Iniciar sessão ou registar-se
    • Josh
    • 21 março 2019

     # 1

    Bom dia
    Preciso de ajuda de quem percebe de eletricidade.
    Eu comprei um apartemanto à 2 meses e tenho tomadas na parede rj45 cat5e. O cabo que passa para essas tomadas vêm de uma caixa ited e também é cat5e. Eu tive que passar um cabo cat6 do router para a caixa para lhe dar sinal de internet e destribuir. O cabo que ligo nas tomadas é cat6 também. O problema é que tenho serviço de 200 megas e só me dá 8 megas . Se ligar o cabo cat 6 direto do router ao pc apanha os 200. Haverá alguma incompatibilidade pelas tomadas e o cabo passado nas paredes ser cat5e e eu estar a ligar o cabo cat6 às tomadas?
  1.  # 2

    • SMBS
    • 21 março 2019

     # 3

    Se a distância não for enorme não devia haver diferença. Os 2 cabos podem ser conjugados...

    Ou é o switch ou os cabos na parede ou as tomadas que cortam o sinal.

    Uma experiência é ligar o PC directamente ao switch. Se funcionar então o problema é mais à frente
  2.  # 4

    Josh,

    Se tiver uma das ligações mal cravadas a ligação pode fazer auto-negociação para 10Mbits, daí estar a conseguir apenas os 8Mbits de Internet.
    Ou se a caixa ITED não estar a utilizar os pares todos do cabo.

    Tem de ter os pares todos (são 4) ligados e bem cravados.
    Pode consultar a Wikipédia ou este desenho rápido com o esquema:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Category_5_cable
    http://www.bb-elec.com/Landing-Pages/CAT5e-Cable-Wiring-Schemes/ntron_cat5e_cable_schemes_dia5.aspx

    Cumprs.
    Concordam com este comentário: Mduvidas
  3.  # 5

    ou compra um testador de cabos.... há uns baratos
  4.  # 6

    primeiro que tudo ao dizeres "tive que passar um cabo do router para a caixa" descreve la essa operacao, e essa distribuicao? estas a alimentar quantas tomadas?

    explica la como tens isso para entender inde esta o erro
    • Josh
    • 21 março 2019

     # 7

    Estou a alimentar apenas uma tomada que é aquela que me interessa. Isto porque nao conseguia de maneira nenhuma por todas a funcionar. Logo um tecnico da nós sugeriu passar um cabo de retorno à caixa ited para alimentar a tomada. O que acho estranho é só coneguir 8 megas
  5.  # 8

    Isso não é de ser cat5e.
    Fichas mal cravadas, distãncia longa, cabos danificados...
    Concordam com este comentário: Dj_C
    •  
      Mk Pt
    • 21 março 2019 editado

     # 9

    Colocado por: JoshEstou a alimentar apenas uma tomada que é aquela que me interessa. Isto porque nao conseguia de maneira nenhuma por todas a funcionar. Logo um tecnico da nós sugeriu passar um cabo de retorno à caixa ited para alimentar a tomada. O que acho estranho é só coneguir 8 megas

    Provavelmente é um cabo mal cravado.

    Na minha anterior casa cravei uns cabos de rede e só conseguia ter 100Mbits.
    Para a ligação/rede interna que tinha chegava e não me tive para chatear.

    Na casa actual também cravei cabos e a coisa correu bem, tenho Gigabit.

    Em ambas as casas com quadros Ited e cabos cat 5e.
    As casas são de dimensões comparáveis, logos tamanho dos cabos devem ser comparáveis também.


    Pode alimentar com facilidade várias tomadas de rede em diferentes divisões da casa, é só meter um switch:


    No quadro ITED. E depois ligar às divisões que pretende, até pode ser todas, que deve ter os cabos de rede de cada divisão no quadro ITED.
    Só pode ser um pouco mais complicado se o quadro ITED for dos mais pequenos, mas um destes de 4 portas (+1 para fazer entrada de sinal) deve caber.

    Custa uns 20 e poucos € um normal, ou 20 e tal/30€ se for com uma norma diferente, se quiser ter o switch entre o modem/router do ISP e a box de tv do ISP (por exemplo: ter o modem/router do ISP na sala mas meter a box de tv no quarto).


    Com o switch é facil perceber se tem rede Gigabit ou não: O switch acende luzinha aos cabos de redes conectados lá, se for luz verde é gigabit, se for laranja é 100megabits.
    Provavelmente se for 10megabits é capaz de ser de outra cor, mas nunca me sucedeu.

    Para usufruir dos 200Mb que tem de internet necessita de rede gigabit.
  6.  # 10

    Numa casa normal o comprimento dos cabos nunca será factor a equacionar.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 11

    ora entao vamos lá descobrir o erro, tu referias ali que "se ligares o cabo directo funciona" o que queres dizer com isto?

    e a sequencia de cores nas fichas, fizeste tu? explica lá isso do directo para entender se levaste o computador para perto do router ou se eliminaste algum cabo para conseguir ligar directo, nao vá a avaria estar nesse cabo
    • Josh
    • 21 março 2019

     # 12

    Vou optar por comprar um switch e ver se as ligações estão mal feitas ou não. Provavelmente estão porque tenho um cabo do router direto a um quarto pela parede, nem vai à caixa ited e também só me dá os 8 megas.


