Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, sou nova neste fórum e preciso da vossa opinião pois não sei mais o que hei-de fazer:

    Remodelei a minha casa-de-banho e substituí a banheira por uma base de duche em fibra com resguardo de vidro.
    Tudo correu bem durante cerca de um ou dois anos até que a pouco e pouco começou a sair água por baixo da base sempre que se tomava banho. Como ao início era pouca água fui deixando andar até porque não morava ninguém no andar de baixo, logo, ninguém se queixava, até que chegou o dia em que o proprietário de baixo resolveu remodelar o apartamento dele e, depois de pintar o tecto dele, começaram a surgir manchas amarelas no tecto.
    Foi então que deixei de tomar banho em casa e comecei a saga de tentar resolver a situação: chamei a pessoa que me remodelou o wc, que começou por reforçar com silicone tudo em volta da base, mesmo entre a calha e a base, mas não ficou resolvido. A segunda tentativa passou por pôr mais silicone, desta vez em volta da válvula (tudo sem levantar a base) e encher o interior da base de espuma (através de um espacinho que tem entre a base e a tijoleira, por onde foi possível introduzir a espuma), mas também acabou por não resolver.

    Acionei o seguro, pois já estava farta de gastar dinheiro, e ao fim de um mês ou ou dois lá vieram os € do seguro para o trabalho de desmontar o poliban, trocar a válvula, e voltar a montar tudo. Assim fiz: o senhor levantou a base, que estava cheia de humidade e fungos e inclusivé chegou a escorrer água de um dia para o outro em que se encostou a base à parede para secar. A tijoleira por baixo da base afinal não estava betumada, o que ajudou a explicar o facto da água ter passado para o andar de baixo. Colocou-se silicone nas juntas que faltavam betumar. O estranho é que a zona em volta da válvula estava toda seca e a parte húmida era a do extremo oposto, dando a impressao de que a água escorre para lá (possivelmente por inclinação do chão). O senhor trocou a válvula e voltou a colocar a base, fizemos teste para ver se ela estava furada (enchemos a base e tapamos o sifão)mas não houve perda nenhuma, a base estava intacta. Feito isto ele voltou a montar td e a carregar td de silicone, voltou também a encher de espuma por baixo. Disse-me que no dia seguinte já podia tomar banho e assim fiz, só que aconteceu exatamente a mesma coisa: no final do banho, ao fim de alguns minutos, começou a surgir alguma água por baixo, entre a base e a tijoleira exatamente no mesmo sítio. Ninguém consegue perceber de onde vem a água, o picheleiro não sabe mais o que fazer e eu também não. Não tomo banho em casa há três meses, será que alguém tem alguma ideia que me possa ajudar?

    Desde já agradeço a quem teve a paciência de ler o texto todo e muito obrigada pela vossa ajuda:)
  2.  # 2

    não poderá ser da rede de água? ou seja da canalização em vez do esgoto?
    se os tubos de água tiverem uma fuga, essa água poderá estar a ser "enviada" para a base através da parede.
    experimente sem ligar o chuveiro deitar com um balde bastante água nessa base para confirmar isto que eu digo.
  3.  # 3

    Eu pelo menos tive uma rutura num cano da água quente um pouco antes da chegada ao lavatório e aquilo jorrava pela parede e até saiu por uma caixa de uma tomada.
    ou seja pode ser que a água seja proviniente da rede de água e não do esgoto do duche.
  4.  # 4

    Experimente deitar água apenas pro ralo do chuveiro durante 10min, sem molhar o resto da base a ver se a água aparece debaixo da base
    Concordam com este comentário: BM_18
  5.  # 5

    Marco1 muito obrigada pela dica. Fiz o teste mas o problema mantém-se: ao fim do 4º balde lá começou a aparecer a água por baixo da base...
  6.  # 6

    decididamente é do esgoto, agora faça como disse o Sérgio Rodrigues, ou seja mais um teste que poderá permitir localizar a coisa.
  7.  # 7

    Sergio Rodrigues, agora vou deixar secar um bocado para fazer esse teste porque aquilo agora já tem água por baixo outra vez... Obrigada pela sugestão.
  8.  # 8

    Provavelmente existe falta de pendente ou entupimento no tubo de escoamento de águas, em conjunto com a falta de algum oring a tubagem verte água!

