Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Desde já bom dia a todos.
    Tenho sido bastante assídua na leitura do fórum mas é a minha primeira intervenção.

    Gostava da vossa opinião e ajuda acerca da remodelação que eu e o meu marido estamos a planear.

    Pontos importantes:

    - Já estamos a habitar na casa há uns 6 anos (primeiro como aluguer depois comprada) e o apartamento fica na zona de Loures.
    - A casa de origem é um T3 (cerca de 100m2) mas os primeiros proprietários converteram num T2, tendo deixado um dos quartos abertos para a sala. Além disso integraram também a varanda na sala. No entanto na planta esta alteração nunca foi feita.
    - O ano passado fizemos uma remodelação parcial da cozinha. Sei que não foi o ideal, a casa tem 27 anos, mas na altura foi o que deu para fazer. Substituimos armários, bancada, fogão, forno e exaustor.
    - O wc da suite vai ser renovado agora em Abril (incluindo canalização)
    - Gostamos da sala grande mas realmente faz-nos falta mais um quarto.

    Aquilo que tinhamos planeado para fazer era:

    1. Fechar a sala e converter o apartamento num T3 (que era a tipologia original). Trabalhamos os dois de casa a maior parte dos dias e tendo a possibilidade era óptimo ter um escritório e ganhar mais espaço de arumação.
    2. Abrir a parede da sala para o hall de entrada para ganhar área e luz.
    3 Arrancar toda a madeira que reveste o hall de entrada (sim, o hall está TODO revestido a madeira tipo sucupira ou um tom do género o que o torna muito escuro).
    3. Substituir o chão da casa toda à exceção de wc's e cozinha (por vinilico ou flutuante ainda a considerar) e respetivos rodapés (com remoção do existente).
    4. Substituir todas as portas (6 portas) (portas, aduelas e guarnições) - aqui estamos a considerar ou o lacado branco (que não sei se me convence porque temos uma criança e dois cães) ou eventualmente um carvalho de tom claro.
    5. Substituir os roupeiros dos quartos.
    6. Pintura do apartamento
    7. Pequenas correções de instalação eléctrica necessárias.

    Ainda a considerar:
    8. Abrir um passa-pratos da cozinha para a sala com opção de fecho por um painel deslizante ou similar - é possível partir parte da parede sem ter de remover completamente os azulejos da cozinha?
    10. Modernizar a lareira: eventualmente colocar um recuperador de calor (a lareira fica encostada a um canto e faz um L e queriamos eliminar o L para podermos usar a parede lateral.

    Anexo dois desenhos do atual e a nossa ideia considerando que isso são medidas aproximadas.
    A laranja está o posicionamento da lareira.

    Da vossa experiência isto é obra para ficar em que montante e durar quanto tempo?
    Já pedimos orçamentos mas estamos à procura de mais opções pelo que agradecemos contactos e ideias quanto à disposição do espaço são sempre bem-vindas.

    Obrigada.

    https://www.dropbox.com/s/pzf8rvq2aureuyw/Atual.jpg?dl=0
    https://www.dropbox.com/s/h8904nmsjegqm5u/Hip%C3%B3tese1.png?dl=0

    (Peço desculpa de enviar links mas andei aqui às voltas e não consigo fazer upload direto das fotos para aqui)
  2.  # 2

    Se tivesse que atirar pro ar um valor, com a panóplia de trabalhos que prai vai conte com uns 20mil euros no mínimo. E já que vai fazer tudo isso, porque não aproveitar e renovar já a canalização toda de vez, electricidade e etc? Fica com uma casa praticamente nova ;)
  3.  # 3

    Colocado por: desofiapedroSe tivesse que atirar pro ar um valor, com a panóplia de trabalhos que prai vai conte com uns 20mil euros no mínimo. E já que vai fazer tudo isso, porque não aproveitar e renovar já a canalização toda de vez, electricidade e etc? Fica com uma casa praticamente nova ;)


    Obrigada pelo seu comentário.
    Quanto à canalização da cozinha também pensámos nisso e não está completamente de parte, mas além do custo acrescido de pavimento, paredes e canalização da cozinha tenho receio dos armários e bancadas se danificarem ao serem retirados, uma vez que são novos.
  4.  # 4

    Colocado por: CrisNunes

    Obrigada pelo seu comentário.
    Quanto à canalização da cozinha também pensámos nisso e não está completamente de parte, mas além do custo acrescido de pavimento, paredes e canalização da cozinha tenho receio dos armários e bancadas se danificarem ao serem retirados, uma vez que são novos.


