Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Recebi hoje mais uma proposta e gostaria de receber os vossos comentários sobre a mesma.

    habitação de R/C com 155m2
    Total estimado de obra :125 000 euros
    7500 euros
    Incluído:

    • Projecto de Arquitectura
    • Projecto de Estabilidade
    • Projecto de Águas Residuais Domésticas
    • Projecto de Águas Pluviais
    • Projecto de Abastecimento de Água
    • Projecto Eléctrico
    • Projecto Telecomunicações
    • Projecto de Gás
    • Projecto Térmico RCCTE incluindo DCR
    • Projecto Acústico
    • Plano de Segurança e Saúde
    - Reuniões com o Dono de obra ou seu representante;
    - Apoio nas relações com as entidades licenciadoras;
    - Licenciamento/Aditamento Camarário do Projecto Geral


    Excluído:
    -Topografia
    - Projecto de Paisagismo
    - Direcção Técnica de Obra
    - Coordenação de Segurança em Obra
    - Gestão, administração e fiscalização da obra.
    - Elaboração de Estudo Geotécnico

    Pagamentos:
    - Assinatura do contrato/Adjudicação 10%
    - Estudo Prévio 15%
    - Projecto de Arquitectura (Entrada/Câmara) 40%
    - Projecto das Especialidades (Entrada/Câmara) 25%
    - Projecto de Execução de Arquitectura 10%
    (incluído acompanhamento da obra no âmbito da assistência técnica)
  2.  # 2

    Se inclui projecto de execução, parece-me um bom preço
  3.  # 3

    Colocado por: AugstHillSe inclui projecto de execução, parece-me um bom preço

    O que é o projecto de execução? É o projecto de arquitectura?
  4.  # 4

    Não. É o projecto para a obra e abrange todas as especialidades. É o conjunto de peças escritas e desenhadas que esclarece o empreiteiro sobre a correcta execução da obra. Inclui plantas, cortes e alçados a escalas superiores ao 1:100, pormenores (para além do corte construtivo que tem de acompanhar o projecto de arquitectura para o licenciamento), mapa de vãos, mapa de acabamentos, caderno de encargos, medições, etc.
  5.  # 5

    Confuso...
    Nos trabalhos "incluídos" não aparece mas no faseamento dos pagamentos é referido.
    Vou contactar com o gabinete para esclarecer. Obrigado!

    Mais algum item que deva ter em atenção nesta proposta, alguma coisa em falta?
    Quando tiver uma proposta "exemplo" poderei comparar entre todas as que receber :-)
  6.  # 6

    Vai precisar de CE para a licença de utilização. Pergunte se o valor do Projecto Térmico já inclui a emissão do CE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  7.  # 7

    Eu sabia que isto era mais complicado do que parece :-)
    Faz-se milhares de casas por ano, já se fizeram milhões e como é que estes processos não são claros?
  8.  # 8

    lá vão cair em cima de mim, mas eu acho caro
  9.  # 9

    Colocado por: LuisPereiraEu sabia que isto era mais complicado do que parece :-)
    Faz-se milhares de casas por ano, já se fizeram milhões e como é que estes processos não são claros?


    em principio é mesmo para esconder às pessoas, é que projecto de execução completo dá tanto trabalho como um processo para licenciamento.
    e quando se fala em projecto de arquitectura na quase total maiora das vezes não está incluido projecto de execução.
  10.  # 10

    Se me permite, acho que podia acordar não pagar tanta percentagem na entrada na camara mas sim deixar alguma coisa para a aprovação da camara. É só uma pequena precaução.
  11.  # 11

    Exactamente. Estou precisamente agora a contas com isso e apercebo-me (não cheguei lá sozinha, note-se!) que enquanto o cliente pensa que o arquitecto o vai acompanhar até ao licenciamento, o arquitecto não faz tenção de tal coisa mas, como diz o Fernando, isso não é dito claramente. Portanto a pequena precaução do marco1 tem toda a razão de ser.

    E já agora, não se percebe exactamente em que ponto é que dá os útimos 10%: quando é entregue o projecto de execução na Câmara ( e fica o acompanhamento da obra dependente da honra do arquitecto)? Ou é só no fim da obra, depois de acompanhada?
  12.  # 12

    No meio dessa lista toda, ainda falta a Ficha de Segurança Contra Incêndios
  13.  # 13

    Ficha de segurança contra incêndios em que consiste? Pontos de extintores, detectores de monoxido de carbono?
  14.  # 14

    Não, as moradias não precisam nada disso, tem a ver com os acessos e as ligações entre a garagem e a casa, basicamente. Mas é obrigatório apresentar. Pode ver o modelo na página da Protecção Civil
    • jma
    • 2 setembro 2009

     # 15

    O projecto de execução inclui a apresentação de mapa de quantidades detalhado?
  15.  # 16

    Quando questionei um dos gabinetes sobre o projecto de execução a resposta foi:
    "O projecto de execução é no fundo COORDENAR o projecto de arquitectura com os restantes projectos de engenharia, apresentando desenhos com pormenores a escalas superiores, para facilitar a execução em obra e evitar derrapagens nos orçamentos."

    Não fala de mapa de quantidades detalhado.

    Quanto à ficha de segurança contra incêndios penso que deveria ser obrigatório para além do que conta na lei extintores, detectores de monoxido de carbono e mantas anti-fogo nas cozinhas... mas isto sou eu a dizer :-) a minha terá com certeza
  16.  # 17

    Colocado por: LuisPereiraQuando questionei um dos gabinetes sobre o projecto de execução a resposta foi:
    "O projecto de execução é no fundo COORDENAR o projecto de arquitectura com os restantes projectos de engenharia, apresentando desenhos com pormenores a escalas superiores, para facilitar a execução em obra e evitar derrapagens nos orçamentos."

    Não fala de mapa de quantidades detalhado.

    Quanto à ficha de segurança contra incêndios penso que deveria ser obrigatório para além do que conta na lei extintores, detectores de monoxido de carbono e mantas anti-fogo nas cozinhas... mas isto sou eu a dizer :-) a minha terá com certeza


    um projecto de execução completo inclui

    .mapa de acabamentos
    .mapa de vãos
    .medições de áreas e quantidade de material a utilizar
    .caderno de encargos
    .desenhos de pormenores várias escalas necessários para melhor compreensão do projecto em aspectos como encaixes de madeira, móveis, pormenor de fachada, de cobertura etc, aspectos relevantes no projecto em questão

    acho que não me esqueci de nada

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  17.  # 18

    Quanto à ficha de segurança contra incêndios penso que deveria ser obrigatório para além do que conta na lei extintores, detectores de monoxido de carbono e mantas anti-fogo nas cozinhas... mas isto sou eu a dizer :-) a minha terá com certeza


    Esta legislação traduz o que, mesmo com a anterior legislação, era o princípio dos bombeiros: Da porta da casa para dentro, não queremos saber. Porque as pessoas fazem o que querem lá dentro e não vale a pena dizermos que têm de fazer as coisas assim e assado, que as pessoas depois podem mudar e não vamos andar a fiscalizar. O que se quer garantir é que, se houver incêndio, podemos lá chegar com os carros, as pessoas conseguem fugir e o incêndio não se propaga para outras fracções ou edifícios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
 
0.0192 seg. NEW