Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: O.Martins

Nenhum material dilata em presença de água.
    Poderá expandir, alongar, outra coisa qualquer. Mas não dilata.

Colocado por: Picareta
    e eu que pensava que isso era tudo a mesma coisa !!
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Também não percebi a diferença?
  2.  # 102

Colocado por: O.MartinsQuando se fala de dilatação, fala-se de temperaturas.

O pessoal não pode ser exigente com os materiais e depois não ser exigente com as palavras!

A dilatação é uma relação causa efeito.
    É variação de volume, devido a variações térmicas. Ponto!

É errado dizer que "uma betonilha dilatou por efeito de humidade"

Por outro lado, um alongamento, etc, é um efeito fisico apenas. Uma consequencia.
  3.  # 103

Dilatação termica linear tem a ver com temperaturas
  4.  # 104

Colocado por: O.MartinsA dilatação é uma relação causa efeito.
    É variação de volume, devido a variações térmicas. Ponto!

É errado dizer que "uma betonilha dilatou por efeito de humidade"

Por outro lado, um alongamento, etc, é um efeito fisico apenas. Uma consequencia.

Onde é que foi buscar essas definições?
  5.  # 105

basta só ver uma placa de aglomerado ensopada em água, ai dilata e dilata bem.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 106

Colocado por: Picareta
    Onde é que foi buscar essas definições?

Consigo dispenso discutir qualquer questão. Vocé gosta de andar na sombra à procura do erro dos outros... se não me citar é um favor q me faz.
    Grato.
  7.  # 107

Colocado por: Schlüter-PortugalDilatação termica linear tem a ver com temperaturas

Schlüter, não conheço outra dilatação q não a térmica. Na gíria da obra estamos habituados a dizer/ouvir que dilatou quando na realidade alongou. Mas não é correto. Dizer que um objeto alongou não é dizer q dilatou. Há casos q pode ser. Outros q não.

Mas admitamos que sim. Que existe "dilatação" por origem de água. Consegue arranjar uma fórmula do valor da "dilatação" de um corpo em função da água?
  8.  # 108

Colocado por: marco1basta só ver uma placa de aglomerado ensopada em água, ai dilata e dilata bem.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Lamento. Isso nao é dilatar.
  9.  # 109

é o quê??
  10.  # 110

pois deve ser isso inchar :)
  11.  # 111

O termo dilatar está com certeza bem empregue para o tema em questão. O laminado, tal como a madeira, quando na presença de humidade aumenta o seu volume ou seja dilata, expande, etc.
    O inverso é igualmente verdade. Por isso existem tantos e tantos problemas em soalhos aplicados sobre PRH sem que sejam acautelados os devidos cuidados higroscópicos pré-aplicação. Alguns, começam a abrir junta logo após se colocar o prh em funcionamento por perderem de forma drástica e repentina a humidade excessiva que continham.
    Já vi (medi) soalhos em que a madeira mingou 3mm de largura...
  12.  # 112

Tudo isso é verdade.
    Mas a água não faz dilatar a madeira.

Aliás, quando a madeira dilata, se tem espaço para trabalhar, volta ao estado inicial quando as condições que a fizeram dilatar desaparecem.

Quando apanha água, não volta 100% ao estado inicial depois da água secar.

Mas voces acham que dilatar Vs aumentar o volune devido a água é tudo a mesma coisa, força!
  13.  # 113

Colocado por: ****Que novela mexicana, deixa o flutuante antes dos pés, os mesmos acenta na betonilha e o rodapé tapa , se tiver uma inundação ter flutuante debaixo dos móveis ou a 50 cm dos mesmos se a água lá chegar era uma vez um chão , e como disse o james os pés vão danificar o mesmo com o peso .
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021

A ideia é boa mas e supondo que a MLL e o frigorifico não estão integrados nos moveis (sem rodapé)?
    Para mim a melhor solução técnica seria utilizar cerâmica na área da cozinha mesmo em open space e utilizar perfis de transição para o flutuante.
  14.  # 114

Eu estou numa situação algo semelhante mas vou colocar pavimento vinílico starfloor click da tarkett em Carvalho natural. Vai ser colocado por cima do cerâmico até aos pés dos móveis e depois a "saía" ou rodapé tapa. O nosso chão da cozinha é quase preto e está SEMPRE sujo ou com aspecto manchado porque qualquer coisita vê-se logo. Assim sempre disfarça as pequenas coisas e é à prova de água por ser 100% plástico. Vamos ver se é uma boa solução, tem 15 anos de garantia...

0.0157 seg. NEW