Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Ja andei a ver diversas conversas neste forum sobre o tema serventia, mas ano fiquei esclarecido, gostaria que alguem me ajudasse neste caso, conforme o desenho em anexo tenho o terreno A para construir casa, existe uma estrada com cerca de 2 metros publica, e depois aparece a minha serventia com cerca de 1,5 m, antes de fazer qualquer obra queria que a serventia fosse maior porque nao passara la nenhum camiao retro escavadura, tudo o que tenho mais de 2 m de largura nunca ira aceder ao terreno por esta via. A soluçao seria chegar a acordo com o dono do terreno C que "cedesse" cerca de 1.5m de largura do seu terreno para que conseguisse um carro, camiao ou outra coisa passar, inclusive o vizinho do terreno C concordou em "dar" 3/4 metros do terreno a cima para que os carros conseguissem virar mais facilmente. So que o vizinho B nao quer chegar a acordo com esse 1.5m que nada compromete o seu terreno podendo tambem usufruir dessa serventia mais larga e todos ficavamos a ganhar. O que poderei fazer neste caso?
      Sem Título.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    Oferecer uma compensação (€) ao dono do terreno C?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruben 152
  4.  # 3

    Ja nos oferecemos para construir um muro em alvenaria a volta da serventia em causa o que valorizava o terreno dele, mesmo perdendo esses 1.5 m de largura por 10m de comprido. Ele mandou-nos marcar o que queriamos em beneficio de todos e foi o que fizemos, e agora nao sei a razao anda sempre a "enrolar nos" e nao nos deixa avançar. Tem tudo em benificio dele, a unica coisa que poderei fazer e ir ao notario para saber quanto me custara a escritura dessa porçao de terreno e oferecer-lhe uma quantia proporcional ao valor desse mesmo bocado. E se ele recusar isso o que poderei fazer em alternativa ?

  5.  # 4

    Colocado por: ruben 152E se ele recusar isso o que poderei fazer em alternativa ?
    nao.
    vc já marcou alguma reunião na CM a ver se pode construir nesse terreno?
  6.  # 5

    Colocado por: antonylemosvc já marcou alguma reunião na CM a ver se pode construir nesse terreno?


    pergunta pertinente. achava que os terrenos tinham que confrontar com a rua para permitir a construção.

    o que tem ai é um belo 31. repare que a unica entidade que tem força para obrigar alguem a vender é o estado. o estado se precisar de um terreno expopria-o ao dono e ponto final. você enquanto particular não pode obrigar ninguem a vender.

    eu até percebo o vizinho B, o terreno dele tem acesso à estrada alcatroada, nunca irá usufruir dessa serventia. o terreno dele já está um pouco extreito ente a estrada alcatroada e a sua serventia. se ele poder construir nesse terreno terá que afastar x metros do eixo da via ora se retirar 1.5m ao terreno, está a comprometer uma futura implantação de uma casa no terreno
  7.  # 6

    Primeiramente deve saber se é possível construir no seu terreno.
    Essa serventia apenas serve o seu terreno ou serve também outros terrenos?
    Ninguém lhe vai dar terreno para aumentar a sua serventia. Vai ter de propor comprar (e pagar bem) para conseguir que alguém lhe venda a porção de terreno que pretende, pergunte quanto pretendem pela venda e que outras compartidas pretendem (por exemplo fazer o muro, pois os donos dos terrenos B e C nada tem a ganhar com o que você pretende (eles estão servidos com a via pública).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruben 152
  8.  # 7

    o mais fácil seria comprar o terreno todo ao vizinho
  9.  # 8

    o terreno do visinho C nao aparece todo nesta fotografia, tem cerca de 2000 m2, nao compromete nada, 2º a seguir encontra s uma curva apertada, o que poderia ser aproveitado para ele, entrava pela serventia que pretendo alargar, o vizinho B ah anos que tenta fazer com que o vizinho C deixe alargar a via mas nao quer. Era beneficio de todos e nao so de um. O terreno A e viavel para contruir, fica em zona urbana e posso construir ate 300 m2, tem cerca de 2600 m2 ao todo. Esta serventia serve o vizinho B tambem, so que ele tem uma carrinha Iveco que nao passa la, somente carros ligeiros. E 3º lugar o vizinho C nao pretende construir nada.
  10.  # 9

