Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ADROatelierNão posso acreditar.
    A ser verdade, onde é que chegou a nossa profissão?...
    ....

ADRO, claro que pode ser verdade, até tem mesmo ar disso, desculpe.

A vossa profissão é como todas as outras, os bons, os maus, os sem noção...
    Concordam com este comentário: andcalvario, desofiapedro
  2.  # 22

Colocado por: Pedro BarradasEste "projecto" é uma granda LOLADA!!!

Não leve a mal, o autor desta discussão...
  3.  # 23

Tentando responder a todos:

Sim, de acordo com a documentação apresentada o mesmo está inscrito na ordem dos arquitetos.

Indiquei ao arquiteto quais as divisões/espaços que inicialmente pretendia e que a construção não deveria passar dos 200 mil euros.

Foi precisamente pela minha inexperiência no assunto que solicitei aqui comentários e sugestões, de quem sabe e está mais por dentro destas temáticas, face aos primeiros desenhos que me foram apresentados.

Sim, a construção acima do piso 1 está definitivamente excluída da equação após ter visto estas propostas, não gostei da solução apresentada e estou a pensar que talvez se consiga arranjar um espaço de arrumação na cave.

Não pretendo qualquer plataforma giratória na cave, nem tinha percebido que era isso que lá estava desenhado.

Efetivamente a forma irregular de algumas divisões (quartos, sala, cozinha) preocupa-me, principalmente por causa da disposição do mobiliário e organização do espaço.

Quando estes desenhos me foram apresentados, julguei que a razão das formas tivesse a ver com a disposição irregular do lote e das condicionantes de afastamentos face à via pública e ao vizinho lateral... mas pelos comentários do ADROatelier e do Marco1 parece que seria possível criar um T4 de outra forma e mais funcional.

Na sequência do comentário do Pedro Barradas, também me pareceu algo esquisito tanta área envidraçada na zona das escadas... e não tenho gatos pelo que não tinha sequer reparado no muro do alçado tardoz aberto em baixo... não sei qual o motivo. Não compreendi a sua questão dos niveis exterioes de acesso e da rampa para a garagem com portão de 2.40m... o terreno apresenta um ligeiro declive, é mais alto na zona bicuda e mais baixo junto à zona onde é apresentado o acesso para a cave.

Face à quase totalidade dos comentários efetuados, concluo que o que me foi apresentada uma má proposta, que ultrapassa em muito o valor que estipulei, e que deveria ser refeita de raíz, o que pouco ou nada se aproveita... estou errado?

Desde já obrigado a todos pelas análises efetuadas.
    Concordam com este comentário: andcalvario, desofiapedro, zed
  4.  # 24

O conceito era bom. Mas não é para um loteamento desses, nem para 200.000€, está muito mal desenvolvido e se calhar nem é coisa para si. Se tiver interesse veja uma planta de habitação do Gaudi ou do Corderch e tente perceber as diferenças :)
  5.  # 25

Migbat

também não desespere isso ainda é um estudo prévio
    o esqueleto funcional até está correto, a sua forma e racionalidade é que não tem sentido. Ou seja a localização dos espaços até faz sentido.

em termos de linhas tortas apenas para mim apareceu aqui no forum uma unica casa que estava muito bem feita, tudo fazia sentido e tinha logica. Se conseguir encontrar esse topico depois meto aqui.
  6.  # 26

Caro DO, sou lhe muito honesto,
    O mais importante é o senhor gostar, mas cuidado,
    Este projeto está deveras estranho, não há uma divisão com ângulos retos, isto ia-me fazer imensa confusão PAGAR para viver aqui,
    Se ainda por cima, essa morfologia encarece a obra, como parece ser alertado pela malta do fórum, mais cuidado ainda,
    Não desanime, mas olhe, eu pegava nisto e esquecia 75% das soluções e punha o arq a pensar melhor no assunto,

A MENOS QUE este seja um designio, uma premissa inicial da sua parte,
    aí... já me calo ;)

Boa sorte!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • pffm
    • 18 março 2019

# 27

Bem, até pensei duas vezes se comentava ou não já que os comentários têm sido todos negativos.
    A minha opinião é que gosto. Gosto bastante das áreas e da organização dos espaços.
    Isso do "torto" é só uma questão de perspectiva. Eu vivia numa casa dessas, com certeza!

Boa sorte para o que aí vem.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 28

Colocado por: Pedro Barradas
    Adro.. por muito que me custe admitir.. pode perfeitamente!!! infelizmente.

