, mesmo que não, e que a licença caduque, podes pedir a renovação da mesma (julgo que podes pedir até 3 renovações). Mas é melhor te informares junto com a câmara.
  3.  # 3

E em termos dos projectos, tem prazos\ validades???
    E com o banco levantará problemas???
  4.  # 4

nandogonca.
    Há câmaras que têm licenças de obras para a construção da estrutura, licenças de obras faseadas, etc.
    Creio que isso deverá estar referido no projecto de arquitectura aprovado.
    Informe-se junto da SUA Câmara (peça para falar com um técnico que PERCEBA do assunto, e não com as pessoas do atendimento ao público, que nem dos requerimentos que é preciso meter percebem).

Quanto ao banco, não vejo qual seja o problema. Se o banco lhe aprovar um empréstimo para construir, você não tem de começar a gastá-lo desde o primeiro dia. Só o utiliza quando precisar dele.
  5.  # 5

Luis às vezes nem os senhores ou senhoras técnicos(as) conseguem dizer uma para a caixa, é preciso ter sorte com quem se fala na câmara.
    agora perguntei-me porque são todos chamados de técnicos se a maior parte é advogado"" :), diria que os senhores presidentes e vereadores esses sim são técnicos, (ando numa de meter-me com o poder autarquico, deve ser da proximidade das eleições :) )
    nandogonca faça isso vá perguntar especificamente à sua"" câmara.
    mas hoje em dia penso que há flexibilidade nessas questões, quer na câmara quer no banco.
  6.  # 6

Muito obrigado a ambos.
    O empréstimo ao banco teria que pedir só para acabar a obra, porque não sei onde já li, que esses emprestimos para construção têm prazos para finalizar a obra, e o que eu quero é ter a obra parada em bruto durante um ano.
    Luís, essa de licença para obras faseadas desconhecia, mas é como vocês dizem o melhor é mesmo ir à câmara e perguntar ao arquitecto lá da câmara, estou certo?? E já tem que vir descriminado no projecto que será feita por fases e com intervalo entre as diferentes fases? E os projectos de especialidades, bem como o projecto da casa têm validades??
    Eu ainda ando numa de brincar aos rabiscos no FloorPlan 3D v7.
    Estou a pensar começar a tratar da papelada, escolher arquitecto, e por ai fora só para o ano, e começar a construir só para 2011, mas a ver vamos. Eu agora é só ler, e ler, e tirar dúvidas, perguntar e ver o que acho melhor para mim, para depois quando chegar ao pé do arquitecto, construtor, e por ai fora não ser influênciado a fazer o que eles querem, mas o que eu quero (claro que eles é que são os profissionais, e têm experiência, mas estou a falar de pequenos pormenores, coisas a meu gosto).
    Muito obrigado.
  7.  # 7

há licenças para obras faseadas, mas penso que variam de câmara para câmara, convem ir lá saber que divisões de obra pode fazer e o tempo limite de cada uma, em principio não terá problema, claro que também não convem fasear muito a obra.
    sim têm validades os projectos.
    uma casa deve ser no geral planeada ao longo de bastante tempo, o projecto assim como as suas ideias devem amadurecer e isso só acontece com o tempo e com a qualidade dos profissionais assim como da participação da propria pessoa.
    na minha opinião as pessoas no geral deviam-se empenhar mais na discusão da sua casa, mas claro tem de existir um raciocinio linear.
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009

# 8

Não vou responder à pergunta mas não resisto perguntar: porque é que quer deixar a casa parada durante 1 ano?
  8.  # 9

Muito obrigado mais uma vez.
    Eu só coloquei aqui esta questão, porque não sabia se poderia fazer, e poderem aparecer pequenos pormenores que não estavamos à espera, optar por essa modalidade, estou-me só a precaver.
    Quando começar a falar com os profissionais, depois vamos discutindo outros assuntos que possam aparecer. Tenho que ir à câmara falar com alguém responsável nessa area, e assim fico com as dúvidas esclarecidas.
    FD, já li várias vezes que uma casa sempre "dá-se" e por isso as rachadela, eu não tenho pressa para a acabar e tambem quero fazer por minha conta até onde o dinheiro chegar, e depois sim pedir um emprestimo para a acabar de pagar.
    Mais uma vez muito obrigado.
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 10

Colocado por: Fernando Gabriel(ando numa de meter-me com o poder autarquico, deve ser da proximidade das eleições :)

será isto o que chamam de "picardia"??

0.0132 seg. NEW