    Pois, é um risco! A verdade é que assim faria tudo de uma vez e evitava estragar trabalho que fará agora. Mas já há de aparecer aí mais malta entendida no assunto :)
  5.  # 5

    Já recebemos dois orçamentos. Um chave na mão e outro apenas para carpintaria.

    Já vi que umas das coisas difíceis de decidir vai ser o chão e pela quantidade de tópicos neste fórum que já li acerca disto já percebi que não é consensual. Há 1001 referências e preços, e quando começo a juntar as características todas que queria chego à conclusão que não estava a contar pagar tanto.

    Preocupam-me os flutuantes ditos normais, porque uma casa com criança e cães há grande frequência de acidentes. O cerâmico que tenho agora no hall e sala torna a casa muito fria. Os vinílicos são bastante caros também e não deixam de ser plástico (com todas as vantagens e desvantagens que isso traz).

    Vi dois pisos que me agradaram mas cujo preço está perto dos 40€/m2 (já com IVA) mas sem aplicação.

    1. Um vínilico da Tarkett que não tirei a referência, mas penso ser o STARFLOOR CLICK 55 Plus (as pranchas já têm uma camada isolante por baixo e são rigidas em comparação com os outros vinílicos).
    2. Laminado da BerryAlloc (https://www.berryalloc.com/es/en/laminate/laminate-hpl/original) AC6, com tratamento à prova de água (com as devidas reservas dado o tipo de piso). Este à vista tem bom aspeto, parece resistente.

    O chão vai ser uma fatia grande do orçamento e se por um lado queria optar por algo mais barato, por outro parece-me que fazer essa concessão no chão pode não ser boa ideia.

    Alguém tem experiência com algum destes pisos? Ou outros que possa recomendar?
  6.  # 6

    Se quer mais barato pode ver os flutuantes laminados da:

    Kronotex Mammuth e Kronotex Mammuth Plus
    https://www.kronotex.com/Collections/KRONOTEX-MAMMUT-0725353958.html
    https://www.kronotex.com/Collections/KRONOTEX-MAMMUT-PLUS-0116424349.html

    KRONOSWISS Swiss Liberty
    http://www.swisskrono.ch/en/products/flooring/swiss-floors/swiss-liberty.html

    Pode pedir preços/amostras na Tacolider (Odivelas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CrisNunes
  7.  # 7

    pena é não voltar a abrir a varanda da sala. um espaço ao ar livre para beber umas cervejas e comer uns tremoços ao final do dia durante o verão é revigorante.
  8.  # 8

    Colocado por: bluewingsSe quer mais barato pode ver os flutuantes laminados da:

    Kronotex Mammuth e Kronotex Mammuth Plus
    https://www.kronotex.com/Collections/KRONOTEX-MAMMUT-0725353958.html
    https://www.kronotex.com/Collections/KRONOTEX-MAMMUT-PLUS-0116424349.html

    KRONOSWISS Swiss Liberty
    http://www.swisskrono.ch/en/products/flooring/swiss-floors/swiss-liberty.html

    Pode pedir preços/amostras na Tacolider (Odivelas)


    Obrigada pelas referências. Vou dar uma vista de olhos nessas referências e dar um salto a essa loja. Não conhecia e fica-me em mão.
  9.  # 9

    Colocado por: CrisNunes

    Obrigada pelas referências. Vou dar uma vista de olhos nessas referências e dar um salto a essa loja. Não conhecia e fica-me em mão.


    Se gostar dos flutuantes a loja tem bons preços. Acho que o user swiss tem alguma relação com a Tacolider e pode dar umas dicas.
  10.  # 10

    Boas,a quem interessar de 10/4 a 30/4 para palete completa

    Giant 12mm Ac5 regua 2025mm de comprimento 240mm de largura, 12.75€ mt2 mais IVA, palete 71.15 mt2.
    Liberty 8mm AC5 resistente a agua 48h, 12.50€ mt2 mais IVA, palete 119.32 mt2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CrisNunes
  11.  # 11

    Boa tarde.