    Posso estar enganado mas na minha zona nao deixam construir assim num terreno
    Tem q confrontar com caminho público . A você so lhe resta tentar comprar o terreno que lhe interesa .visto que pela foto sera quem mais vai sair a ganhar e veja se a futura estrada nao tem q ter no minimo 5 m .
  11.  # 10

    Colocado por: ruben 152Ja nos oferecemos para construir um muro em alvenaria a volta da serventia em causa o que valorizava o terreno dele, mesmo perdendo esses 1.5 m de largura por 10m de comprido. Ele mandou-nos marcar o que queriamos em beneficio de todos e foi o que fizemos, e agora nao sei a razao anda sempre a "enrolar nos" e nao nos deixa avançar. Tem tudo em benificio dele, a unica coisa que poderei fazer e ir ao notario para saber quanto me custara a escritura dessa porçao de terreno e oferecer-lhe uma quantia proporcional ao valor desse mesmo bocado. E se ele recusar isso o que poderei fazer em alternativa ?

    - proponha oferecer o muro + x euros ! é a unica forma !
  12.  # 11

    E porque é que o vizinho é obrigado a fazer alguma coisa, ele não quer dar está no seu direito !
    Concordam com este comentário: DEEPblue, A Ramalho, pauloagsantos
  13.  # 12

    Colocado por: ruben 152o vizinho B ah anos que tenta fazer com que o vizinho C deixe alargar a via mas nao quer. Era beneficio de todos e nao so de um.
    a meu ver o B se quiser alargar a via é so ceder terreno dele.
    O A e B têm acesso à estrada principal.

    Seja como for ninguém é obrigado a ceder terreno caso não o desejar.

    Colocado por: ruben 152O terreno A e viavel para contruir, fica em zona urbana e posso construir ate 300 m2
    sim, tudo bem, mas estando num terreno sem acesso à estrada principal, num especie de culde sac ... já falou com alguém na CM?
  14.  # 13

    Tenho um projeto de um chalet , so têm um caminho pedonal com 1 m de largura e fica a 50m da rua pricipal, os vizinhos nao cedem passagem la vai 50 mil para o helico......eles estao no seu direito.
  15.  # 14

    e uma estrada publica a qual tenho acesso, nao sei se conseguem ver bem na imagem, mas tenho acesso a partir dessa estrada á estrada publica. O vizinho C vai ceder uma parte do seu terreno para conseguir dar a volta com o carro. O unico senao e como passara os camioes ou outro veiculo pesado que queira passar ali para fazer obras. O sr. em causa nao quer dinheiro por aquela parte, ja lhe foi proposto. Chama-se casmurrice pura, ta no direito dele tudo bem, mas bom censo pede-se neste caso. Ja falei na CM e e apto para construir, esta numa zona urbana. Pode ser que mude de ideias entretanto o sr. mas de qualquer das maneiras seja por ali ou pelo lado superior direito tenho que conseguir levar la as maquinas. Mas neste caso implica passar por cima de outro terreno vizinho, deixando no fim de obras o terreno +/- como estava.
  16.  # 15

    A ver se assim e mais facil entender, o vizinho D podera a vir a ser nova possibilidade.
      Sem Título2.png
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

  18.  # 16

    Consegue autorização do vizinho do caminho preto, para passar as máquinas pelo terreno dele durante o tempo da obra?
  19.  # 17

    que terreno estranho você tem ai. vai ser um belo desafio implantar ai uma moradia.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  20.  # 18

    Colocado por: ADROatelierConsegue autorização do vizinho do caminho preto, para passar as máquinas pelo terreno dele durante o tempo da obra?

    Em principio sim, ja foi algo apalavrado. Sim nao vai ser facil, esta a ser muito desafiante, mas no final deve compensar.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">