Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Sou novo nestas andanças e por isso criei um novo tópico para obter a vossa ajuda.
    Sou herdeiro de um prédio no centro histórico de Barcelos registado com 4frações independentes, dividido por 2andares sendo composto no piso de baixo por um T-1 e um T-0 e no piso de cima por um T1+1 e um T-0. A ideia passará por demolir por ser uma habitação já muita antiga, ainda com lajes de madeira e paredes interiores em tafife, e aumentar mais um andar sendo mais recuado em relação à fachada que não pode ser alterada.
    A área útil é de 141m2 e a área de implantação é de 81m2, mas acredito que este possa ser um pouco maior, visto os 60m2 (quintal)serem divididos em 2, um deles com 54m2 e o outro com 6m2(o edifício faz uma forma de “L” e a ideia passa por acertar a sua forma aproveitando o quintal mais pequeno).
    Agora que está mais ou menos detalhado, segue o pedido da vossa ajuda.
    Procuro a vossa ajuda/opiniões/experiências idênticas.
    Pretendo orçamento médio para demolição e construção de 3apartamentos T-2, um por cada piso.
    Rondará uma construção de 3andares com área de 80/85m2 cada. (Mais o espaço de caixa de escadas ).
    Da vossa experiência qual o método melhor de construção na relação preço/qualidade.
    Será melhor o tradicional com alvenaria em bloco/tijolo ou estrutura metálica? Ou outro?
    Prós e contras?
    Desde já vos agradeço qualquer ajuda/dica.
  2.  # 2

    Antes de pensar na demolição... já tem o projecto de ampliação aprovado pela CM- Barcelos?
  3.  # 3

    Bom dia. Neste momento, se não puder ampliar, mantenho as mesmas áreas. Para já a ideia passa mesmo por recolher opiniões e se possível valores arredondados, para ver se terá pernas para andar. Sei que deverei recolher opinião com arquitecto do que dará ou não para construir e claro meter o projecto à Camara. Logicamente não avançaria para a demolição sem ter aprovações por parte da CM.
  4.  # 4

    Tudo isso deve ir para cima de 400k.
    Concordam com este comentário: fredcunha
  5.  # 5

    Colocado por: Costa04A área útil é de 141m2 e a área de implantação é de 81m2, mas acredito que este possa ser um pouco maior, visto os 60m2 (quintal)serem divididos em 2, um deles com 54m2 e o outro com 6m2


    acho isso curto. mesmo que o pdm permita usar toda a area estavamos a falar de 81m2+60m2 do quintal. um total de 141m2. O RGEU indica um minima de 72m2 para um t2, 52m2 para um T1 35m2 para um T0

    assim em 141m2 não consegue encaixar dois t2 por piso. talvez um t2 e um t1, ainda sobra 17m2 para encaixar a escada.



    Colocado por: PalhavaTudo isso deve ir para cima de 400k.


    uma conta cega de 141m2 x 3 pisos x 1000€ o m2 = 423.000. Não deve andar longe.
    Concordam com este comentário: fredcunha
  6.  # 6

    Antes de fazer qualquer coisa deve marcar uma consulta com um técnico do urbanismo para ver efectivamente o que pode ou não fazer. Sendo zona histórica muitos edifícios são protegidos o que impossibilita a demolição integral (pode eventualmente conseguir que aceitem manter a fachada e demolir o interior se bem justificado que economicamente não é viável a recuperação).

    Após recolher esta informação e saber as limitações e capacidade construtiva do local pode fazer uma estimativa grosseira do custo (os tais 1000€ que falam por aqui, que vale o que vale mas sempre tem uma ordem de grandeza mas pouco mais) e se achar que é viável deve consultar um Arquitecto e uma equipa de Engenheiros para o desenvolvimento do projeto (eu pessoalmente recomendo separar as equipas de Arquitectura e de Engenharia).
 
0.0119 seg. NEW