Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Tenho um terreno plano com 18m2 de frente mais 35m2 de comprimento de um dos lados e 25m2 de comprimento do outro lado, dando um total de 550m2 de área.

A minha ideia inicial seria a construção de uma moradia térrea (160m2) + garagem (50m2) tudo ao mesmo nível, contudo para aproveitar melhor o terreno exterior estava a pensar passar a garagem para uma cave. Daí vem a minha dúvida em termos de construção ficará mais caro:

Opção 1
    - habitação mais cave

Opção 2
    - 2 pisos em que o primeiro tem a garagem

Provavelmente a ideia inicial de ter tudo ao mesmo piso ainda será a melhor não?
  2.  # 2

Colocado por: nrodrigues55681Provavelmente a ideia inicial de ter tudo ao mesmo piso ainda será a melhor não?

Efectivamente. Porque gastar dinheiro a fazer uma cave quando pode ter tudo no mesmo piso?
    •  
      skypt
    • 30 março 2019

# 3

Tenha em conta que fazer uma cave e respectivas escavações,
    aumenta em cerca de +-20% o custo total da casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  3.  # 4

para mim só faz sentido fazer cave para garagem quando o terreno é em aclive ou declive.

fazer uma cave para uma garagem num terreno para aproveitar melhor o terreno e depois ter que fazer uma rampa para os carros que desperdiça terreno é um contra-senso.

o lote não é muito grande, mas sendo terreo faz-me sentido para aproveitar melhor o terreo é crescer para cima e não crescer para baixo.
  4.  # 5

também por vezes uma cave faz sentido mesmo que não seja para carros.

cada caso é um caso, só vendo.
  5.  # 6

Colocado por: marco1também por vezes uma cave faz sentido mesmo que não seja para carros.

sim... para uma boa adega tb não era espaço deperdiçado, alias o unico motivo se tivesse um terreno plano que me faria fazer uma cave era mesmo uma adega
  6.  # 7

Tem de discutir as opções, as vantagens desvantagens, possibilidades, viabilidade económica e tecnica com o seu arquitecto... é MESMO para isso que lhe paga.
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 8

Fica mais caro fazer a cave
    •  
      skypt
    • 30 março 2019

# 9

Eu tenho terreno plano e fiz cave.

O espaço extra e garagem (pois fica na lateral da casa, será muito útil

https://1.bp.blogspot.com/-GU4AaUwbxgU/W42mQAmqeAI/AAAAAAAETCc/lDCtA0OspI8hSUJYkTi3PSZngWrkAeDpQCLcBGAs/s1600/Casa3D.v7.png

0.0125 seg. NEW