boa noite precisava da vossa ajuda. vivo num apartamento a 20 anos com os meus pais, possuimos um terraço que é parte comum do prédio mais que é usufruto so da minha fracção. A 16 anos atras meu pai colocou um pequeno telhado nesse terraço a cobrir-lo até ao meio, nesse momento falou com alguns condominos sobre essa colocação e nenhum condomino recusou a colocação, visto que não há comdominio legalizado nesse prédio, nem nunca houve qualquer acta escrita com as respectivas reuniões. Visto isso alguns condominos neste momento levou a assembleia para votar a retirada desse telhado que meu pai colocou a 16 anos. gostaria de saber se isso é possivel, ou se não há legitimidade para tal. muito obrigado pela ajuda que poderam dar-me.
Se conseguir provar que na altura ninguém se ópos, não sei é como vai fazer isso devia ter escrito por papel também não sei se resultará como não foi licenciado que é o que parece talvez seja complicado, é uma situação complicada se ao menos tivesse essa prova ajudava, não sei até que ponto mas ajudava. Alguém por aqui lhe informará melhor
muito obrigado pela sua resposta. conseguir provar que naquela altura que foi feito a obra as pessoas ou pelo menos a maioria não se importava com as obras é dificil, mais isso foi a 16 anos e neste momento já não estão todos os moradores que estavam na altura da obra, e visto que não tinha o condominio legalizado, nem sequer estava aprovado o estatuto do condominio, penso que eles neste momento não podem aprovar uma situação que aconteceu a 16 anos atras, penso eu. muito obrigado a todos que participem e que me possam ajudar.
Suponho que isso seja do outro lado do Atlântico, não? (essa mania de trocar «mas» por «mais», e nunca colocarem o «h» em «há»....)
De qualquer maneira, é uma obra ilegal. Se fosse cá, teria de ter o acordo claro e inequívoco (por escrito) de todos os condóminos. Bastaria que um condómino não a aprovasse para não a puder fazer, mesmo que a Câmara Municipal autorizasse essa obra (o que nem foi o caso).
pois eu não queria desanimar mas básicamente é isso...tento não desanimar as pessoas porque não conheço o caso, mas o luis já fez o trabalho ingrato""...vai ser muito dificil carlinhos
só por curiosidade, esse(s) condominos que se opoem agora ao telhado, deram alguma razão especifica para tal? ou pura e simplesmente não querem o telhado.
em primeiro falou o senhor do andar de cima que disse que não consegue dormir por causa do barulho da chuva, ai em perguntei que chuva já que ele é emigrante vem a portugal 15 dias no mês de agosto e que neste mês de agosto não choveu, e que eu saiba ja chove a 16 anos e ninguem reclamou, esse senhor ficou sem resposta, imtrometeu-se um outro condomino e disse que não era por causa da chuva mais sim porque é feio, ai eu perguntei se sõ é feio agora ou já é a 16 anos e ele novamente ficou sem resposta. o que eu entendo, é que querem tirar o telhado pura e sisplemente porque não querem o telhado. obrigado pela participação senhor marco1
muito boa noite senhor luis K.W gostaria de saber se o senhor tem algum problema com o lado de lá ou o lado de cá do atlântico? gostaria de saber também se o senhor conseguiu entender o que disse? porque como por erro da minha parte coloquei o "mais" em vez do "mas"!, se assim o for eu posso escrever (para se tornar mais compreensível) em Inglês ou em Francês conforme o seu desejo. Assim termino dizendo que do lado de lá do atlantico falasse "...poder fazer..." e não "...puder fazer..." Grato pela sua preciosa ajuda, assim poderei estar mais atento a minha escrita e a dos outros para certificar-me de algum erro por parte dos leitores.
Caro Carlinhos, O que eu escrevi é o que está correcto (sobre a necessidade de autorização, escrita, de absolutamente todos os condóminos, e de licenciamento camarário).
É óbvio que os seus vizinhos têm É INVEJA de V. estarem a usufruir do terraço! Por isso, não vejo como vai conseguir evitar a remoção do telheiro.
Quanto a erros, é melhor nem falarmos. Todos os cometemos. :-)) Encare o meu comentário como uma brincadeira. Eu ia escrever «para que não a pUdesse fazer», daí o meu erro. :-)
Mas os seus (erros) são típicos de quem está do lado de lá da grande poça. Para além do «mais» em vez do «mas», você escreveu «a 16 anos ATRAS», o que é um claro brasileirismo. Talvez derivado do «16 years AGO»? Em Português correcto escreve-se: «Há 16 anos». Sem «atrás». (imagina, em francês, escrever «il y a 16 ans DERRIÈRE»?). ;-)