Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A vantagem da pintura que nos ficou de há décadas e séculos atrás, é que foi exposta ao filtro do tempo que deixou no esquecimento muita coisa de menor de qualidade.

    Quanto à pintura contemporânea, há algumas coisas que me agradam, outras não e ainda outras para as quais só encontro uma palavra: fraude.
    Concordam com este comentário: DEEPblue
  2.  # 22

    Colocado por: SirruperJa vi os frescos do Miguel Angelo na Capela Cistina e nao fiquei espantado pelo trabalho tao aclamado.
    Entristece-me a sua historia.
    A Igreja Católica é miseravel. Foi a sensaçao que fiquei depois de admirar aquela arte.

    Eu também não gosto que se cortem cabeças às pessoas, mas isso não influi minimamente no gosto que tenho em ver a "Decapitação de João Batista" em particular e a pintura de Caravaggio no geral.
  3.  # 23

    Já agora gostaria de saber a razão pela qual me retiraram posts deste tópico
    • MVA
    • 24 março 2019 editado

     # 24

    A arte é muito subjectiva obviamente, mas tenho que concordar com o Tobias. Aquelas pinturas (para mim) de arte não têm nada.

    Para mim isto é arte. Reparem no nível de detalhe. Até o véu é feito de mármore esculpido. Simplesmente maravilhoso.
      a83eR0p_460swp.jpg
  4.  # 25

    Então o que aconteceu?
    = User foi banido ou apagou a conta?


    Sistina é com S.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_Sistina
    • VCAC
    • 24 março 2019

     # 26

    Como é que um tópico sobre arte... que até poderia levar a uma discussão bastante interessante, pode descambar assim na primeira página ???!!!!

    Enfim....
  5.  # 27

    Caro Vcac , a discussão até foi interessante ,leu desde o inicio certo?
    O que é que foi escrito para que ache que o tópico "descambou" ?
    Não está habituado a discussões?
    O seu nível está muito acima dos demais aqui do fórum?
    Alguma coisa que foi dita feriu a sua sensibilidade?
    Fale Homem diga o que lhe vai na alma
  6.  # 28

    Esta discussão faz-me lembrar este vídeo entre outros sobre este tema https://m.youtube.com/watch?v=lNI07egoefc
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 24 março 2019 editado

     # 29

    A arte é muito subjectiva, e, mais do que gostos, há que vê-la à base de algum fundamento de conhecimento de causa, só isso nos permite ver a arte pondo de lado o nosso gosto pessoal. É algo que vamos aperfeiçoando com o tempo e com as nossas experiências. Não deixando de ter gosto pessoal e preferências, há que fazer algum esforço para, ainda assim, ver um pouco além.
    Por exemplo aqui neste tópico em que eu sugiro que o autor contextualize a arte dentro de um ambiente de interiores, até isso pode ser polémico porque, na realidade, a arte não deve se submeter a uma decoração..mas, como o interesse do autor parece ser a arte dentro do design de interiores e o meu será de facto usar arte nesse mesmo sentindo, sugeri expor a sua arte como me parece mais útil, para um ambiente de interiores, e numa perspectiva mais comercial com esse propósito, e mais comercializável, uma vez que a percepção do quadro dentro da casa será mais fácil.
    Sobre a falta de sensibilidade aqui tão bem revelada apenas, a mim, me parece absoluto impedimento em discutir a arte (que nem foi o que nos foi pedido, mas até poderia ter tido algum interesse..) porque quem não tem sensibilidade de postura ou em exprimir-se, seja a favor ou seja contra, dificilmente terá a sensibilidade que lhe permita apreender arte.
    Logo, o interesse do debate torna-se nulo. É apenas mais uma discussão sem pés nem cabeça e infértil sem qualquer valor acrescentado para qualquer um que nela participe.
  7.  # 30

    ok , Gabinete esteja á vontade para nos fazer lembrar qualquer coisa , se possível com algum interesse
    • VCAC
    • 24 março 2019 editado

     # 31

    Caro iniciado1, li.

    Quando escrevi "descambar", referia-me ao facto de se denegrir fortuitamente o trabalho de alguém, como foi feito aqui em alguns comentários que entretanto foram apagados…

    Pode-se gostar e pode-se não gostar, porém o facto de não se gostar não deveria dar o direito de "achincalhar"...digo eu…
    Por exemplo o iniciado1 não gostou particularmente do trabalho do artista, não lhe tocou na alma, referiu-o no seu comentário, manifestando a sua opinião, mas fê-lo de forma construtiva e cordial, aqui está a diferença.

