Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite precisava da vossa ajuda.
    vivo num apartamento a 20 anos com os meus pais, possuimos um terraço que é parte comum do prédio mais que é usufruto so da minha fracção. A 16 anos atras meu pai colocou um pequeno telhado nesse terraço a cobrir-lo até ao meio, nesse momento falou com alguns condominos sobre essa colocação e nenhum condomino recusou a colocação, visto que não há comdominio legalizado nesse prédio, nem nunca houve qualquer acta escrita com as respectivas reuniões.
    Visto isso alguns condominos neste momento levou a assembleia para votar a retirada desse telhado que meu pai colocou a 16 anos.
    gostaria de saber se isso é possivel, ou se não há legitimidade para tal.
    muito obrigado pela ajuda que poderam dar-me.
  2.  # 2

Se conseguir provar que na altura ninguém se ópos, não sei é como vai fazer isso devia ter escrito por papel também não sei se resultará como não foi licenciado que é o que parece talvez seja complicado, é uma situação complicada se ao menos tivesse essa prova ajudava, não sei até que ponto mas ajudava. Alguém por aqui lhe informará melhor
  3.  # 3

muito obrigado pela sua resposta. conseguir provar que naquela altura que foi feito a obra as pessoas ou pelo menos a maioria não se importava com as obras é dificil, mais isso foi a 16 anos e neste momento já não estão todos os moradores que estavam na altura da obra, e visto que não tinha o condominio legalizado, nem sequer estava aprovado o estatuto do condominio, penso que eles neste momento não podem aprovar uma situação que aconteceu a 16 anos atras, penso eu.
    muito obrigado a todos que participem e que me possam ajudar.
  4.  # 4

se na altura tivesse licenciado essa alteração seria uma grande ajuda agora, assim não sei mesmo de onde vai parar a lei""
  5.  # 5

agradeço a resposta e fico a espera de mais alguma opinião
  6.  # 6

Suponho que isso seja do outro lado do Atlântico, não?
    (essa mania de trocar «mas» por «mais», e nunca colocarem o «h» em «há»....)

De qualquer maneira, é uma obra ilegal.
    Se fosse cá, teria de ter o acordo claro e inequívoco (por escrito) de todos os condóminos. Bastaria que um condómino não a aprovasse para não a puder fazer, mesmo que a Câmara Municipal autorizasse essa obra (o que nem foi o caso).
  7.  # 7

pois eu não queria desanimar mas básicamente é isso...tento não desanimar as pessoas porque não conheço o caso, mas o luis já fez o trabalho ingrato""...vai ser muito dificil carlinhos
  8.  # 8

carlinhos

só por curiosidade, esse(s) condominos que se opoem agora ao telhado, deram alguma razão especifica para tal? ou pura e simplesmente não querem o telhado.
  9.  # 9

em primeiro falou o senhor do andar de cima que disse que não consegue dormir por causa do barulho da chuva, ai em perguntei que chuva já que ele é emigrante vem a portugal 15 dias no mês de agosto e que neste mês de agosto não choveu, e que eu saiba ja chove a 16 anos e ninguem reclamou, esse senhor ficou sem resposta, imtrometeu-se um outro condomino e disse que não era por causa da chuva mais sim porque é feio, ai eu perguntei se sõ é feio agora ou já é a 16 anos e ele novamente ficou sem resposta. o que eu entendo, é que querem tirar o telhado pura e sisplemente porque não querem o telhado.
    obrigado pela participação senhor marco1
  10.  # 10

muito boa noite senhor luis K.W
    gostaria de saber se o senhor tem algum problema com o lado de lá ou o lado de cá do atlântico?
    gostaria de saber também se o senhor conseguiu entender o que disse? porque como por erro da minha parte coloquei o "mais" em vez do "mas"!, se assim o for eu posso escrever (para se tornar mais compreensível) em Inglês ou em Francês conforme o seu desejo.
    Assim termino dizendo que do lado de lá do atlantico falasse "...poder fazer..." e não "...puder fazer..."
    Grato pela sua preciosa ajuda, assim poderei estar mais atento a minha escrita e a dos outros para certificar-me de algum erro por parte dos leitores.
  11.  # 11

muito agradecido pela ajuda senhor Fernando Gabriel. Cumprimentos
  12.  # 12

Caro Carlinhos,
    O que eu escrevi é o que está correcto (sobre a necessidade de autorização, escrita, de absolutamente todos os condóminos, e de licenciamento camarário).

É óbvio que os seus vizinhos têm É INVEJA de V. estarem a usufruir do terraço! Por isso, não vejo como vai conseguir evitar a remoção do telheiro.

Quanto a erros, é melhor nem falarmos. Todos os cometemos. :-))
    Encare o meu comentário como uma brincadeira.
    Eu ia escrever «para que não a pUdesse fazer», daí o meu erro. :-)

Mas os seus (erros) são típicos de quem está do lado de lá da grande poça.
    Para além do «mais» em vez do «mas», você escreveu «a 16 anos ATRAS», o que é um claro brasileirismo. Talvez derivado do «16 years AGO»?
    Em Português correcto escreve-se: «Há 16 anos». Sem «atrás».
    (imagina, em francês, escrever «il y a 16 ans DERRIÈRE»?). ;-)

0.0132 seg. NEW