Colocado por: NTORION

ADRO, claro que pode ser verdade, até tem mesmo ar disso, desculpe.

A vossa profissão é como todas as outras, os bons, os maus, os sem noção...
    Concordam com este comentário:andcalvario,desofiapedro

Confirmo a ambos que os desenhos foram elaborados por um arquiteto.

Não leve a mal, o autor desta discussão...

Caro Pedro Barradas não levei a mal, pode ficar tranquilo. Eu também fiquei baralhado ao ver pela primeira vez estes desenhos, sem saber o que pensar... Por isso mesmo resolvi expô-los aqui para ver as vossas reações, comentários e sugestões.

Colocado por: marco1Migbat

também não desespere isso ainda é um estudo prévio
    o esqueleto funcional até está correto, a sua forma e racionalidade é que não tem sentido. Ou seja a localização dos espaços até faz sentido.

em termos de linhas tortas apenas para mim apareceu aqui no forum uma unica casa que estava muito bem feita, tudo fazia sentido e tinha logica. Se conseguir encontrar esse topico depois meto aqui.

Caro Marco1, tal como referi atrás, faz-me confusão as formas irregulares de certas divisões. Gosto por exemplo da solucão da suite na planta da alternativa B, embora tal implique aqueles recantos todos no exterior conforme alçado respetivo da alternativa. Se fosse possível obter o mesmo mas com uma fachada direita... Já a disposição dos quartos traseiros, da sala e da cozinha, nem por isso.

Muitas dores de cabeça se avizinham...
  8.  # 29

Há 25 anos atrás, umas das primeiras coisas que me ensinaram no curso foi a não fazer exactamente o que aqui está nesta planta, quando os lotes são irregulares.

Antes de chegarmos a uma questão de gosto, do meu ponto de vista, é uma questão técnica.
  9.  # 30

Colocado por: ADROatelierEstes desenhos foram mesmo feitos por um arquitecto?
    nem tenhas dúvidas.. hahahaha. parece projecto de faculdade.

mas tudo bem, uma pessoa pode criticar a falta de esquadria das paredes etc. mas não é o uso de paredes toras que qausa estranhesa, mas sim o uso excessivo delas, é excessivo
    mas visto de uma forma critica, não é isso que está mal, mas o excesso a que isto tudo leva, todos os móveis por exemplo terão de ser feitos à medida. os 'layouts' das peças, camas, mobilia, sofás etc ficam com ângulos meios estranhos devido à falta de esquadria. na minha opinião a casa não tem escala para que isso funcione bem.

não tem qualquer comparação com a casa Ugalde... (na minha humilde opinião)
    Outras casas 'tortas', como a casa ANtonio Calrlos e a casa Beires do Siza.. tem elementos diagonais.. mas existe uma contenção/uma disciplina no seu uso que não acontece aqui.

se me perguntarem isto é um projecto de um recém licenciado com uma vontade enorme de deixar a sua marca no mundo.
    mas, como já foi referido, o caminho ainda vai no inicio, isto está ainda no estudio prévio. peça algo mais contido.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Pedro Barradas, José Barnabé, Mk Pt
  10.  # 31

Por necessidade podemos ter alinhamentos diferentes da ortogonalidade, naturalmente.
    Penso que não é disto que se trata neste caso.

O meu contributo é que não se trata aqui de contenção. Pelo contrário, poderia ser algo concebido para ser verdadeiramente fora do comum, estruturado, pensado e com escala - aí sim, seria ousado.
    Assim, é apenas um estranho amontoado.

Tem vistas em 3d?

Quando, em arquitontura, se fala desta coisa "de deixar a marca no mundo", arrepio-me logo. É justamente por os arquitectos se considerarem, por décadas a fio, artistas que é tão dificil, mas tão dificil, sequer falar da arquitectura enquanto profissão técnica para o comum das pessoas.
    Há limites!...

