Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Em breve quero pintar um muro que já não vê tinta há vários anos... O pintor que vai fazer o trabalho aconselhou tinta de areia, mas eu não estou muito convencido... Que esquema de pintura e tinta aconselham?

Grato desde já!
  2.  # 2

Colocado por: ToMiguel80Olá a todos!

Em breve quero pintar um muro que já não vê tinta há vários anos... O pintor que vai fazer o trabalho aconselhou tinta de areia, mas eu não estou muito convencido... Que esquema de pintura e tinta aconselham?

Grato desde já!
    para muros esquemas não há , muitas marcas nem garantem sobre qualquer tipo de tinta ... portanto atrevo-me a dizer que só vendo o muro por isso visita na obra ou pode sair asneira .
  3.  # 3

É um muro de alvenaria de tijolo rebocado. O muro já tem uns 30 anos e a última pintura foi há uns 10 anos. Está voltado a Norte/Sul, pelo que costuma adquirir algum musgo principalmente na face Norte.

A minha dúvida é se devo usar tinta de areia ou tinta acrílica. E também que referência de tinta será aconselhada (não tenho preferência por qualquer marca)
  4.  # 4

Colocado por: ToMiguel80É um muro de alvenaria de tijolo rebocado. O muro já tem uns 30 anos e a última pintura foi há uns 10 anos. Está voltado a Norte/Sul, pelo que costuma adquirir algum musgo principalmente na face Norte.

A minha dúvida é se devo usar tinta de areia ou tinta acrílica. E também que referência de tinta será aconselhada (não tenho preferência por qualquer marca)
    está em que estado a pintura consegue eliminar a tinta toda do reboco ? se sim utilize tinta de silicato .
  5.  # 5

Colocado por: rafaelisidoroestá em que estado a pintura consegue eliminar a tinta toda do reboco ? se sim utilize tinta de silicato .

O muro vai ser lavado com jacto de água, mas duvido que elimine a tinta toda. Esse tipo de tinta só dá para aplicar em bases "novas"?
  6.  # 6

Colocado por: ToMiguel80
    O muro vai ser lavado com jacto de água, mas duvido que elimine a tinta toda. Esse tipo de tinta só dá para aplicar em bases "novas"?
    não , só se pode aplicar em bases minerais novas ou antigas ... neste caso é saltar fora , as tintas de tartaruga ou areadas são boas mas as zonas viradas a norte se dão algas então vai ser um ai jesus , as areadas acumulam muita poeira logo o desenvolvimento de algas será absurdo . as acrilicas tambem terão desvantagens quanto ao empolamentos sendo que não sendo possível aplicar a de silicato não tenho duvida alguma que iria para uma pliolite aquosa ou de base solvente a diluente ... aí tem uma tinta com um comportamento quase mineral muito resistente e com grande capacidade de escoamento de agua , embora não pareça pintar um muro é super complicado ...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ToMiguel80
  7.  # 7

Colocado por: rafaelisidoronão , só se pode aplicar em bases minerais novas ou antigas ... neste caso é saltar fora , as tintas de tartaruga ou areadas são boas mas as zonas viradas a norte se dão algas então vai ser um ai jesus , as areadas acumulam muita poeira logo o desenvolvimento de algas será absurdo . as acrilicas tambem terão desvantagens quanto ao empolamentos sendo que não sendo possível aplicar a de silicato não tenho duvida alguma que iria para uma pliolite aquosa ou de base solvente a diluente ... aí tem uma tinta com um comportamento quase mineral muito resistente e com grande capacidade de escoamento de agua , embora não pareça pintar um muro é super complicado ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ToMiguel80

Obrigado rafaelisidoro pelas excelentes dicas!

Como tudo na construção e não só, há técnicas e estudos envolvidos... Por vezes a malta diz que é tudo igual, o que é um dos motivos para a má fama que o sector por vezes tem...

Dentro das tintas "pliolite aquosa", recomenda alguma referência em particular? Da pesquisa que fiz encontrei quer primários quer tintas de acabamento, baseadas em resinas de pliolite, mas confesso que não tenho grande conhecimento prático para as distinguir
  8.  # 8

Colocado por: ToMiguel80Da pesquisa que fiz encontrei quer primários quer tintas de acabamento,
    lembre-se que é um muro , na Dyrup havia uma que era a referencia 5715 e não precisava de primário porque ela própria diluida a 25% fazia de primário mas a Dyrup acabou com este artigo porque subiu muito o preço da matéria prima neste momento tem uma mais xpto mas para um muro é muito investimento.. a sério , a Neuce tinha uma tinta de pliolite boa não faço ideia do valor não acredito que seja muito barato mas ... estas tintas praticamente é de aplicação directa . só se utiliza primários pliolites caso se tenha um reboco muito duro , estanhado , polido , quase vidrado ... so aí é que utiliza o primário que ainda tem as suas moléculas mais finas que a tinta ( poder penetrar mais ainda ) ... contudo eu falei na Dyrup porque a vendo e na Neuce porque a tinta deles tem um selo de certificação pelo mesmo laboratório que certifica o da Dyrup ...
  9.  # 9

Posso meter-me ao barulho e perguntar se a boa e velha cal não pode servir?
    Muro com as mesmas condições (descascado em partes, com musgos noutras) de textura grossa.

0.0111 seg. NEW