Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Sou um Italiano atualmente residente não habitual. Eu gostaria de comprar uma casa na qual o vendedor tenha registrada uma hipoteca voluntária.
    O vendedor gostaria de fazer o contrato em uma loja do citadão e liquidar a hipoteca com o valor do preço de compra.
    Qual é o procedimento: tenho que dar ao vendedor o dinheiro para pagar a hipoteca no banco, e depois fazer o contrato, ou a loja do citadão cuida de tudo? Caso contrário, como posso ter certeza de que a casa será completamente liberada de qualquer hipoteca?
    Obrigado
  2.  # 2

    Isso é uma situação perfeitamente normal, a escritura deve ser feita numa conservatória ou num notário, e a hipoteca é cancelada imediatamente após a escritura. Você tem que entregar um cheque bancário ou visado, e o banco que tem a hipoteca entrega um documento (distrate) para cancelar a hipoteca.
  3.  # 3

    Muito obrigado.
    Então a loja do citadão substitui a conservatória ou o notário?
  4.  # 4

    Colocado por: FritzEntão a loja do citadão substitui a conservatória ou o notário?

    Talvez na loja do cidadão exista uma conservatória.
  5.  # 5

    Aproveite a gentileza para fazer uma última pergunta: devo dar o cheque ao vendedor ao mesmo tempo de escritura ou antes?
  6.  # 6

    Colocado por: FritzAproveite a gentileza para fazer uma última pergunta: devo dar o cheque ao vendedor ao mesmo tempo de escritura ou antes?

    A escritura é lida em voz alta pelo notário/conservador, assinam todos, você entrega o cheque e o representante do banco entrega o distrate para cancelar a hipoteca, a ordem não é importante, estão todos sentados à mesa, e de boa fé.
  7.  # 7

    Ok!
    • zed
    • 2 março 2019

     # 8

    Fritz,

    Você faz dois cheques, um à ordem do banco com o valor de liquidação do empréstimo e o outro à ordem do actual proprietário.

    Para sua protecção, faça o negócio num balcão Casa Pronta (a localização pode ser numa Loja do Cidadão ou num espaço do Instituto dos Registos e Notariado, IRN). Vá lá antecipadamente e informe-se.

    https://www.casapronta.pt/CasaPronta/
    • zed
    • 2 março 2019

     # 9

    Colocado por: FritzAproveite a gentileza para fazer uma última pergunta: devo dar o cheque ao vendedor ao mesmo tempo de escritura ou antes?


    Ao mesmo tempo! Ou seja, durante o acto da escritura quando estiverem todos sentados a mesa (vendedor, comprador, representante do banco, notário).
  8.  # 10

    Querido zed
    Eu não entendo porque dois cheques. Talvez você ache que eu tenha que dar mais uma quantia ao vendedor?
  9.  # 11

    Colocado por: zedFritz,

    Você faz dois cheques, um à ordem do banco com o valor de liquidação do empréstimo e o outro à ordem do actual proprietário.

    Para sua protecção, faça o negócio num balcão Casa Pronta (a localização pode ser numa Loja do Cidadão ou num espaço do Instituto dos Registos e Notariado, IRN). Vá lá antecipadamente e informe-se.

    https://www.casapronta.pt/CasaPronta/

    Não pode passar cheques à ordem banco. Os cheques tem que ser emitidos a3ordem do vendedor, e um cheque chega.
    Concordam com este comentário: FJDMC
  10.  # 12

    Colocado por: FritzQuerido zed
    Eu não entendo porque dois cheques. Talvez você ache que eu tenha que dar mais uma quantia ao vendedor?


    Dirija-se a um cartório notarial para marcar a escritura. Se for Lisboa posso dar-lhe o contacto de um com todo o gosto.
    Terão de entregar toda a documentação vossa (vendedor e comprador) e do imóvel (certidão, caderneta e outros). No notário analisam a documentação e se estiver tudo bem marcam a escritura de acordo com a disponibilidade de todos os intervenientes.
    O vendedor tem que previamente dizer ao banco credor que vai vender o imóvel para que o banco emita o distrate para que no dia da escritura compareça à escritura para entregar o documento com base no qual no notário irao fazer o registo não só do imóvel em seu nome como do cancelamento da hipoteca.
    Será o vendedor que terá de entregar um cheque ao banco em contrapartida do distrate.
    Você só entrega o cheque da compra da casa, o dinheiro para o registo e para o cancelamento da hipoteca e previamente terá que liquidar os impostos (imt e imposto de selo).
    Trabalho num cartório e se vai para o balcão casa pronta ou do género é capaz de ter de esperar.
    Ao passo que num notário pode agendar e naquele dia aquela hora é feita a escritura.
    Se precisar de mais algum esclarecimento disponha. Terei muito gosto em ajudar.
  11.  # 13

    A casa pronta é mais fiável e fica mais barato. Fazem escrituras com marcação de horário!
  12.  # 14

    Fritz para italiano escreve muito bem português.

    O valor pelo qual você vai comprar cobre o valor em dívida ao banco do actual proprietário?
 
0.0148 seg. NEW