Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou interessada na compra de uma casa que encontrei através de uma imobiliária. A casa está à venda por determinado valor mas estou a tentar negociar por um pouco menos. Pediram-me que colocasse esse valor da proposta por escrito.

    É normal as imobiliárias pedirem que ponhamos por escrito uma proposta que fazemos para a compra de uma determinada casa? Para que fins é usado este documento?
  2.  # 2

    Bom dia! Provavelmente essa imobiliaria que fala é a remax, que aqui no norte é das poucas a pedir propostas por escrito com cheque caução. Se me pergunta é normal, eu respondo que não! Mas posso lhe dizer que trabalho numa imobiliaria(que nao tem esse procedimento) mas concordo com eese procedimento. Se pretende realmente comprar a casa em questão, porque não fazer uma proposta formal? Pense que poderia ser a srª a vendedora e gostava muito que o assunto assim fosse tratado!
  3.  # 3

    A imobiliária é a Era. Pelo telefone disseram que era apenas a proposta por escrito mas não disseram nada acerca de cheque caução. Vou lá esta tarde, vamos ver.

    Obrigada pelo seu comentário.
  4.  # 4

    É, a Era pede isso. Já me aconteceu a mim, e eu fiz o que eles pediram porque não vi em que é que isso me comprometia (não pedem caução). Fiquei com a ideia que é a maneira como eles funcionam internamente, ou seja, é uma prova de que o angariador X está a fazer qualquer coisa (eu acho que os anagariadores ficam à experiência 3 meses e se não conseguem nenhum negócio vão para a rua, o que, aqui para nós, resulta numa péssima qualidade de pessoal, inexperiente e em permanente rotação, e não em pessoal mais motivado, como eles pretendem).
  5.  # 5

    Eu tive a mesma experiência com a Remax e o "colocar a proposta por escrito" resumiu-se a um email mais formal enviado à angariadora a confirmar a minha proposta no valor X. Nada de complicado.
  6.  # 6

    Eu tenho o meu apartamento à venda na Era, e quando me apresentam propostas é sempre por escrito.
    geralmente o comp'rador indica que pretende adquirir o im+ovel por X, fazendo o CPCV na data Y, e a escritura na data Z. Esse documento é assinado pelo comprador, e pela imobiliária e é apresentado ao vendedor do Imóvel.

    este se aceirtar a proposta assina, e é dado assim o primeiro passo para a aquisição dessa casa.`penso que se trata de formalizar uma proposta, de forma a mostrar algum profissionalismo. É a forma que a Imobiliário tem para dar a conhecer ao vendedor uma proposta de um comprador, sem ser por "31 de boca". Eu agradeço essa forma de funcionar, pois detesto ter imobiliária a telefonar e a dizer que um determinado fulano me dá Y pela casa. Prefiro ver a assinatura de um possivel comprador a indicar o que pretende para cobcretizar o negócio.

    Agora acho que só se deve fazer se estiver mesmo determinado(a) a adquirir esse imóvel, e não esteja simplemente a disparar propostas para todo o lado.
  7.  # 7

    Muito obrigada pelos comentários.

    Já fiz a tal proposta por escrito, agora é aguardar pela decisão do dono da casa!
  8.  # 8

    Eu também trabalho numa imobíliária e as coisas não se funcionam dessa maneira, mas isso são regras internas de cada agência. No meu caso marca-se uma reunião com os proprietários e com os potenciais compradores, até porque se os proprietários não aceitarem a proposta apresentada, podem na hora tentar uma contra-proposta.
  9.  # 9

    Aproveito para perguntar: caso assinemos (como proponente) a proposta de compra da remax depois do preço aceite pelo proprietario, e se não entregarmos a caução pedida - a proposta de compra continua válida? Isto é, caso eu mude de ideias e disser que resolvi de outra maneira, sou obrigada a comprar a casa?

    O que se passa é que os documentos necessarios à escritura não estão todos em ordem, por isso neguei-me a entregar qualquer quantia. Por outro lado, nao quero ficar eternamente à espera de que legalizem os papeis. Já muito me admira colocarem o imóvel à venda sem ter os documentos em ordem.
 
0.0141 seg. NEW