    Rede gigabit acho que tenho porque eu consigo os 200 na porta 4 do router ligado direto ao pc. O que eu queria uma vez que tenho caixa ited e tomadas com os cabos passados era evitar ter um cabo a passar pela casa toda.

    Vou testar as soluções dadas por vocês.

    Amanhã já dou feedback se resolveu.
    • Josh
    • 21 março 2019

     # 13

    Putefabio quando digo direto é do router ao computador. O cabo é cat6 e já vinha completo sem necessidade de cravar. Dá os 200 megas.

    Agora, quando ligo esse mesmo cabo cat 6 à caixa ited para alimentar a tomada que eu queria apenas me dá os 8 megas. A sequencia de cores está correta pela norma b
  8.  # 14

    bem assim nao e facil, falas em atis, depois falas em cabos directos para o ati, depois cabo directo sem ir ao ati, depois falas em gigabit, nao explicas as ligacoes, e afinal onde está esse pc que dá gigabit?

    enquanto nao explicares bem as coisas nao dá para te ajudar e já te estás a confundir todo, vais comprar um switch e ficar com o mesmo problema, o switch apenas te permite dar ligacao a todas as tomadas enquanto agora so tens numa, enquanto nao resolveres o problema, nao ha switch que te ajude, o switch vem depois.

    há e tem mais, como estar a fazer o teste dos 8MB, tu estás mesmo a falar de velocidade da rede interna ou estás a falar de velocidade de internet é que sao coisas totalmente diferentes
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 15

    Colocado por: JoshVou optar por comprar um switch e ver se as ligações estão mal feitas ou não. Provavelmente estão porque tenho um cabo do router direto a um quarto pela parede, nem vai à caixa ited e também só me dá os 8 megas.


    Rede gigabit acho que tenho porque eu consigo os 200 na porta 4 do router ligado direto ao pc. O que eu queria uma vez que tenho caixa ited e tomadas com os cabos passados era evitar ter um cabo a passar pela casa toda.

    Vou testar as soluções dadas por vocês.

    Amanhã já dou feedback se resolveu.


    Mas estavas a dizer que tinhas passado um cabo do router da NOS para a caixa ITED. Esse cabo foi ligado num dos conectores do ITE D que dão seguimento para um quarto.

    Como assim tens um cabo directo do router pela parede para a tomada do quarto? Passaste outro cabo do Router -> Caixa ITED -> Tubagem do quarto ?

    O switch é útil para multiplicar para os quartos o único cabo que tens do Router para a caixa ITED.
    Não precisas de ter o switch para perceberes onde está o problema entre : Router -> Caixa ITED -> Quarto
    • Josh
    • 21 março 2019

     # 16

    Logo vou fazer o teste de, na caixa ited desligar o cabo que vai para a tomada que quero, cravar essa ponta e ligar um switch . Depois vou à tomada e faço o teste
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samueld
  10.  # 17

    loooool deves ter uma sorte, nao dá directo dá com switch.
    •  
      Mk Pt
    • 21 março 2019 editado

     # 18

    Como já disseram o switch não resolve problema nenhum.
    Além da função de 'distribuir' rede, só dá para perceber com facilidade se tem ligação Gigabit, 100 megabit ou menos. Pelo menos alguns modelos, não sei se são todos.

    Se os cabos ficarem bem cravados deverá ter gigabit, a não ser obviamente que algum equipamento pelo meio(router, switch,..) não seja gigabit.


    ATENÇÃO
    Há routers de ISP que só têm uma porta gigabit, se ligar cabo de rede a outra porta só vai ter 100 megabit. Mas isto não é justificação para só ter 8 megas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 19

    Boa Noite,

    Acabaram de instalar em minha casa o serviço fibra da vodafone, tenho ited instalado em casa, mas os tecnicos não conseguiram ligar o router ao ited, para assim distribuir pela casa toda....
    nesta materia alguem me poderia ajudar....

    envio imagem de como tenho as coisas....

    Obrigado
      ited.jpeg
  12.  # 20

    eina cum caraças o que prai vai, entao isso ja nao fecha é, nao me digas que foram eles que deixaram isso assim?

    se sim,manda ja uma reclamacao para a vodafone, que isso que aí está é uma vergonha

    onde e' que vai dar esse fio amarelo da fibra optica?

    ja agora acrescento que para ligar a casa toda, terá que colocar um switch dentro do ATI (ou ited como queira chamar) porque o projecto de ITED apenas contempla ter tomadas em todas as divisoes mas nao contempla todas essas tomadas conseguirem funcionar ao mesmo tempo alimentadas por um equipamento, no seu caso o router, ou seja requer sempre comprar um equipamento para interligar isso tudo.

    em qualquer loja informatica vendem uns switchs de 4 ou 8 portas por 20 ou 30€ é comprar e instalar
    Concordam com este comentário: Caravelle, fernandoFerreira
 
0.0227 seg. NEW