Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Anonimo16062021
    Olhe que não,olhe que não..
    A condensação aparecem nas zonas frias,ou seja, por detrás do isolamento..


    E nesse caso, não molharia o isolamento na mesma?
  2.  # 22

    Colocado por: O.Martins

    Que membrana milagrosa é essa?


    Não é membrana milagrosa nenhuma. É uma membrana de difusão (mais conhecida por barreira para-vapor).
  3.  # 23

    Colocado por: T.e.r.e.s.aNo nosso caso (paredes de pedra de 50 cm também 60-70 cm) colocámos isolamento encaixado na estrutura metálica que suporta o gesso cartonado.


    As paredes afinal têm 60-70, corrigiu-me o marido.
  4.  # 24

    Colocado por: T.e.r.e.s.a

    As paredes afinal têm 60-70, corrigiu-me o marido.


    Ou seja o isolamento foi interrompido por condutores térmicos
  5.  # 25

    Colocado por: T.e.r.e.s.a

    Não é membrana milagrosa nenhuma. É uma membrana de difusão (mais conhecida por barreira para-vapor).


    Escreveu que essa membrana permite "passagem de humidade do interior para o exterior". Por isso perguntei que membrana milagrosa era essa... A pára vapor não permite essas trocas.
    Deve-se ter cuidado com os termos. Uma barreira pára vapor impede a difusão do vapor. É uma membrana resistente à difusão, logo não é uma membrana de difusão!

    Colocado por: DM23Fiz um esboço do que está/vai ficar. O receio é que haja humidade "silenciosa" que vá passeando por trás do gesso cartonado e que escorra (trajeto a vermelho) para as vigas principais e as apodreça.

    Só um reparo, a casa é de 1937 e as vigas parece que foram colocadas hoje, não tem qualquer degradação. Não quero ser eu a "dar-lhe" humidade (da condensação) com tanto isolamento, que durante 80 anos não teve :).
      12.JPG


    Se usar esse esquema, não esquecer a membrana pára-vapor entre o pladur e o isolamento.
  6.  # 26

    Se usar esse esquema, não esquecer a membrana pára-vapor entre o pladur e o isolamento.


    Ainda tenho dúvidas relativamente a essa membrana. Assim a humidade não chega ao gesso cartonado mas pode escorrer para as vigas em madeira... ou estou a ver mal??
  7.  # 27

    Colocado por: DM23

    Ainda tenho dúvidas relativamente a essa membrana. Assim a humidade não chega ao gesso cartonado mas pode escorrer para as vigas em madeira... ou estou a ver mal??


    O que a tela faz é evitar que o vapor fique em estado liquido (água).
  8.  # 28

    DM23 Se não tem infiltrações do exterior para o interior não há como isso acontecer.
  9.  # 29

    Podem-me dar dar mais informação sobre essa tela sff? marca, se é em rolo, preço, onde comprar, etc..
    Obrigado
  10.  # 30

    Dias

    só mesmo o etics não? :))
  11.  # 31

    Leichtlehm
  12.  # 32

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ou,usando sistema de isolamento pelo interior permeáveis ao vapor de água..


    Ou estanques ao ar.
  13.  # 33

    Colocado por: marco1para mim, vale o que vale, tratava bem por fora, colmatava com produto próprio possíveis rachadelas e depois bons primários e pintura própria,
    por dentro estuque projetado e estava feito.
  14.  # 34

    Colocado por: Anonimo16062021

    Uma BPV destina-se a limitar a quantidade de vapor de água nos elementos construtivos, mas, não a elimina completamente.


    Certo. Passa sempre uma pequena percentagem, mas não fará mal, porque essa pequena quantidade não atinge a saturação.

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ou,usando sistema de isolamento pelo interior permeáveis ao vapor de água..


    Então não é defensor de se por BPV, é isso?
  15.  # 35

    Sei que todos os comentários são construtivos e com o intuito de ajudar, e agradeço todos os comentários, mas acho que ainda estou mais indeciso.

