Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Isabel vá colocando aqui mais informações que a gente ajuda,
    se depois comprar diga/pergunte sobre dúvidas que nós tentamos ajudar :)
    • aiac
    • 2 setembro 2009

     # 42

    Sim, sim, como disse neste momento ainda estou à procura de terreno ou casa antiga para remodelação, mas surgindo questões, vou chateando... :)
    Obrigada pela vossa disponibilidade!
  2.  # 43

    Se puder comprar um terreno e construir de raiz terá a vantagem de criar algo mais ao seu gosto.
    Eu sei que não deveria dar este conselho pois são a actitudes destas que tem feito que o nosso parque habitacional esteja cada vez mais degradado e que o mercado esteja entupido de casas para vender.

    : )))
    • aiac
    • 2 setembro 2009

     # 44

    Pois...mas deixe lá o politicamente correcto...todos temos as nossas opiniões, não é...? ;)

    De facto o construir de raiz tem essa vantagem, tenho noção disso, por isso a minha procura abrange também terrenos, mas acho que a remodelação, se aquilo que fôr possível fazer ficar minimamente ao nosso gosto, tem o seu interesse: é mais rápido, tem menos burocracias...

    E terrenos para construção de moradia de 4 frentes, até 75.000€ (tecto máximo dos máximos), numa zona que não seja o meio do monte está dificil de arranjar... :))
  3.  # 45

    Quantos ás burocracias de uma remodelação serem menos ... Depende. Podem ser exactamente as mesma de uma construção nova.
    Quanto a ser mais rápido já posso concordar.
    Contudo tem que contar com os impervistos de uma remodelação que nem sempre são faceis de adevinhar, como seja:
    Ter que substituir toda a canalização e electricidade...
    Ter que fazer a contenção de paredes que se julgavam estaveis...
    Ter que fazer impermeabilizações não contabilizadas...
    Ter...
    Ter...

    Quantos aos terrenos depende das zonas, eu arranjei um há 2 anos em loteamento já com infraestruturas por 60.000
  4.  # 46

    Colocado por: zedasilvaSe puder comprar um terreno e construir de raiz terá a vantagem de criar algo mais ao seu gosto.
    Eu sei que não deveria dar este conselho pois são a actitudes destas que tem feito que o nosso parque habitacional esteja cada vez mais degradado e que o mercado esteja entupido de casas para vender.

    : )))


    Olhe que não, olhe que não. Muitas vezes o que sai é uma daquelas casas de 4 paredes amarelas a fugir para o bege, caixilho branco com portadas e aros a verde, e um cheirinho a alecrim (a cal já não se usa), iguaizinhas do Minho ao Alentejo (no Algarve é o mesmo, mas já são diferentes, levam uma chaminé algarvia). E um tipo se chega com os copos ainda entra sem querer na casa do vizinho, ou da vizinha, de tão parecida que é (a casa, não a vizinha). Mas isso agora não interessa nada.

    Comparar uma casa antiga com uma casa nova a imitar o antigo é como confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre-de-obras. A casa antiga tem outra coisa, que é uma história, e uma outra relação com o sítio. E isso não se arranja no Leroy Merlin. Pelo que um bom trabalho de recuperação, também pode ser feito a gosto, e o resultado final é extremamente compensador.
    • aiac
    • 2 setembro 2009

     # 47

    Lol...Acho que o marido da vizinha não ía gostar lá muito disso...
  5.  # 48

    Concordo consigo Augusto
    Vivo num loteamento com 6 casas assim :)))
    Fui o único mete nozo que decidiu fazer uma diferente.
    Assim não corro o risco de chegar a casa e ter lá o vizinho.
    Mas tb não tenho desculpa para me enganar na porta :(((
    • aiac
    • 2 setembro 2009

     # 49

    Tenho exemplos dentro no meu circulo de amigos que reconstruiram e construiram de raiz e ambos os casos terão vantagens e inconvenientes...eu pondero como possíveis as 2 situações, acho que será mesmo uma questão do que encontrar primeiro, em termos de boa localização, boa disposição solar, bons espaços, etc...

    Mas confesso que como acalento este sonho já há tanto tempo, para mim constitui um GRANDE atractivo a maior rapidez na conclusão da obra no caso das remodelações...
  6.  # 50

    A pressa é inimiga da perfeição.
    Depressa e bem há pouco quem.

    Mas o sucesso de uma obra parte em grande parte pelo empenho que se põe nela. Assim quer seja construção nova quer seja remodelação parta para a obra só depois de ter a certeza de que o que tem no papel é mesmo aquilo que pretende ver construido.
    È relativamente barato refazer um projecto. Já refazer meia obra sai muito caro.
    Incomode incomode incomode o seu técnico. È para isso que lhe paga. Se não perceber alguma coisa diga-o nunca tenha vergonha de mostrar ignorância.
    O cidadão comum não tem que perceber de desenhos e de obra, cabe aos técnicos serem capazes de os fazer entender.
    Se me falar a mim de passivos e activos a única coisa que me vem há memória são os gays...
    : ))) (Sem ofensa para a comunidade)
  7.  # 51

    Colocado por: AugstHill


    Comparar uma casa antiga com uma casa nova a imitar o antigo é como confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre-de-obras.


