Colocado por: Pedro Barradas*E melhor contratar um electricista e ver as condições tecnicas dessa instalação... afinal quantos anos é que é para si "antigo"... com a electriciade não se brinca....Tem cerca de 40 anos ainda é de cablagem estreita terá que ser mudada a minha dúvida é se podia mudar apenas da cozinha porque é a única divisão onde vou precisar de ter equipamentos exigentes nas outras divisões só a iluminação basicamente.
Colocado por: AMCP1º há fio de terra nessa casaO imóvel deve ter cerca de 50 anos, eu já aumentei a potência do contador na minha ignorância pensei ser o necessário para poder ter equipamento elétrico na cozinha como forno eletrico e placa, mas foi me dito que seria impossível com aquela cablagem e sugerido nova instalação elétrica em toda a casa mas como só na cozinha é que preciso e talvez na zona próximo da casa de banho pretendo ter um termoacumulador o objetivo será eliminar o uso de botijas também pela segurança. Vou pedir um orçamento a um eletricista, mas já sei que haverá muito trabalho a fazer. Também não tem terra.
2º o quadro tem potência para o que pretende
Colocado por: desofiapedroForça nisso com o electricista, como já disseram aqui convém ser algo que fique em condições, não se ponha a inventar pra não arranjar problemas graves.Sim prefiro pedir ajuda a um profissional isto com eletricidade tem que se lhe diga, no meu apartamento uma simples má instalação de tomadas pelo antigo proprietário ia originando um curto circuito, chamei um eletricista que me disse que as tomadas estavam todas mal ligadas e em risco de incendiar. Apesar de no caso da casa que pretende remodelar será apenas para férias, não tenho disponibilidade financeira para uma remodelação a sério que era o que seria necessário mas pelo menos o básico para passar uns dias de férias por ano.
Colocado por: euPode mudar apenas a instalação na cozinha, mas é recomendável que veja também se tem circuito de terra nas outras tomadas e se o quadro elétrico precisa de ser atualizado.Já agora alguma ideia do valor para mudar toda a instalação eletrica tomadas e interruptores numa casa com cerca de 60 metros quadrados com dois quartos duas salas, cozinha e casa de banho e Hall de entrada. Assim de cabeça seriam 7 interruptores e umas 10 tomadas.
PS: já vi que não tem terra. Se calhar o melhor é abrir os cordões à bolsa e renovar TODA a instalação.
Colocado por: euTem que pedir a um eletricista que vá ver o imóvel e a instalação, pois só vendo o que é preciso fazer é que é possível fazer previsões de custos.Obrigado a ver se vou lá para o próximo mês e deitar mãos à obra.
Tanto podem ser 1000€ como 5000€ .
Colocado por: SS1128Não sabendo a dimensão da casa, na minha tinha uma instalação tbm com uns 50 anos e foi tudo substituído e paguei ~3600€ se incluir abertura de roços que fui eu que fiz.Pois não estou a contar gastar tanto a casa é pequena vou optar por calha saliente o material necessário é relativamente barato rolo de fio as tomadas e interruptores, o trabalho do eletricista penso que também para quem percebe e dado que a habitação não terá mais que 60m2. Tenho 1000€ para gastar em toda a remodelação, basicamente pavimentar o chão nas divisões da sala, cozinha e casa de banho, uma cabine de duche e um termoacumulador. Para passar uma semana de férias por ano já fica com outra cara. O resto vou comprando aos poucos.
Existia uma ampla falta de tomadas (1 por divisão, tirando na cozinha que eram duas), não tinha terra e era toda feita em fio de 1,5mm2 (ou até menos).
Aconselho vivamente a trocar isso tudo por novo..quando se arrancou os disjuntores (2..) do 'quadro' é que se viu o estado chamuscado por detrás..o próprio eletricista disse que se admirava de aquilo não ter pegado tudo fogo..dado que um dos eletrodomésticos ligados era uma máquina de secar já antiga..
Enfim, não poupe na segurança.
Colocado por: Creative32o material necessário é relativamente barato rolo de fio as tomadas e interruptores,
Colocado por: Ivo F.Pois vou ver isso normalmente nestas terrinhas levam pouco por mão de obra e o material não penso que seja muito acima desse valor.
Parece barato, mas junte tudo e vai ver que se calhar 1000euros é curto apenas para material de eletricista.
Colocado por: Creative32o material necessário é relativamente barato