Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Gostava de colocar aqui algumas questões para saber das experiências pessoais e também da viabilidade de algumas ideias.

Em primeiro gostava de saber se a altura do pé direito (aquela que fica visível depois de colocar o tecto falso) ser 2,4m ou 2,3m em vez 2,5m. Haverá algum grande constrangimento?

Já que vou fazer tecto falso o que acham da ideia de fazer os tubos andarem pelo tecto em vez do chão? Há algum cuidado especial a ter? Há algum impedimento?
    Convém referir que estou a pensar colocar lã de rocha no tecto falso. Contudo tenho ou pouco de receio pois li algures que a lã de rocha pode ser cancerígena. É mesmo verdade?

Um ponto que anda a tirar algum tempo de sono é o aquecimento central.
    A minha ideia passa por aquecimento central a água com recuperador de calor a lenha (a ser colocado na sala de estar, mas também não sei se faz muito ruído ou se é silencioso. Não sei se terá potência para aquecer toda a habitação).

Outra ideia passa, por ter medo de fumos e sujidade na casa, por ter o aquecimento central a utilizar uma caldeira a lenha (a ser colocada na parte da cave, mas está subterrada e não tem ligação ao exterior). Contudo, nesta opção a esposa gostava de ter na sala de estar uma salamandra para termos o conforto do fogo

Pretendo o AQS através de colectores solares por circulação forçada ligados a uma bomba de calor ou termo-acumulador. Entre estes dois não sei bem qual a melhor opção… Será possível dar uma ajuda?

Queria que o recuperador ou a caldeira estivesse ligada à bomba de calor ou termo-acumulador para ajudar o aquecimento das AQS.

Qual das opções será mais viável? Podem dar-me uma ajuda sff.
  2.  # 2

Isso são muitas uvidas e ideias...
    Está a em fase d e projecto da casa ou está a remodelar uma habitação?
  3.  # 3

Colocado por: TheX7Em primeiro gostava de saber se a altura do pé direito (aquela que fica visível depois de colocar o tecto falso) ser 2,4m ou 2,3m em vez 2,5m. Haverá algum grande constrangimento?

entre 2,3 e 2,5 vão apenas 20 cm, parece pouco, mas é o suficiente para dar uma sensação claustrofóbica à casa, se as pessoas foram altas (mais do que 1.80) ainda pior. tente manter pelo menos os 2,5m-
  4.  # 4

@Pedro Barradas pois eu sei que são algumas questões mas penso que a boa vontade e as boas pessoas deste fórum podem dar-me uma grande ajuda nestes "pequenos" pormenores.
    Neste momento estou em fase de projecto e já a pensar nas especialidades.

@pauloagsantos na família somos todos "normais" em termos de altura para Portugal. :D
    A minha ideia era ver a possibilidade de baixar ao pé direito para poder baixar a altura dos vãos que levam as portadas em vidro, além de dessa forma ter um menor volume de ar para aquecer.
    No fundo pensei que 2,4 m poderia ser uma altura aceitável.
  5.  # 5

Colocado por: TheX7Neste momento estou em fase de projecto e já a pensar nas especialidades.

BOAS questoes para colocar aos seus projectistas... e com eles discutir o que possa ser viável ou não... Em paricular a questão dos tectos falsos... e as alturas minimas regulamentares e outras questões...
  6.  # 6

@ Pedro Barradas eu tenho essa consciência mas queria falar com eles e ter já algumas opiniões e conhecimento sobre os diferentes assuntos.
    Acho que é esta a função de um fórum. Poder conversar e tirar algumas dúvidas sobre pensamentos ou opiniões que temos. Por isso quem quiser ajudar eu fico imensamente agradecido, quem não quiser fico na mesma agradecido. :D
    Concordam com este comentário: Diogo999
  7.  # 7

@**** muito obrigado pela sua opinião.
    Esta minha questão surgiu porque ao falar com um colega ele disse que ia ficar com o pé direito a 2,4 m. E eu gostava de saber se há alguma diferença ou inconveniente.

E nos outros pontos alguém pode dar uma ajuda sff.
  8.  # 8

Se é habitação, nunca menos que 2,40m, o que é baixo, mas legal.

A dimensão do compartimento influencia a percepção do espaço. Que áreas tem?
    É um apartamento? É uma moradia?...
  9.  # 9

Colocado por: ADROatelierSe é habitação, nunca menos que 2,40m, o que é baixo,

Então para si que altura deixa de ser baixa?
  10.  # 10

2.60m, pelo menos... mas depedne de muita coisa....
    Já projectei uma casa com a sala com 2.40m.. mas as janelas eram igualmente dessa altura, aquilo fica com uma luminosidade estrondosa!!!, o modo com a luz se propaga pelas superficies...
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasJá projectei uma casa com a sala com 2.40m.. mas as janelas eram igualmente dessa altura

Não será luz a mais? E tem palas para proteção solar?

Por janelas quererá dizer portadas?
  12.  # 12

Colocado por: ****2.60m, pelo menos...

Porquê?
  13.  # 13

Colocado por: sousa tavares

Porquê?
    com 2,40 eu falo por mim, ao gritar golo do braga levanto os braços e sujo o tecto todo
  14.  # 14

Não será luz a mais? E tem palas para proteção solar?

Por janelas quererá dizer portadas?

Janelas de sacada... Com palas e sem palas... Com e sem portadas exteriores de protecção solar... É para todos os gostos e feitios... Depende do que se pretende...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  15.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguescom 2,40 eu falo por mim, ao gritar golo do braga levanto os braços e sujo o tecto todo

... Por exemplo... 😁
  16.  # 16

Colocado por: Sergio Rodriguescom 2,40 eu falo por mim, ao gritar golo do braga levanto os braços e sujo o tecto todo

O que vale é que o Sérgio é de um clube pequenino, marca poucos, se fosse do SCP já tinha partido o tecto todo :-))
  17.  # 17

Colocado por: ****Nao fui eu que fescrevi !

Tem razão. Não sei como isto aconteceu.
  18.  # 18

Não é uma questão de gosto ou de personalização, é uma questão técnica.

Então para si que altura deixa de ser baixa?

Veja as minhas perguntas.

Colocado por: ADROatelierSe é habitação, nunca menos que 2,40m, o que é baixo, mas legal.

A dimensão do compartimento influencia a percepção do espaço. Que áreas tem?
    É um apartamento? É uma moradia?...
  19.  # 19

Colocado por: ADROatelieré uma questão técnica.

Quer dizer qual é essa questão técnica? É claro que também vou ouvir a opinião da minha arquiteta...

Não gosto de um pé direito demasiado alto. Fico com uma sensação de desconforto. Talvez 2,50 mts seja o ideal.
  20.  # 20

Esclareci. Até lhe fiz perguntas que ficaram por responder.

Quer dizer qual é essa questão técnica? É claro que também vou ouvir a opinião da minha arquiteta...

Não gosto de um pé direito demasiado alto. Fico com uma sensação de desconforto. Talvez 2,50 mts seja o ideal.

0.0204 seg. NEW