    :-)))

    E a questão da relação com o sítio é muito, muito importante. O ambiente, quer seja natural quer seja construído, leva décadas a amadurecer.
    • aiac
    • 2 setembro 2009

     # 52

    Zedasilva, como é que você faz isso? Tá sempre a tirar as palavras da minha boca! Ou melhor, as letras do meu teclado!! :))
    No meu post eu ía justamente escrever que "sei que a pressa é inimiga da perfeição, etc, etc...", mas não pús para não me alongar... :)
    Quando tiver a casa ou terreno escolhido e um técnico para chatear, acredite que chateio!! :) Mas por enquanto ainda só vou chateando por aqui...;)
  8.  # 53

    Colocado por: aiacZedasilva, como é que você faz isso?

    Alguns anos a aprender com os erros dos outros e hás vezes tb com os meus :)))
    Chateie as vezes que quizer è com a analise de casos concretos que todos nós aprendemos.
    Até aqueles que fazem deste mundo (construção) vida muitas vezes tem reconhecido ter aprendido aqui já coisas que desconheçiam e outras vezes mudado de opinião sobre assuntos que aqui tem sido tratados.
  9.  # 54

    Colocado por: aiacTenho exemplos dentro no meu circulo de amigos que reconstruiram e construiram de raiz e ambos os casos terão vantagens e inconvenientes...eu pondero como possíveis as 2 situações, acho que será mesmo uma questão do que encontrar primeiro, em termos de boa localização, boa disposição solar, bons espaços, etc...

    Mas confesso que como acalento este sonho já há tanto tempo, para mim constitui um GRANDE atractivo a maior rapidez na conclusão da obra no caso das remodelações...


    a questão é mesmo o caso especifico que formos encontrar, por vezes é melhor construir outras reconstruir
    tudo depende do que se encontrar na pesquisa, com esses ingredientes todos e muitos mais.
    ou seja é relativo como diz Isabel, tudo depende da situação terreno/casa ou terreno.
  10.  # 55

    Aproveito a boleia da Isabel e gostava de apresentar a minha situação e pedir o vosso concelho.

    Comprei agora uma casa de 1934 em Lisboa (Alameda). É um apartamento no r/c de um prédio de 4 pisos, um apartamento por piso. Penso que o prédio tenha sido construído com aquela característica da altura, verticalmente em alvenaria de tijolo e horizontalmente com lajes maciças de B.A (seja lá o que isso for!). As paredes exteriores são enormes, as janelas e as portas exteriores têm a ombreira em cantaria e as assoalhadas têm o pavimento em tábua corrida (pelo menos no r/c). No interior, as paredes são de 15cm ou 25cm. Planta

    Tenho-me aconselhado com um arquitecto mas não vou fazer projecto. Pedi ao empreiteiro para fazer a demolição de duas paredes de 15cm e reforça-las com vigas. Independentemente das questões legais, acham que há algum risco envolvido nesta situação, ou por serem paredes estreitas e fazermos um reforço a segurança fica garantida?

    Obrigada

    obicodaobra.wordpress.com
  11.  # 56

    Colocado por: Rita JacobettyAproveito a boleia da Isabel e gostava de apresentar a minha situação e pedir o vosso concelho.

    Comprei agora uma casa de 1934 em Lisboa (Alameda). É um apartamento no r/c de um prédio de 4 pisos, um apartamento por piso. Penso que o prédio tenha sido construído com aquela característica da altura, verticalmente em alvenaria de tijolo e horizontalmente com lajes maciças de B.A (seja lá o que isso for!). As paredes exteriores são enormes, as janelas e as portas exteriores têm a ombreira em cantaria e as assoalhadas têm o pavimento em tábua corrida (pelo menos no r/c). No interior, as paredes são de 15cm ou 25cm.Planta

    Tenho-me aconselhado com um arquitecto mas não vou fazer projecto. Pedi ao empreiteiro para fazer a demolição de duas paredes de 15cm e reforça-las com vigas. Independentemente das questões legais, acham que há algum risco envolvido nesta situação, ou por serem paredes estreitas e fazermos um reforço a segurança fica garantida?

    Obrigada

    obicodaobra.wordpress.com


    se o reforço for bem dimensionado não há problema, a questão é mesmo que reforço vai ser feito, chega? não chega?.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Jacobetty
  12.  # 57

    A antiga proprietária do meu apartamento igual ao seu partiu várias paredes e, segundo uma amiga minha engenheira civil, fez o que era preciso em termos de estrutura. Mas não faça o que ela fez, meter o entulho todo das obras na caixa de ar tapando os respiradouros!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Jacobetty
 
0.0235 seg. NEW