Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      rnbc
    • 16 março 2019

     # 1

    Olá,

    Preciso de trocar as telhas do meu telhado que têm 55 anos e estão a partir. Infelizmente o ripado é de 370mm em média com desvios de +/- 5mm. O ripado é em betão armado pré-esforçado e está em muito bom estado, pelo que não me apetecia nada fazer um novo.

    As telhas originais são da Cerâmica Vala e têm um ripado médio de 372mm e encaixam mais ou menos bem mas já não existem no mercado. A empresa ou desapareceu ou existe mas só fabrica tijolos. Corrijam-me se estou errado.

    Na zona de Lisboa consegui arranjar fornecedores de telha com ripado de 375mm das Telhas Cobert modelo Telhasol 12 (Lusa), mas essas já encaixam com mais dificuldade. As outras marcas que andei a ver tinham todas ripados maiores.

    Estas telhas com jeito até encaixam nas ripas atrás e ficam justinhas à telha da frente, que é o ideal. Consegui construir uma fiada vertical de 6 perfeitinha. Mas não estou a ver os pedreiros a darem-se a esse trabalho. O mais certo é ficarem assentes na telha da frente e com o travão sem assentar na ripa atrás. Ou seja, com o peso a descair todo na primeira ou segunda fiada de telhas, que não é bom.

    Entretanto descobri que a Cerâmica Sotelha vende Telha Globo (Lusa) com ripado de exactamente 370mm e supostamente com grande tolerância para mais e para menos, mas infelizmente faltam revendedores na zona sul do país. O único revendedor de material deles é a Leroy Merlin mas só tem o modelo Telha Atlas e provavelmente não vai querer encomendar a Telha Globo. Vou falar com eles a ver se dá... mas vou querer uma amostra de 10 telhas antes de comprar para o telhado todo. E é o Leroy, e eu sou um cliente particular e pequeno...

    Podem aconselhar-me fabricantes ou fornecedores de telha na zona de Lisboa ou dispostos a entregar aqui que trabalhem com Telha Lusa com Ripado de 37cm ? Vou querer uma amostra antes, mas posso ir buscá-la eu mesmo.
  1.  # 2

    Humm .
    Oh homem, ligue lá para a cerâmica e pergunte os revendedores na sua zona.... é mais fácil...
    •  
      rnbc
    • 18 março 2019

     # 3

    Eles têm a lista de revendedores na página. Na zona de Lisboa era o Leroy, mas informei-me hoje e deixarem de ser... a seguir o mais próximo é em Coimbra. Mas vou perguntar!
    •  
      rnbc
    • 18 março 2019

     # 4

    Entretanto descobri que o modelo Telha Lusa Global da Coelho da Silva SA adapta-se bem ao ripado existente. De facto até se adapta melhor do que as telhas originais, porque tem mais folga! E é fácil encontrar revendedores da CS em Lisboa. Problema resolvido! hehe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0093 seg. NEW