Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    tiagofaria.

    Mesm que conseguir drenar a brita e impermeabilizar a ligação à betonilha, ANTES de colocar o pavimento flutuante chame o assentador lá a casa PARA MEDIR O TEOR DE HUMIDADE da betonilha.

    Muito provavelmente, mesmo que a percentagem de humidade esteja dentro dos parâmetros, como se trata de um piso térreo em contacto com o solo ele aconselhará que NÃO COLOQUE pavimento flutuante.
  2.  # 22

    faça uma parede falsa ,cerca de 10 cm da parede umida aplica lã de rocha e feche com pladur hidrofugo
  3.  # 23

    qual a melhor solução para forrar uma parede exterior (ainda nem reboco tem) com placas de xisto preto de maneira a que no futuro não se visualize a salitre. O que mais me chateia é ver paredes forradas a xisto e ver o salitre a escorrer...
  4.  # 24

    palomo; a lã de rocha em contacto com a humidade nao a estragará? E a parede de plaDUR em contacto com o chão e os parafusos nao transportará essa mesma humidade para o pladur? dúvidas mais k muitas...
  5.  # 25

    mas e quando as humidades vem do solo,não das paredes exteriores ? por capilaridade ou kê? nas casas k nao tem caixa de ar por baixo da casa e a humidade sobe pelas fundaçoes? já deu para ver k sou ignorante neste caso..
  6.  # 26

    eps? mas isso é o esferovite k se coloca por fora ,não? o k falo é no interior,nas paredes interiores de dentro de casa. a humidade/salitre sobe pelas paredes e kual a soluçao? o eps nao se coloca só no exterior?
  7.  # 27

    Como solução apresento Schluter- Kerdi Board revestida a estuque ou a argamassa tipo Ardex B12
  8.  # 28

    já pesquisei,muito boa a soluçao. no site refere k são placas k depois sao revestidas a azulejo,dá sempre para colocar reboco não? e pintar e voilá! como se faz nas juntas? para as hiumidades nao começarem a fugir por aí? e aguentáo pancadas ,toques e afins? digam-me já há alguem com experiencia neste material?
    preços m2?
    e já agora para ter a papinha toda feita,consigo arranjar na zona norte,? já começo a ver a luz ao fim do tunel deste desespero com as humidades!
  9.  # 29

    Como referi é possível aplicar um estuque ou uma argamassa de baixa-espessura. e claro pintar.
    Nas juntas há duas formas:
    Para garantir a estanquicidade aplicar a banda impermeável Schluter Kerdi-Keba com Kerdi-Coll, ou;
    com uma malha de fibra de vidro (no seu caso, não recomendado)

    Quanto mais rígido o material a aplicar maior a sua resistência

    Para encontar este material no Norte procure os armazenistas de cerâmica, ou ainda mais fácil através de [email protected]
  10.  # 30

    Olá!
    Sou nova por aqui e acho que este tópico se enquadra no meu problema:

    Tenho muita humidade nas paredes de casa que penso que seja por capilaridade.
    É uma casa de construção antiga, com paredes grossas feitas de areia e pedra - sempre que quero pendurar um quadro é uma lotaria :)
    Há 2-3 anos fiz obras onde reboquei parte das paredes e pintei, mas já está tudo a ficar igual: água a escorrer das paredes, tinta a estalar, salitre por todos os lados até +/- 1m de altura, bolor por todo o lado… Até a tinta está a ser absorvida pela parede visto que as inscrições que fiz a caneta antes de pintar a dizer a cor das paredes e os sítios dos aquecedores estão a surgir.
    Agora vou ter de dar uma volta à casa porque vem aí um bebé e esta humidade não é nada boa para a saúde.
    Sugeriram forrar as paredes com pladur deixando uma caixa-de-ar e pôr isolamento. As minhas questões são estas:
    - É uma boa opção? Não vai apodrecer o pladur?
    - Caso seja uma boa opção, quantos cm devo deixar de caixa-de-ar e que tipo de isolamento devo pôr entre as paredes e o pladur?
    Espero que me ajudem, porque cada cabeça sua sentença, eu não percebo nada disto e já ouvi tantas opiniões que sinceramente estou baralhada… E não quero estar a deitar dinheiro à rua.

    Obrigada,
    M. Marques
  11.  # 31

    mmpcbm

    Quanto a mim, você tem vários tipos de problema nessa casa.
    Um deles, é quase certo (salitre até um metro de altura) deriva da capilaridade.
    Os outros (humidade/bolor, água a escorrer, tinta «absorvida» pelas paredes) podem ter cada um mais do que uma causa, e todas diferentes.

    Para a capilaridade, pode haver solução (por FORA da casa), mas depende de como é e onde está o r/chão da sua casa.

    Que MARCA e referência de tinta foi utilizada? Pintaram só por dentro?
    Aplicaram a tinta directamente sobre... o quê?

