Gostaria que me ajudassem neste assunto, e tirar duvidas minhas e de outros. Gostaria de saber se é possivel fazer toda a estrutura da casa incluindo: fundações, tudo o que seja betão, tijolo, telhado; numa fase, e depois aguardar 1 ano, para então continuar nos trabalhos restantes. O que eu queria era fazer a casa em bruto, com algum dinheiro que tenha, sem pedir ao banco, e se pedir seria pouco, e depois deixar a casa 1 ano sem obras e só depois continuar os trabalhos restantes já com o dinheiro do banco. Será possivel com o banco, com a camara por causa das licenças de construção, projectos na camara, prazos que temos que cumprir,e outros promenores que agora posso não me lembrar??
Pelo pouco que eu sei, podes, acho que podes pedir uma licença até 3 anos, mesmo que não, e que a licença caduque, podes pedir a renovação da mesma (julgo que podes pedir até 3 renovações). Mas é melhor te informares junto com a câmara.
nandogonca. Há câmaras que têm licenças de obras para a construção da estrutura, licenças de obras faseadas, etc. Creio que isso deverá estar referido no projecto de arquitectura aprovado. Informe-se junto da SUA Câmara (peça para falar com um técnico que PERCEBA do assunto, e não com as pessoas do atendimento ao público, que nem dos requerimentos que é preciso meter percebem).
Quanto ao banco, não vejo qual seja o problema. Se o banco lhe aprovar um empréstimo para construir, você não tem de começar a gastá-lo desde o primeiro dia. Só o utiliza quando precisar dele.
Luis às vezes nem os senhores ou senhoras técnicos(as) conseguem dizer uma para a caixa, é preciso ter sorte com quem se fala na câmara. agora perguntei-me porque são todos chamados de técnicos se a maior parte é advogado"" :), diria que os senhores presidentes e vereadores esses sim são técnicos, (ando numa de meter-me com o poder autarquico, deve ser da proximidade das eleições :) ) nandogonca faça isso vá perguntar especificamente à sua"" câmara. mas hoje em dia penso que há flexibilidade nessas questões, quer na câmara quer no banco.
Muito obrigado a ambos. O empréstimo ao banco teria que pedir só para acabar a obra, porque não sei onde já li, que esses emprestimos para construção têm prazos para finalizar a obra, e o que eu quero é ter a obra parada em bruto durante um ano. Luís, essa de licença para obras faseadas desconhecia, mas é como vocês dizem o melhor é mesmo ir à câmara e perguntar ao arquitecto lá da câmara, estou certo?? E já tem que vir descriminado no projecto que será feita por fases e com intervalo entre as diferentes fases? E os projectos de especialidades, bem como o projecto da casa têm validades?? Eu ainda ando numa de brincar aos rabiscos no FloorPlan 3D v7. Estou a pensar começar a tratar da papelada, escolher arquitecto, e por ai fora só para o ano, e começar a construir só para 2011, mas a ver vamos. Eu agora é só ler, e ler, e tirar dúvidas, perguntar e ver o que acho melhor para mim, para depois quando chegar ao pé do arquitecto, construtor, e por ai fora não ser influênciado a fazer o que eles querem, mas o que eu quero (claro que eles é que são os profissionais, e têm experiência, mas estou a falar de pequenos pormenores, coisas a meu gosto). Muito obrigado.
há licenças para obras faseadas, mas penso que variam de câmara para câmara, convem ir lá saber que divisões de obra pode fazer e o tempo limite de cada uma, em principio não terá problema, claro que também não convem fasear muito a obra. sim têm validades os projectos. uma casa deve ser no geral planeada ao longo de bastante tempo, o projecto assim como as suas ideias devem amadurecer e isso só acontece com o tempo e com a qualidade dos profissionais assim como da participação da propria pessoa. na minha opinião as pessoas no geral deviam-se empenhar mais na discusão da sua casa, mas claro tem de existir um raciocinio linear.
Muito obrigado mais uma vez. Eu só coloquei aqui esta questão, porque não sabia se poderia fazer, e poderem aparecer pequenos pormenores que não estavamos à espera, optar por essa modalidade, estou-me só a precaver. Quando começar a falar com os profissionais, depois vamos discutindo outros assuntos que possam aparecer. Tenho que ir à câmara falar com alguém responsável nessa area, e assim fico com as dúvidas esclarecidas. FD, já li várias vezes que uma casa sempre "dá-se" e por isso as rachadela, eu não tenho pressa para a acabar e tambem quero fazer por minha conta até onde o dinheiro chegar, e depois sim pedir um emprestimo para a acabar de pagar. Mais uma vez muito obrigado.