Iniciar sessão ou registar-se
    • cdva
    • 27 março 2019

# 1

Boa tarde a todos,
    Encontro-me a planear um alpendre para a minha casa. Quero ter uma ideia concreta do que pretendo para quando pedir orçamentos saber o que estou a fazer.
    O alpendre terá cerca de 10m comprimento e a largura maxima de 2m. Será com 4 pilares.
    Para as vigas vou utilizar umas vigas antigas recuperadas de grande diametro
    Pretendo colocar telha de canudo antiga
    Não irei utilizar forro, ou caso venha a utilizar, irei acrescentar posteriormente por dentro

Para os barrotes pensei em postes redondos de pinho/eucalipto, tratados ou não, ou em alternativa de secção quadrada. Qual seria o diametro/secção recomendado para os barrotes se fizer um espaçamento de 40cm ?
    Pensei que talvez pudessem ser de secção 7x5cm ?

Para fixação á parede irei utilizar ferragens individuais para cada barrote, ou então um barrote tratado fixo á parede que serve de apoio. Qual o mais recomendado? qual a secção do barrote a utilizar e o espaçamento entre pontos de fixação?

para já estas são as duvidas maiores que tenho, se alguem me puder ajudar.... :)
    obrigado
  1.  # 2

5*10 deve chegar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cdva
    • cdva
    • 28 março 2019

# 3

bom dia,
    mais ninguem tem opiniao sobre este tema?
    obg
  2.  # 4

O espaçamento de 40cm entre barrotes não pode ser superior... sendo o vão só de 2m. Q tipo de madeira (ripas) vai colocar para suporte das telhas?
    • cdva
    • 28 março 2019

# 5

Colocado por: nunos7O espaçamento de 40cm entre barrotes não pode ser superior... sendo o vão só de 2m. Q tipo de madeira (ripas) vai colocar para suporte das telhas?

vou colocar ripas tratadas, penso que são 4x3cm
    para barrotes será suficiente 7x5 com espaçamento 40cm?
    obrigado
  3.  # 6

Acho q não fazia mal nenhum usar uns barrotes maiores, como indicou o @AntonyLemos.
    Já falou no local onde vai adquirir a madeira?
  4.  # 7

Colocado por: cdva

vou colocar ripas tratadas, penso que são 4x3cm
    para barrotes será suficiente 7x5 com espaçamento 40cm?
    obrigado
    os barrotes se tiver uma seção demasiada pequena, ou a tender para o quadrado vão ganhar flecha com o peso da cobertura com o tempo... maiores (mais rectangulares) dá lhes estabilidade nesse sentido
    Concordam com este comentário: nunos7, Pedro Barradas
  5.  # 8

Colocado por: cdvapara barrotes será suficiente 7x5 com espaçamento 40cm?

Para os barrotes, se mantiver os 50cm a eixo... 8x10cm, chega... e sobra, a questão é que se mete mais afastados terá de aumentar o ripado de assentamento da telha... por outro lado se forrar com madeira de lambril ( no minimo de 14mm, par anão ter nos a cair. é tbaconselhado para os passaros não fazerem ninho), pode perfeitamente aplicar o madeiramento 8x10cm afastado a eixo 60cm... e o fasquiado para a telha pode diminuir, ou manter o que tem....
  6.  # 9

Eu não meto nem aconselho secção inferior a 8x10cm
    • cdva
    • 29 março 2019

# 10

bom dia a todos
    obrigado pelos comentários
    vou colocar entao de 10x8cm com 50cm espaçamento, fui á loja das madeiras e têm de 10x7 mas podem mandar vir os 10x8 por isso não ha problema.
    as ripas que costumam ter é que são de 4x2,5 em vez de 4x3...

Quanto ao forro, dado que é um alpendre e o orçamento é curto, tinha pensado em não colocar, mas disseram-me que é importante para o vento não levar telhas... alguem já ouviu falar nisto?