    Desde quando é que estar habituado ou não a discussões faz com que passemos a gostar delas????
    (Por acaso até gosto de discutir, quando o tema é interessante e os participantes são construtivos)

    Ninguém feriu a minha sensibilidade, mas obrigado pela sua preocupação.
  8.  # 32

    Sem querer criar quezílias entre nós , digam me por favor, alguém que saiba, o que é que a arte (neste caso pintura ) tem a ver com decoração de interiores.
    Uma obra de arte nada tem a ver com decoração de uma sala.
    amanhã encomendo a um artista um quadro que faça pendant com o chão da sala.......isso alguma vez será arte?
    Bem .....as gajas do varão também acham que o strip é uma arte
  9.  # 33

    Colocado por: CMartinsó isso nos permite ver a arte pondo de lado o nosso gosto pessoal.

    Isso é possível?! Ganha-se alguma coisa em apreciar arte que nos desgosta ou repugna?

    Como esta:

    https://heterodomestico.pt/a-arte-nao-tem-de-ser-bonita-nem-tem-de-122061
  10.  # 34

    Colocado por: iniciado1Bem .....as gajas do varão também acham que o strip é uma arte

    Os clientes que vão ver pagam bem.
    Ou seja gostam e apreciam.

    É uma dança fisicamente exigente e até há aulas para mulheres "normais" aprenderem.

    Não é qualquer uma que tem estas artes.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 35

    uma vez um tipo estava a ouvir uns intelectualoides a falar de pintura e vira-se para o amigo e diz: estão para ali armados e são tão ignorantes que nunca devem ter visto uma pintura de Beethoven.
  12.  # 36

    Colocado por: marco1uma vez um tipo estava a ouvir uns intelectualoides a falar de pintura e vira-se para o amigo e diz: estão para ali armados e são tão ignorantes que nunca devem ter visto uma pintura de Beethoven.

    O Santana Flopes é conhecido por uma do género. Quando era Secretário de Estado da Cultura disse que uma das peças musicais que mais gostava eram os Concertos de Violino de Chopin, coisa que afinal não existe.
  13.  # 37

    Boa noite,
    Em primeiro lugar, desculpem a demora na minha resposta.
    Não esperava que esta discussão tomá-se esta direcção. Ao introduzir o post, não expus nenhuma consideração artística nem filosófica precisamente porque queria focar-me em entender a forma como acontece esta negociação entre empresas e artistas na área da arquitectura de interiores. Visto que "Pintura" pode significar muita coisa, partilhei o meu trabalho apenas para incentivar discussões um pouco menos vagas e se entender do que estaríamos a falar, não para pedir opiniões sobre as pinturas em si. Nem acho que um fórum da internet seja o melhor sítio para o efeito. Para uma conversa alinhada sobre arte, ou qualquer outro tema mais filosófico, requer-se que todos os participantes tenham pontos de referências, experiências e culturas semelhantes (algo que é impossível de controlar num fórum público).

    Ainda assim retive algumas ideias: devo visar no meu website mostrar as minhas obras dentro de contextos que revelem a sua escala e realcem as suas potencialidades na área do design/decoração. Quando criei esta página, não tinha em mente explorar este mercado, mas se o quiser fazer, tenho, realmente, de me focar nestes aspectos.

    Obrigado pelos comentários e contribuições.
    (Obrigado ao José Barnabé que, talvez prevendo o descambanço, públicou um podcast sobre o tema.)
    Concordam com este comentário: CMartin
  14.  # 38

    Pedro,
    Achei especialmente as de Lisboa Lisboa facilmente enquadráveis, em design de interiores. Não quer dizer que as outras não sejam, depende do ambiente.. Vou segui-lo no facebook.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroamaro
  15.  # 39

    eu então como gosto muito de pinturas, desde que elas estejam disponíveis acho que as conseguia enquadrar em qualquer ambiente, ou seja há sempre espaço para.
  16.  # 40

    Pensei que hoje em dia os artistas plásticos já não eram convidados(exceptuando obras públicas-Ex:Estações de Metro) a participar na decoração de interiores como outrora:

    Hotel Ritz
    https://www.fourseasons.com/pt/lisbon/dining/lounges/almada_negreiros_lounge/


    Pastelaria Mexicana-Querubim Lapa
    http://www.lojascomhistoria.pt/lojas/pastelaria-mexicana

    E muitos outros cuja obra é constantemente perdida em remodelações de mau gosto.


    Casas particulares com frescos e tectos pintados hoje em dia é muito raro...


    Obras de arte contemporâneas em decoração de um apartamento ou moradia, achava eu que era mais comum uma diversidade de escolhas não concentrados numa única entidade criadora.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroamaro
 
0.0202 seg. NEW