    Fui ver os flutuantes que sugeriram acima e fiquei realmente agradada, são muito bonitos e parecem-me de boa qualidade.
    Mas ainda estamos a estudar alternativas a este plano de remodelação, que é caro e logisticamente pesado.

    Gostava que me ajudassem com algumas questões e me dessem a vossa opinião.

    De forma a diminuir o custo da obra e logistica temos pensado num plano B, que seria manter o chão da zona privada da casa e apenas substituir o chão do hall da entrada e da sala.

    1. O 3ª quarto que pretendemos fechar e está neste momento integrado na sala tem chão cerâmico. Será que se conseguiria arranjar soalho de madeira igual ou o mais semelhante possível aos outros quartos de forma a harmonizar o pavimento desta zona? Os quartos têm um chão em mogno com umas tábuas compridas. O chão é um pouco escuro mas é bonito e a verdade é que se o mantivéssemos era muito menos custo e logística.

    2. Neste caso ia optar por colocar cerâmico (cinza possivelmente) no hall de entrada e sala. Neste caso os rodapés ficariam na cor do cerâmico. Para a zona dos quartos temos de mudar os rodapés, porque os do meu filho estão pintados de branco (um péssimo trabalho diga-se de passagem) os da suite são da cor do piso, e os do novo quarto serão de origem, por isso tinha pensado em colocar rodapés da cor chão, novos em todos os quartos.

    3. A maior questão com tudo isto são as portas. Neste momento as portas são escuras, penso que sucupira, muito semelhantes ao chão. Penso que com esta versão de remodelação a única coisa que ficará bem aqui serão portas brancas lacadas. Preferia de madeira, acho muito mais resistentes a riscos e pancadas mas estou com dificuldade em visualizar que madeira clara ficaria bem conjugada com o chão e rodapés.

    Aceitam-se sugestões e criticas porque estou farta de dar voltas à cabeça para perceber qual a melhor forma de dar um jeito a esta casa :D
  12.  # 12

    ****

    penso que o existente é o 1º link
  13.  # 13

    Parece-me uma obra simples, mas havendo €s se calhar mais alguma coisa podia ser feita.
  14.  # 14

    Colocado por: ****
    Eu percebi marco , mas podia por alguma coisa de jeito


    Bom dia.

    Obrigada desde já pelo vosso feedback.

    Peço desculpa de não ter posto "alguma coisa de jeito" mas não tenho planta do estado atual do apartamento (a planta que tenho é a de origem) e esse esquema já fiz há algum tempo só para conseguir explicar as minhas ideias e pedir orçamentos. Estou a tentar acabar uma planta decente onde acho que se percebe melhor.

    O apartamento tem potencial mas é sempre o problema do investimento/logística que implica uma remodelação total, que nos tem feito colocar vários cenários.

    Neste momento estamos a tentar perceber se fazendo a obra em duas partes (zona privada e social) poderá ser mais viável para nós. Ou seja, tratar do chão, roupeiros e portas dos quartos e wc's numa primeira fase e deixar a transformação do 3º quarto e partir a parede da sala para daí a mais um tempo.
  15.  # 15

    Colocado por: ****A melhor transformação sera sempre cozinha e wc , é um trabalho mais sujo , o resto é um trabalho seco. Mude as canalizacoes e reveja as necessidades da parte eléctrica, se esta tudo bem e têm e se precisa de tomadas em locais diferentes .

    Sem dinheiro é difícil, e sem saber a localização dos pilares idem, na cozinha percebi que existe uma marquise , essa cozinha ficava bem com uma ilha e no lado da porta da entrada fazer um roupeiro interior para quem entra , mas sem euros é chover no molhado.


