Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Para a construção de uma a moradia, quais as características que um levantamento topográfico de um terreno devem ter?

    Pelo que li no fórum já percebi que este deve ser
    georeferenciado datum73, e de preferência a uma escala de 1:200 ou no mínimo 1:500.

    Existe mais algum factor importante a ter em consideração para quando for pedir orçamento?

    Obrigado
  2.  # 2

    em principio vc não tem de se preocupar com nada disso. o topógrafo deve saber o que tem de fazer, basta vc dizer para que fim pretende o levantamento.

    mas de qualquer forma ligue para a sua CM ou pesquise essa informação no site da CM.
  3.  # 3

    não é no fórum que lhe dão a certeza do que a sua camara exige.

    a camara e o topografo é que sabem qual a georreferenciação que usam pode ser por exemplo outras pedem Datum: PT-TM06/ETRS89 (planimetria e altimetria)

    peça que localize as arvoras, as cotas altimetricas corretamente da via publica adjacente assim como se possivel as cotas altimetricas do terreno dos vizinhos e construções, numa envolvente do seu terreno numa faixa de pelo menos 5 m

    se tiver construções vizinhas peça para lhe darem tambem a cota de beirados e cumeeiras.
    ah e não esquecer marcar bem as infrastruturas na via publica ( caixas de saneamento, gás, edp )....
  4.  # 4

    O datum 73 está obsoleto, mas ainda é aceite em território nacional.
    O sistema de coordenadas deverá ser o
    ETRS89.
    Como o Marco disse deve ter aquele elementos e ainda:
    caixas de visita,
    caixas ramal,
    poste de luz
    poste CTT
  5.  # 5

    Colocado por: marco1peça que localize as arvoras, as cotas altimetricas corretamente da via publica adjacente assim como se possivel as cotas altimetricas do terreno dos vizinhos e construções, numa envolvente do seu terreno numa faixa de pelo menos 5 m

    se tiver construções vizinhas peça para lhe darem tambem a cota de beirados e cumeeiras.
    ah e não esquecer marcar bem as infrastruturas na via publica ( caixas de saneamento, gás, edp )....


    Colocado por: callinascaixas de visita,
    caixas ramal,
    poste de luz
    poste CTT

    Um gajo agora tem que tirar um curso de topografia para explicar ao topógrafo o que é que ele tem que fazer ?!!!!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  6.  # 6

    para que é esse comentário?

    já vi levantamentos topográficos com muito rigor dimensional mas que não constava lá informação que era preciso para a camara e para o projeto

    qual é o espanto??, ou nunca viu certos levantamentos topográficos.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1para que é esse comentário?

    É para o topógrafos :-))
    É mau quando alguém quer um serviço, e tem que explicar como é se faz esse serviço. O topógrafo tem obrigação de saber.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

    Eu muitas vezes faço a visita ao terreno com o topógrafo e explico o que quero
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasEu muitas vezes faço a visita ao terreno com o topógrafo e explico o que quero

    Pois, isso é uma coisa, outra bem diferente é o dona da obra dizer ao topografo o que é que quer....que é o assunto deste tópico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  10.  # 10

    por acaso até pode ser igual picareta, eu já disse a alguns donos de obra que quando contratasse o topografo e fosse lá com ele ao terreno para lhe dizer algumas destas coisas, qual é o mal?
  11.  # 11

    Colocado por: marco1por acaso até pode ser igual picareta, eu já disse a alguns donos de obra que quando contratasse o topografo e fosse lá com ele ao terreno para lhe dizer algumas destas coisas, qual é o mal?

    Marco, uma coisa é o arquitecto dizer ao seu cliente o que é que ele tem que pedir ao topografo. Outra coisa bem diferente é o dono da obra ir a um forum perguntar o que é que tem que pedir a um topografo!!.
    Se o arquitecto não pede nada de especial, o dono de obra só tem que pedir o levantamento topográfico.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 12

    Colocado por: PicaretaSe o arquitecto não pede nada de especial, o dono de obra só tem que pedir o levantamento topográfico.

    háaa ... e se tem dúvidas pergunta ao arquitecto, não é no forum.
  13.  # 13

    picareta

    já o conheço, não parte, não quebra ...é mesmo assim

    pense bem no que acabou de dizer e diga-me honestamente se não é a mesma coisa lá no fundo.
  14.  # 14

    Colocado por: marco1pense bem no que acabou de dizer e diga-me honestamente se não é a mesma coisa lá no fundo.

    Marco, veja o inicio desta discussão.
    O marco diz que o arquitecto pode e deve dar indicações ao arquitecto, e eu concordo com isso, mas não é isso que estava em discussão.
  15.  # 15

    olhe assim como o user do tópico perguntou que caraterísticas devem ter o LT e lhe deram algumas indicações, eu já o fiz, ou seja como não era ainda um trabalho para eu fazer e outros porque não poderia estar presente, eu dei essas indicações aos DOs para eles pedirem ao topografo.
    mas olhe, esqueça, há coisas mais importantes.
  16.  # 16

    o picareta tem razão.. o topografo tem de saber, ou procurar saber o que faz falta para aquela CM. quanto muito o arquitecto pode pedir algumas coisas relevantes ao seu trabalho ao topografo, mas não lhe vai ensinar como fazer, nem que fazer, e muito menos o sistema de coordenadas que deve aplicar.. .
  17.  # 17

    antony

    o que deve, o ser, o fazer, até parece que não anda no terreno.
    acho uma discussão estéril apenas por se ter focado algumas coisas e que por já ter visto muitos LT em que faltavam muitas coisas inclusive o sistema de coordenadas diferente do pedido pela camara.
    adianta alguma coisa eu estar a aqui a falar por experiência propria? fiquemos então pelo que devem ou deviam saber, e paz na terra.
  18.  # 18

    ... e ainda o cumprimento do catalogo de layers, cores e objectos definido pelo Regulamento municipal...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  19.  # 19

    O pessoal fica muito enervado com qualquer coisa neste fórum. Picareta, se acha a pergunta parva simplesmente não responda, não perca o seu tempo no que acha que não vale a pena. Como deve perceber um fórum serve para as pessoas poderem tirar dúvidas sejam elas parvas ou não, quem quiser participar participa quem não quer tem todo o direito em não responder.

    Obrigado pelas respostas.
 
0.0199 seg. NEW