    Em que é feito e como está o revestimento das paredes por fora?
    •  
      alv
    • 4 março 2010

     # 32

    Vivam!
    O Luis disse: "Para a capilaridade, pode haver solução (por FORA da casa), mas depende de como é e onde está o r/chão da sua casa".
    Eu atrevo-me a dizer que para o restante, resolvida a capilaridade, exceptuando a humidade de infiltração do exterior para o interior se a houver, resolve com o Pladur.
    Tem é de ter alguém que ajude a optar pelo sistema correcto.
    Assim pelo forum, sem se ver é difícil. tudo o que podemos fazer é dar palpites cegos, e aqui, como facilmente se vê, também é cada cabeça sua sentença.
    Abençoada net.
    "fassam" parte e boa obras
  12.  # 33

    Boas,

    Antes de mais muito obrigada pelas respostas. Vou tentar tirar umas fotos no fim de semana para tentar mostrar o problema.

    Em relação à pergunta que o Sr. Luis W fez sobre a tinta, não faço ideia da marca, mas pintaram por dentro por cima da parede que lá estava que tinha sido cimentada há muitos anos atrás. O revestimento de fora nem sei bem, sei que a casa é caiada ano sim ano não, acho que não tem revestimento nenhum em especial.

    Em relação ao Sr.Anonimo16062021 e alv o rés-do-chão está perto de uma estrada municipal que tem vindo a ser sucessivamente alcatroada o que pode estar a compactar o chão nessa zona e obrigar a água a escorrer para debaixo da casa.
    Haverá alguma empresa ou especialista em ver lençois de água ou linhas de água que passam po baixo da casa e que de alguma maneira possa saber como "desviar"?

    Eu com a solução do pladur, tenho noção que não resolvo permanentemente o problema, mas se for uma solução a 10-15 anos de sossego já fico satisfeita, pois a opção mudar de casa e/ou "mandar esta abaixo" e voltar a fazer isolando tudo de raíz são muito mais caras e nesta altura do campeonato não estou para grandes aventuras financeiras.

    As paredes originais ficam lá a chupar a água, tenho medo é que o pladur apodreça todo em poucos anos ou meses e deitar esse dinheiro à rua. A opção pode ser fazer uma parede de tijolo fino com caixa de ar na mesma, mas isso rouba muito espaço à casa...

    Obrigada mais uma vez e votos de excelente fim-de-semana!

    Marta Marques
  13.  # 34

    Marta

    É uma casa isolada?

    Veja o que o Paulo escreveu lá em cima:
    Colocado por: PauloCorreia Os (problemas) de capilaridade, são os mais complicados e a menos que haja muito dinheiro, impossíveis de resolver. Têm origem no contacto das paredes com terrenos, onde existem sempre, alguma humidade e por capilaridade, esta sobe pelas paredes, afectando as paredes até uma altura de 1m. Aqui a única solução é criar umabarreira à ascensão de humidades. Infelizmente isto é muito demorado e caro, só se justificando em monumentos.

    Uma solução alternativa é abrirmos uma vala de secagem, junto às paredes afectadas e ao mantermos uma zona seca junto à parede, evitamos (com maior ou menor sucesso) a subida da humidade.


    A solução de abrir uma vala à volta de toda a casa, instalando um dreno (tubo geodreno) que encaminhe as águas para um esgoto não é «a solução milagrosa». Mas, a médio prazo, fará com que muita da água que se acumula junto às fundações da casa e trepa pelas paredes, vá dar uma volta por outro lado...

    Ficamos a aguardar as fotografias.
  14.  # 35

    qual a melhor solução para colocar ardósia na parede exterior de uma moradia de forma a que esta não fique com salitre com o passar do tempo?????
  15.  # 36

    Eu tenho um problema parecido, i.e., comprei casa nova (1 moradia isolada) e tenho um género de bolor um pouco acima do rodapé em todo o R/C.

    O q me aconselham a fazer p solucionar esta questão?

    Obrigado
  16.  # 37

    Colocado por: jpiresEu tenho um problema parecido, i.e., comprei casa nova (1 moradia isolada) e tenho um género de bolor um pouco acima do rodapé em todo o R/C.

    Há fotografias ?

    O rodapé é em quê ?

    Isso acontece em qualquer parede, ou apenas nas paredes que dão para o exterior ?

    Se for apenas nas paredes que dão para o exterior,
    a) as paredes são duplas ?
    b) qual o revestimento exterior ?
    c) qual a diferença de alturas entre o pavimento interior e a terra no exterior ?
  17.  # 38

    fotos n tenho ...

    A humidade surge sob a forma de bolor de cor branca/amarelada ... é tipo um pó ... se passar com uma pano desaparece ... mas passado pouco tempo volta a surgir.
    É visivel em todas as paredes do R/C (interiores e exteriores).
    As paredes s duplas e a pintura exterior foi feita com uma tinta de membrana.
    No interior a pintura foi feita com tinta de água.
    A diferença de alturas entre o pavimento interior e a terra no exterior é pratica/ nula.
  18.  # 39

    Cheira-me a infiltração por capilaridade.

    Mais opiniões?
  19.  # 40

    e qual a solução?
 
0.0228 seg. NEW