Uma curiosidade, as vigas ficam "presas" aos pilares, ou só encaixadas e pousadas?

obrigado e bom fim de semana

Em relação ao modo de apoiar os barrotes á parede, qual a secção que aconselham para o barrote de suporte? e espaçamento entre fixações?
  7.  # 11

10 x7 chega... Aqui não tenho essa medida. E é mais barato
  8.  # 12

O forro é importante... Meta pois mais trarde vai arrepender se. O vento depende... O pior são os pássaros
  9.  # 13

As vigas devem ser talhadas e encaixar nas maiores... E ainda deve aparafusar.
    Na zona da parede aplique uma viga de madeira aparafusada à mesma e faça o mesmo que nas vigas grandes. Esse apoio pode ser exdcutado com secçao 12,x10... Por exemplo. Fixação mecânica m10 pelo menos à parede a cada eixo das vigas.

Boa sorte
    • cdva
    • 29 março 2019

# 14

Colocado por: Pedro BarradasO forro é importante... Meta pois mais trarde vai arrepender se. O vento depende... O pior são os pássaros
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cdva

obrigado pelas respostas!!! grande ajuda!
    Pois, aqui pelos vistos usa-se o 10x7 :)
    não compreendo bem a questão dos passaros, porque ao por forro terão mais facilidade em meter-se entre o forro e a telha, ao não colocar nada, fica aberto e não dá tanto abrigo. Em que estou a pensar mal?

Os meus pilares serão de tijolo de burro com alma em betão, não sei ao certo como fazem para fixar as vigas de madeira, talvez colocar uma vara roscada embebida no topo do pilar e fazer uma especie de "cama" com o tijolo?

A ver se percebi o resto: talhar os barrotes para encaixarem nas vigas (refiro-me ás vigas entre pilares)
    aparafusar os barrotes ás vigas (em vez de pregar)
    na zona da parede, colocar um "barrote" 12x10, com fixação M10, pelo menos de 50 em 50
    (será que não provoca flexao no parafuso o facto de ter 10cm ?)
    Fixar os barrotes ao 12x10 fazendo entalhe e aparafusando

Fazer a "viga" da parede com barrote tratado 10x7 seria má ideia?

muito obrigado e bom fim de semana!!
  10.  # 15

Colocado por: cdvaOs meus pilares serão de tijolo de burro com alma em betão, não sei ao certo como fazem para fixar as vigas de madeira, talvez colocar uma vara roscada embebida no topo do pilar e fazer uma especie de "cama" com o tijolo?

sim é um aopção boa. e depois a viga abre uma caixa e aperta com uma anilha e a porca.
  11.  # 16

o entalhe é nas vigas 10x7... nas pontas de modo a assentarem e encaixarem nos seus barrotes. os barrotes s~ºao de secção rectangular ou circular?
  12.  # 17

Colocado por: cdva(será que não provoca flexao no parafuso o facto de ter 10cm ?)

Tem de abrir uma caixa, e o parafuso fica embebido. depois pode tapar. não faz flexa nenhuma ...pode em vez de parafuso aplicar bucha quimica e varºao de 10mm. e anilha + porca. a caica é para poder embeber o parafuso e proceder ao aparafusa,mente com um chave de caixa.
    • cdva
    • 29 março 2019

# 18

Colocado por: Pedro Barradaso entalhe é nas vigas 10x7... nas pontas de modo a assentarem e encaixarem nos seus barrotes. os barrotes s~ºao de secção rectangular ou circular?

são circulares, o entalhe é mais dificil, ms tb deve dar... ou faz-se de outra forma?
    • cdva
    • 29 março 2019

# 19

tinha-me esquecido de perguntar sobre o caimento do telhado. Será que 20-25cm/m é suficiente? tenho alguma limitação de altura numa das pontas

estive a pensar no forro e se o colocar tenho que tapar as aberturas no beirado para nao entrarem passaros, ou eles não entram?

obrigado!
  13.  # 20

Colocado por: cdva

são circulares, o entalhe é mais dificil, ms tb deve dar... ou faz-se de outra forma?
    o entalhe é o mesmo, seja a madeira circular ou não... para isso existem formões..

0.0215 seg. NEW