Colocado por: antonylemosnem tenhas dúvidas.. hahahaha. parece projecto de faculdade.

mas tudo bem, uma pessoa pode criticar a falta de esquadria das paredes etc. mas não é o uso de paredes toras que qausa estranhesa, mas sim o uso excessivo delas, é excessivo
    mas visto de uma forma critica, não é isso que está mal, mas o excesso a que isto tudo leva, todos os móveis por exemplo terão de ser feitos à medida. os 'layouts' das peças, camas, mobilia, sofás etc ficam com ângulos meios estranhos devido à falta de esquadria. na minha opinião a casa não tem escala para que isso funcione bem.

não tem qualquer comparação com a casa Ugalde... (na minha humilde opinião)
    Outras casas 'tortas', como a casa ANtonio Calrlos e a casa Beires do Siza.. tem elementos diagonais.. mas existe uma contenção/uma disciplina no seu uso que não acontece aqui.

se me perguntarem isto é um projecto de um recém licenciado com uma vontade enorme de deixar a sua marca no mundo.
    mas, como já foi referido, o caminho ainda vai no inicio, isto está ainda no estudio prévio. peça algo mais contido.
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Migbat
  11.  # 32

Colocado por: ADROatelier
    Tem vistas em 3d?

Relativamente aos 3D, recebi à pouco as seguintes imagens, para as quais agradeço os vossos comentários e sugestões.

Tendo presente grande parte dos comentários efetuados, de que para além da confusão esta construção superará em muito o teto orçamental definido, não querendo de todo abusar, na vossa humilde opinião para um orçamento na casa dos 200 mil que espaços/divisões poderei manter e quais os que certamente terei de prescindir?
      FGYD4023.JPG
      UZSP2164.JPG
      VKIN1578.JPG
  12.  # 33

Outras imagens
      AUXX5280.JPG
      CTEK2634.JPG
      FJJR9168.JPG
  13.  # 34

Colocado por: ADROatelierQuando, em arquitontura, se fala desta coisa "de deixar a marca no mundo", arrepio-me logo. É justamente por os arquitectos se considerarem, por décadas a fio, artistas que é tão dificil, mas tão dificil, sequer falar da arquitectura enquanto profissão técnica para o comum das pessoas.
    Há limites!...
    concordo

quanto aos 3d, veja aqui espaços triangulares residuais sem sentido.. um hall no 1º enorme, sem nexo, e residual...
    em baixo mais triangulos perdidos, uma sala desconfortável.. para n falar em enorme. a mesa de jantar desconfortávelmente posicionada.. nem no 3d o Arqº consegue por a sala a funcionar...

os quartos com angulos estranhos.. é que este layout causa um desperdicio de espaço, até a coz tem um angulo marado.. cabe lá uma mesa confortávelmente?

já os alçados não demonstram a confusão que vai lá dentro
      2kudu2.JPG
      2kud2u.JPG
  14.  # 35

Migbat

cuidado com isso dos 200 mil, só a cave pode custar no mínimo 25 mil

pode dizer mais ou menos que região é que estamos a falar?
  15.  # 36

Colocado por: antonylemos
    quanto aos 3d, veja aqui espaços triangulares residuais sem sentido.. um hall no 1º enorme, sem nexo, e residual...

já os alçados não demonstram a confusão que vai lá dentro

O espaço que refere do hall no 1.º andar em principio era para ser uma pequena saleta/escritório onde estaria uma secretária e estantes para livros.

O triângulo que assinalou no 1.º piso acho que é um dos armários do closet da suite, salvo erro.

Quanto aos restantes reparos (forma da sala, cozinha e quartos), tal como referi atrás, são aspetos que igualmente custo a entender e que julguei serem resultado da forma irregular do lote...

Colocado por: marco1Migbat

cuidado com isso dos 200 mil, só a cave pode custar no mínimo 25 mil

pode dizer mais ou menos que região é que estamos a falar?

Por isso mesmo levantei a questão atrás, para esse valor orçamental, na vossa opinião, quais os espaços e divisões que acham que consigo manter e quais os que devo prescindir, por exemplo piscina, cave, eventualmente algum dos quartos,... Ou abolir a cave e deixar um lugar de estacionamento/garagem no piso 0 onde agora fica a rampa de acesso à cave...