    Desde já obrigada pelas sugestões.
    Como escrevi no primeiro post fizemos uma intervenção parcial na cozinha o ano passado. Mudámos armários, bancadas, lava-loiça, fogão, forno, exaustor e disposição dos armários que era péssima. Havia uma bancada em frente ao lugar da máquina da roupa!!
    Naquele canto em L na cozinha temos uma espécie de lavandaria, com as máquinas de lavar, secar e um estendal interior. Sei que idealmente tinhamos mudado tudo mas na altura foi o que economicamente foi possível fazer, até porque a cozinha é grande e o investimento era proporcional.

    Além disso, apesar de gostar de ver cozinhas e salas integradas, no nosso caso prefiro ter a cozinha isolada. Tenho dois cães, e poder fechar a cozinha é uma mais valia. :)

    Quanto aos wc's o da suite está neste momento em obras, esse sim totais com mudança de canalização, e o outro wc em principio vamos fazer uma intervenção mais leve com alteração dos sanitários apenas.

    O passo seguinte é perceber como "trabalhar" o resto da casa. Queremos fechar o 3º quarto, abrir a parede da sala para o hall para ampliar o espaço, os quartos precisam de roupeiros novos e as portas de serem substituídas.

    Com tudo isto a grande dúvida tem sido o chão e é aqui que estamos a tentar perceber o tipo de intervenção a fazer. Mas estamos tentados a investir num chão novo na casa toda e manter a estrutura da porta. Atualizar os rodapés, portas novas e guarnição nova, mas manter o aro e consequentemente a cor da porta.

    Ficávamos com uma coisa do género desta imagem (retirada da net), o que não me desagrada.
    null
  16.  # 16

    Colocado por: ****Eu acho que deveria ter um fio condutor , e depois fazer etapa por etapa e quando tivesse tudo interligado ficava coerente.

    Ps: Um passa pratos é horrível da um ar de kitchnet


    Entretanto desistimos dessa ideia. Realmente no nosso caso não ia funcionar bem.

    Quanto ao fio condutor concordo plenamente. Como queremos fazer as coisas por partes precisamos estruturar bem como queremos que fique o todo, para poder dar essa coerência no resultado final.
  17.  # 17

    Colocado por: ****Eu esmaltava essas portas de branco com uns puxadores engraçados e ficavam novas .


    Isso é coisa para que valores, tem ideia? Os acabamentos ficam bons?
    Sei que não é igual a uma porta lacada, de fábrica mas desde que ficassem com um bom aspeto era uma opção a ponderar. Evitavamos ter de trocar o chão dos quartos, que apesar de escuro é bom (e poupava-nos muita chatice e dinheiro) e fazíamos os novos roupeiros em branco também de forma a aligeirar o ambiente.

    O nosso problema agora é que temos urgência de fazer roupeiro novo e estamos num impasse. O chão e portas são muito escuros e queríamos mudar pelo menos um.
  18.  # 18

    Colocado por: ****Fale com um pintor , ele lixa isso é esmalta as portas , se arranjar alguém no final de semana faz lhe isso , o esmalte se for bem aplicado fica muito bem também, e como diz ganha muito tempo e algum dinheiro se o chão estiver em bom estado, eu não sei quantas portas mas talvez 120 euros a porta lhe façam isso , procure uma carpintaria pode ser que façam isso ou no olx têm muitos pintores por lá , já contratei e não fiquei mal servido .


    Obrigada pelas dicas.

    Duas das portas estão partidas e portanto terão mesmo de ser substituídas, não vou poder apenas pinta-las. A minha questão é se comprando as portas todas já esmaltadas consigo que os aros fiquem com o mesmo aspeto, se forem esmaltados em obra.
    Mas se for o caso pode ser efetivamente um bom compromisso tempo/custo.
  19.  # 19

    Eu já pus a hipótese de substituir por completo, com aro e tudo. Apesar de ser um investimento maior o acabamento era melhor. Ficava tudo igual. Mas tenho medo que o chão fique danificado nesse processo. Tenho de pedir orçamentos e ver se encontro alguém com experiência nisto que me consiga ajuda.
  20.  # 20

    Colocado por: ****É fácil e ninguém vai danificar o chão , é medir as portas e os aros a ver se encontra standard.


    Vou procurar então. Obrigada pela ajuda.
 
0.0252 seg. NEW