    Pondo de lado as condensações, se ficar a parede de pedra, bem pintada por fora (que não tem qualquer fissura) e por dentro à base de cal e bem pintada, em termo de temperatura vai ser uma casa fria??
    Vai levar aquecimento central, mas o problema é quando estiver desligado ( ao acordar e ao chegar a casa)
  16.  # 36

    A reparação e pintura exterior não vai alterar em nada os efeitos térmicos. Vai é evitar degradação do revestimento exterior e eliminar focos de infiltração.

    As paredes são grossas, mas são em pedra, que são um bom condutor térmico.

    Uma coisa é certa, com um novo isolamento terá um melhor conforto térmico.
    Se o que tem agora será suficiente? depende de muitos fatores (área de envidraçados, cobertura), etc.
  17.  # 37

    Colocado por: O.MartinsA reparação e pintura exterior não vai alterar em nada os efeitos térmicos. Vai é evitar degradação do revestimento exterior e eliminar focos de infiltração.

    As paredes são grossas, mas são em pedra, que são um bom condutor térmico.

    Uma coisa é certa, com um novo isolamento terá um melhor conforto térmico.
    Se o que tem agora será suficiente? depende de muitos fatores (área de envidraçados, cobertura), etc.


    Compreendo. A Caixilharia vai ser com vidro duplo de 6mm com caixa de ar de 16mm e com corte térmico. O telhado vai ser todo novo, com telha marselha, tela impermeabilizante, placas xps e gesso cartonado.
  18.  # 38

    DM23

    os euros são seus, mas repare que tem uma parede de pedra mas acabada ( portanto não é pedra á vista) com 50 cm de espessura, vai cter sempre que arranjar por fora essa fachada, há produtos para isso e já ai fica com possíveis infiltrações resolvidas, depois por dentro já tem as paredes areadas ( de certa forma regularizadas) e sem patologias portanto uma camada de um bom estuque para alisar e tinha o assunto resolvido para depois gastar os euros em boas janelas e telhado e ainda recuperar o pavimento de madeira convenientemente.
    repare isto que estou a dizer iria PERMITIR que a parede continuasse com caraterísticas de inércia térmica portanto iriam sempre continuar a regular as trocas de temperatura interior exterior e ainda deixar "respirar" a casa.
    a fobia com o isolamento termico acho que nos anda a levar um pouco para extremos, vivemos num clima temperado.
    a solução do pladur vai ficar sem inercia termica e assim como a casa vai aquecer num instante tambem vai arrefecer num instante.
    é a minha opinião.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  19.  # 39

    Colocado por: Anonimo16062021
    Onde viu isso?


    Então não percebi o que disse quando disse que para este caso: "usando sistema de isolamento pelo interior permeáveis ao vapor de água.."

    Colocado por: DM23

    Compreendo. A Caixilharia vai ser com vidro duplo de 6mm com caixa de ar de 16mm e com corte térmico. O telhado vai ser todo novo, com telha marselha, tela impermeabilizante, placas xps e gesso cartonado.


    Tem a ver com outros factores também. Área de envidraçados, exposição solar, etc. Seria um estudo térmico.

    Colocado por: marco1DM23

    depois por dentro já tem as paredes areadas( de certa forma regularizadas) e sem patologias portanto uma camada de um bom estuque para alisar e tinha o assunto resolvido
    Concordam com este comentário:José Barnabé


    Como é que sabe que acabamento interior está areado? Provavelmente foi falado aqui mas por acaso não me recordo de ler.

    As paredes interiores já devem estar estucadas. Caso esteja firme, é reparar e pintar...

    Sobre a respiração das paredes é um paradigma...
    Ou bem que se mantem a construção original, sem o conforto térmico, de um isolamento.
    Ou bem que se melhora o isolamento (neste caso pelo interior), e quanto a mim, sempre com BVP.

    São opções.
  20.  # 40

    O.martins

    como sabe que a parede original não tem conforto térmico, esteve lá?

    não leve a mal mas é preciso ponderar as coisas com a febre do isolamento.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
 
0.0237 seg. NEW