A construção é para ser no alentejo litoral, zona de Grândola (mais para o interior, não junto à costa).
  16.  # 37

Colocado por: Migbatjulguei serem resultado da forma irregular do lote...
    pois, mas não são, tudo bem que o lote pode causar uma ou outra parede fora de esquadria, mas assim não. é que tem paredes que nem estão perpendiculares a nada... por exemplo as paredes da cozinha.

o escritória na zoan de passagem não considero uma opção realista, parece que encaixou ali por preguiça.. o Q2 é super estranho. tem 13m2 mas na realidade, com o despericio de área que constitui aqueles ângulos perde muito.. meta la um cama em planta, e uma cómoda... veja o que resulta...

a torção das escadas não tem conversa sequer..
    a IS da suite é demasiada apertada, e com tanto desperdício noutros locais...

a cozinha, que meta lá a bancada da cozinha e uma mesa de apoio ou de refeição rápida e e veja como funciona, O quarto ADAP... a cama só tem uma posição e sobram uns ângulos estranhos. pense que os cantos fora de esquadria é espaço sem utilidade .. desperdício.

a IS ADAP.. penso ser a Is acessível.. não cumpre. tanto espaço e nenhuma IS cumpre..

por enquanto está mal resolvido, mas com tempo penso que consegue lá chegar. Mas na minha opinião, se quer reduzir os custos da obra para caber nos 200k, reduza os espaços perdidos e sem função, os desperdícios. Meta mobilia nos desenhos todos para ver bem onde está a desperdiçar
  17.  # 38

Colocado por: MigbatA construção é para ser no alentejo litoral, zona de Grândola (mais para o interior, não junto à costa).

Se quiser eu dou umas consultadorias particulares... ainda hoje estive a tratar disso.
    Não é fazer o projecto, Atenção!!! é ensinar método... racionalidade e explicar as questões / implicações técnicas... e as funcionais também...

Hoje tive de fazer isso com um colega (1ª projecto- mas já licenciado faz mais de 8 anos...) das 10:30h até as 19:00h, incluindo reunião com cliente.... uma ajudinha... ainda pro cima qem te´sta a cooordenar o Projecto é o meu gabinete.
    REsolveu-se muita coisa.... e o cliente ficou também satisfeito...
  18.  # 39

PS: outra coisa, já veificou se o seu carro não bate, tendo uma rampa com inclinação de 22.5%
    Concordam com este comentário: antonylemos
  19.  # 40

Colocado por: antonylemospois, mas não são, tudo bem que o lote pode causar uma ou outra parede fora de esquadria, mas assim não. é que tem paredes que nem estão perpendiculares a nada... por exemplo as paredes da cozinha.

o escritória na zoan de passagem não considero uma opção realista, parece que encaixou ali por preguiça.. o Q2 é super estranho. tem 13m2 mas na realidade, com o despericio de área que constitui aqueles ângulos perde muito.. meta la um cama em planta, e uma cómoda... veja o que resulta...

a torção das escadas não tem conversa sequer..
    a IS da suite é demasiada apertada, e com tanto desperdício noutros locais...

a cozinha, que meta lá a bancada da cozinha e uma mesa de apoio ou de refeição rápida e e veja como funciona, O quarto ADAP... a cama só tem uma posição e sobram uns ângulos estranhos. pense que os cantos fora de esquadria é espaço sem utilidade .. desperdício.

a IS ADAP.. penso ser a Is acessível.. não cumpre. tanto espaço e nenhuma IS cumpre..

por enquanto está mal resolvido, mas com tempo penso que consegue lá chegar. Mas na minha opinião, se quer reduzir os custos da obra para caber nos 200k, reduza os espaços perdidos e sem função, os desperdícios. Meta mobilia nos desenhos todos para ver bem onde está a desperdiçar

Caro antonylemos, agradeço os seus reparos, não tinha visto ainda a questão dos desperdícios nem tinha consciência que as IS não estavam conformes sequer. Quanto à cozinha, pela forma da mesma, já suspeitava que a mesma não tivesse as dimensões suficientes para ser mobilada em conformidade.

Pode me explicitar o que quer dizer com a torção das escadas? Não estou a entender...

Se quiser eu dou umas consultadorias particulares... ainda hoje estive a tratar disso.
    Não é fazer o projecto, Atenção!!! é ensinar método... racionalidade e explicar as questões / implicações técnicas... e as funcionais também...

Caro Pedro Barradas, agradeço a disponibilidade demonstrada... De facto, reconheço a minha falta de conhecimento na área, razão pela qual decidi abrir este tópico para recolher opiniões e sugestões de quem percebe mais desta temática, para ter algumas bases e noções no sentido de conseguir construir algo em condições. Não costumo fechar portas nenhumas, está sempre tudo em aberto.

Colocado por: Pedro BarradasPS: outra coisa, já veificou se o seu carro não bate, tendo uma rampa com inclinação de 22.5%

Boa questão, não sei responder... o carro de facto é baixo... algo a ter em conta.

0.0259 seg. NEW