Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Exmo. Srs.,

    Estou a remodelar o meu apartamento e meti toda a canalização de água e a de luz pelo tecto que será falso. Dito isto, um vizinho que foi lá em casa, veio dizer-me que isto pela legislação portuguesa não é permitido fazer.
    Alguém já ouviu isto? Se isto for verídico, sabem informar-me que lei é esta?

    O meu ap fica no 3º andar e tem mais um acima do meu.

    Grato pela atenção de todos.
    George
    • Bender
    • 25 março 2019 editado

     # 2

    Desafie mas é o seu vizinho a mostrar-lhe na "lei portuguesa" onde é que não é permitido passar tubagem em tecto falso.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Tanialexandra
  2.  # 3

    Pois, eu fiz isso, mas diz ele que existe, mas não me mostrou nada. Como não ficarei a espera de ele mostrar-me, fiz uma pesquisa no Google e de facto não encontrei nada ainda e por isso questionei aos colegas como leigo que sou.
    Ficarei a espera de alguém que saiba de alguma coisa a favor ou contra.

    De qq forma, obrigado pelo comentário. ;)
  3.  # 4

    Decreto Regulamentar n.º 23/95
    Diário da República n.º 194/1995, Série I-B de 1995-08-23

    Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais
    Artigo 96.º
    Instalação

    1 - As canalizações interiores da rede predial de água fria e quente podem ser instaladas à vista, em galerias, caleiras, tectos falsos, embainhadas ou embutidas.
    https://dre.pt/pesquisa/-/search/431873/details/maximized
    Concordam com este comentário: Bender, georgedeluca
  4.  # 5

    Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão
    Portaria n.º 949-A/2006

    262 - Modos de instalação.
    262.1 - Canalização fixa a superfícies de apoio.
    Canalização instalada sobre uma superfície de apoio (parede, tecto, divisória, pavimento, etc.)

    262.6 - Travessia.
    Elemento que envolve uma canalização e lhe confere uma protecção complementar na passagem de canalizações através de elementos de construção (paredes, tectos, divisórias, pavimentos, etc.).

    263.3 - Roço.
    Abertura longa e estreita, feita num elemento da construção (parede, tecto ou pavimento) para instalação de condutas ou de certos tipos de canalizações e tapada após a instalação destes.

    etc....

    https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/69738125/201903090317/diploma?consolidacaoTag=Energia&did=70055500&rp=indice
    Concordam com este comentário: Bender, georgedeluca
  5.  # 6

    Colocado por: georgedelucaPois, eu fiz isso, mas diz ele que existe, mas não me mostrou nada. Como não ficarei a espera de ele mostrar-me, fiz uma pesquisa no Google e de facto não encontrei nada ainda e por isso questionei aos colegas como leigo que sou.
    Ficarei a espera de alguém que saiba de alguma coisa a favor ou contra.

    De qq forma, obrigado pelo comentário. ;)


    É permitido. O bluewings acima até lhe descreve o regulamento que o permite.

    Não ligue ao seu vizinho que deve ser um chico-esperto e você não tem que lhe provar que a obra que fez está dentro da lei.

    Já agora o apartamento desse seu vizinho confronta com o seu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: georgedeluca
  6.  # 7

    george

    agora que já sabe em termos legais, pode dizer a que propósito foi o seu vizinho a sua casa dizer barbaridades??
    Concordam com este comentário: Palhava
  7.  # 8

    bluewings - Muito obrigado pelos esclarecimentos
    Bender - é mesmo isso...

    Marco1 - ele é cusco, entrou no meu AP sem eu estar lá, quando os trolhas estavam a trabalhar e mesmo eles ficaram sem saber o que fazer. Hoje ao encontrar comigo, deu uma de esperto a dizer que não era permitido e eu fiquei preocupado, não falei nada e fui procurar saber se de facto isso era verídico. Agora já tenho a resposta.

    Muito obrigado a todos! :)
    Caso resolvido.
  8.  # 9

    Olá 007 (rs)

    Não é necessário, obrigado!
    Já está esclarecido. :)
    Já estou a preparar um email para o pessoal do condomínio com estas informações que me passaram, pois mesmo eles não sabiam se era verdade ou não, assim, fica tudo esclarecido. Enfim...

    "O mal do malandro é achar que todo mundo é otário".
  9.  # 10

    Parece-me que os problemas que poderá a vir a ter com esse vizinho não ficarão por aí. Ele entrar no seu apartamento sem autorização é grave e revelador de mau caráter. Eu no seu caso tinha marcado uma posição forte logo aí.

    No mínimo fique de pé atrás em relação a ele até porque há muitas histórias de chicos espertos que aproveitam obras em fracções vizinhas para alegar que as mesmas originaram problemas nas deles.
  10.  # 11

    Pois é meu caro, por isso eu corri atrás para saber se o que ele disse era verídico e vocês ajudaram-me e agradeço a todos por isso.
    Obrigado por esta dica final também, e sim, já reparei na figura que de facto pode ser o que dizes, mas paciência, é o que é. :(
    • hsi
    • 26 março 2019

     # 12

    Atenção que ele pode gostar de canalização “enterrada” :)
  11.  # 13

    hehehehe
  12.  # 14

    Colocado por: hsiAtenção que ele pode gostar de canalização “enterrada” :)

    Pronto! vai descambar... :)
 
0.0185 seg. NEW