Iniciar sessão ou registar-se
    • ClioII
    • 18 março 2019 editado

     # 1

    Fui alertado pelos inquilinos que tenho o soalho a levantar num apartamento. Na zona em que é, junto ao WC, fui investigar as canalizações.

    Tenho uma caixa de colectores PEX e os acessórios são marca "modul" (nunca ouvi falar, alguém tem referências?).

    Dois acessórios de ligação dos tubos PEX ao colector estão a pingar. Foram enchendo as mangas até verter e provocar os danos no soalho.

    Mais aperto não resolveu. Os O-rings parecem bons (a olhómetro...).

    Como resolver? Qualquer embocadura PEX de outra marca qq funciona aqui? Ou preciso de trocar tudo?
      IMG_20190317_182330040.jpg
  1.  # 2

    Ninguém conhece estes colectores "modul"?
  2.  # 3

    Os coletores são Modul, os adaptadores também o problema está no tubo PEX alguns instaladores tinham esta prática de comprar os coletores e o tubo num outro fornecedor de acordo com vantagens económicas, o tubo PEX tem de acordo com os fabricantes a espessura de 2.0 ou 2.2 e é o seu caso tem adaptadores para 2.0 e o tubo é de 2.2 daí aparecer este tipo de fugas e teve muita sorte de não ter ainda inundação.
    O que aconselho é trocar os adaptadores, porque trocar a tubagem deve ser uma dor de cabeça a manga utilizada parece-me bastante estreita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 4

    Muito obrigado, Costa53, pelo comentário esclarecedor. Por curiosidade: como consegue à vista desarmada perceber uma diferença de 0.2mm nos tubos? E que marca me aconselha a meter para ser compatível com os tubos existentes?

    James: sim, para quem não está no ramo, é tudo "pex". Pelo menos no material está certo, os detalhes só um profissional batido é que os caça. Sim, o melhor era rever tudo e ficar tranquilo.
  4.  # 5

    Bom, fui conversar com um canalizador que me tem feito alguns serviços e não venho muito animado.

    Segundo ele, não me vai adiantar trocar os colectores e acessórios: diz que o material de origem já era mau, já não se arranja e não me adianta trocar porque o tubo propriamente dito já está ressequido da idade e que não irá vedar convenientemente. Diz que é um trabalho que não me faz porque não me dá garantias.

    Posto isto, a solução radical seria refazer a canalização do WC (propõe canalização inox à vista).

    Experts: partilham desta opinião?
  5.  # 6

    Se correr bem, há muitos k partem a meio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 7

    Se partir so a meio não é muito mau, puxa uma ponta de cada lado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  7.  # 8

    Colocado por: Anonimo06082021É ele.ja tentou tirar os tubos?


    Já andou a tentar em tempos fazer com que as uniões tubo/acessório/colector vedem, mas sem sucesso.

    Já vou no segundo caso desde então em que o "pinga-pinga" foi enchendo as mangas e a água vazou e me levantou soalho.

    Para tirar estes tubos teria que partir cerâmicos e massas junto aos aparelhos (lavatório, banheira, etc...) pois os acessórios aqui estão embebidos nas massas.

    Face a este cenário, que me dizem?
  8.  # 9

    Meta multicamada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 10

    Colocado por: ClioIIJá andou a tentar em tempos fazer com que as uniões tubo/acessório/colector vedem, mas sem sucesso.


    se apertar em demasia traça o tubo e depois já não há mais maneira de o fazer vedar.
    No seu caso acho que não precisa de trocar de tubos para já. pode cortar os tubos rente ao adaptador e prolongar com acessórios mais longos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 11

    Colocado por: ClioIIPara tirar estes tubos teria que partir cerâmicos e massas junto aos aparelhos (lavatório, banheira, etc...) pois os acessórios aqui estão embebidos nas massas.


    duvido, estão embebidos nas massas mas é só a face, o resto deve estar dentro de uma caixa. tem só que alargar um bocado os buracos e desapertar dois parafusos para o acessório sair
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  11.  # 12

    Colocado por: Ivo F.

    duvido, estão embebidos nas massas mas é só a face, o resto deve estar dentro de uma caixa. tem só que alargar um bocado os buracos e desapertar dois parafusos para o acessório sair


    Implica partir os ladrilhos cerâmicos da parede à volta dos acessórios.
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021Usar outro tipo de pex e acessorios diferentes sem ser de aperto.

    Infelizmente o pessoal não conhece mais.


    Tenho para mim que se tirar os tubos velhos que estão dentro das mangas não consigo meter lá outros novos. Basta haver um joelho mais apertado e o tubo já não corre, e a minha confiança na qualidade da instalação existente é pouca.
  13.  # 14

    Colocado por: ClioII
    Implica partir os ladrilhos cerâmicos da parede à volta dos acessórios.


    Não, implica partir a cerâmica que está a frente dos acessórios, mas que o espelho consegue tapar.

    Seja como for não precisa tirar os tubos, como disse basta cortar e colocar acessórios novos mais longos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 15

    A situação está cada vez mais bonita. Agora já pinga água no piso de baixo, e o meu canalizador de confiança só tem disponibilidade daqui a um mês...
  15.  # 16

    Colocado por: Ivo F.

    Não, implica partir a cerâmica que está a frente dos acessórios, mas que o espelho consegue tapar.

    Seja como for não precisa tirar os tubos, como disse basta cortar e colocar acessórios novos mais longos.


    A fazer isso, que marca de acessórios ponho dado que a marca original já não existe? Ou prolongo cada boca com um acessório macho/fêmea de meia polegada?
  16.  # 17

    A trocar tenta trocar tudo, o mal disso é mesmo se o tubo parte é fica lá dentro, o k é um 31 do c.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  17.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesA trocar tenta trocar tudo, o mal disso é mesmo se o tubo parte é fica lá dentro, o k é um 31 do c.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    A fazer isso tem mesmo que ser um profissional. Trata-se de um apartamento que tenho arrendado, a 100 km de minha casa e está ocupado por quatro pessoas. Não é uma coisa que se vá fazendo, é uma coisa que tem de ser feita...

    Diacho que só faltava mais esta para me chatear...
  18.  # 19

    Não tem seguro?
  19.  # 20

    Colocado por: ClioIIA fazer isso, que marca de acessórios ponho dado que a marca original já não existe? Ou prolongo cada boca com um acessório macho/fêmea de meia polegada?


    o colector pode não ser de 1/2, existe várias medidas. se não encontrar acessórios troca-se também o colector, por um caleffi por ex., é tirar o colector e levar a alguma casa de material de canalização que eles arranjam a solução que encaixa aí.
 
0.0209 seg. NEW