    Tente fazer o teste vertendo água durante muito tempo, mas com o chuveiro a meio gás.

    Veja se cifão está limpo???
  9.  # 9

    Olá grupoalves. Vou também seguir a sua sugestão assim que a base secar.
    O cifão está limpo.
    Não sei o que é um pendente, pode explicar, pf? O oring, se é o que estou a pensar (aquela anilha vedante em volta da válvula), existia. Estava ligeiramente torto mas o estranho é que tudo isso foi trocado por novo e a situação manteve-se...
  10.  # 10

    Anonimo06082021 agradeço a sua disponibilidade mas não pretendo contratar ninguem, por enquanto. O que pretendo deste fórum é obter algumas ideias que me possam ajudar a compreender o que se está a passar no meu wc, para poder tomar uma decisao melhor quanto ao passo a dar a seguir.
  11.  # 11

    Fiz os testes que me propuseram: deixei correr água a meio gas, apenas direcionada para o gargalo, durante 30min e a água não apareceu, depois fiz o mesmo com a potencia toda durante cerca de 15 mim (mesmo tempo de um duche) e também não apareceu água. Será que o problema está na água que se acumula nos cantos? Mas aquilo está carregado de silicone de piscinas...
  12.  # 12

    Colocado por: margaolivAnonimo06082021 agradeço a sua disponibilidade mas não pretendo contratar ninguem, por enquanto.

    O dinheiro que você já gastou em água a fazer os testes, já tinha contratado um profissional para lhe resolver o problema.
  13.  # 13

    Agora mande água para a parede a 1 metro da base (em altura)
  14.  # 14

    Já agora, o silicone não é considerado como sistema de impermeabilização no remate à parede.
    • ik
    • 21 março 2019

     # 15

    Colocado por: margaolivFiz os testes que me propuseram: deixei correr água a meio gas, apenas direcionada para o gargalo, durante 30min e a água não apareceu, depois fiz o mesmo com a potencia toda durante cerca de 15 mim (mesmo tempo de um duche) e também não apareceu água. Será que o problema está na água que se acumula nos cantos? Mas aquilo está carregado de silicone de piscinas...


    então pode ser dos resguardo de duche! Entra pelos frinchas dos vidros e sai por fora.

    Faça o teste com o chuveiro apontado para o resguardo e veja se aparece agua depois
    • ik
    • 21 março 2019

     # 16

    Colocado por: Schlüter-PortugalAgora mande água para a parede a 1 metro da base (em altura)


    Duvido que passe pelo silicone novo! Mesmo que fosse do mais fraco que existe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  15.  # 17

    Colocado por: ik

    Duvido que passe pelo silicone novo! Mesmo que fosse do mais fraco que existe

    Não é pelo silicone o problema.
    • ik
    • 21 março 2019

     # 18

    Colocado por: Schlüter-Portugal
    Não é pelo silicone o problema.


    Bom, também duvido que seja por alguma fissura, se fosse o caso penso que aparecia apenas no vizinho de baixo e não debaixo da base

    Mas também não sabemos como foi feito, se tem ceramica por baixo da base
  16.  # 19

    Colocado por: ik

    Bom, também duvido que seja por alguma fissura, se fosse o caso penso que aparecia apenas no vizinho de baixo e não debaixo da base

    Mas também não sabemos como foi feito, se tem ceramica por baixo da base


    Então a cerâmica é um sistema de impermeabilização??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
    • ik
    • 21 março 2019

     # 20

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Então a cerâmica é um sistema de impermeabilização??


    Onde leu isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
 
0.0190 seg. NEW