Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas:

    1- Alguém conhece este sistema? quais as experiências de quem já o utilizou?
    2- Pode-se aplicar em telhado com barrotes e estrado de madeira?
    3- Parece ser uma solução muito económica. Será eficaz e duradoura?
    4- Será mais barata que a onduline subtelha?
    5- Será melhor que a onduline subtelha?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Carla Junqueiro1- Alguém conhece este sistema? quais as experiências de quem já o utilizou?

    Em Portugal, quase não existe experiência com esse tipo de telha. Já o estudei e orçamentei para uma vivenda, mas acabou-se por desistir.

    Colocado por: Carla Junqueiro2- Pode-se aplicar em telhado com barrotes e estrado de madeira?

    Do que estudei do sistema, apenas fica "rentável" nesse caso, porque como é uma tela, obriga a que a base esteja muito nivelada, senão fica com um péssimo aspecto

    Colocado por: Carla Junqueiro3- Parece ser uma solução muito económica. Será eficaz e duradoura?

    De económico têm pouco, porque se a telha é barata, leva muitas fixações que têm de ser de qualidade (inox) e muita mão de obra. Como não existe experiência em Portugal, qualquer empreiteiro vai ter mêdo e subir o preço porque não sabe trabalhar com aquilo. Depois existem ainda alguns problemas com pormenores técnicas. Isto é de um email que troquei com um cliente meu:


      Estive hoje a falar com os técnicos da Onduline, acerca do Bardoline, depois de ontem ter passado umas horas nos sites da Onduline espalhados pelo mundo, onde encontrei no site espanhol (surpresa) alguma boa informação como umas fotografias um videos , assim como o catálogo

      Desconheço se a opção por esta cobertura é sua ou do arquitecto, mas o técnico da Onduline com que falei (conheço-o há uns anos) não se mostrou muito confortável acerca desta solução, não por ela não ser boa, mas porque sendo uma solução rara em Portugal, não existe mão de obra qualificada para o fazer. Descreveo-me o processo de assentamento e por m2 leva 24 parafusos com bucha, sendo ainda soldada a maçarico na união entre as telhas (6ml por m2). Parece-me um sistema para custar algo como 60€/m2. A pessoa que poderá indicar aplicadores está de Férias até ao fim do mês. Confirmou-me ainda que a tela sob a bardoline está lá a mais, tendo dito que estava lá só para "acalmar" o cliente.

      Dado ser uma cobertura negra e plana, aconselhou-me outra solução, que é a utilização de telha plana Plasma da Coelho da Silva na cor antracite que dado ser uma telha de encaixe, é relativamente simples de aplicar e que com a utilização de uma subtelha ST50, ficará com uma dupla cobertura, e sem saber preços desta telha, deverá andar no 40€/m2. Assim antes de investigar mais, gostaria de saber se a Bardoline é decisão final ou quer que faça o comparativo entre as duas soluções.

      Cada m2 leva 12.5unx0,96€=11.52€/m2 que é idêntico ao preço do bardoline, mas a mão de obra é de 1,25h/m2 contra umas 3 a 4hr do Bardoline e ainda tenho 5€ em parafusos. Mesmo a sentimento, julgo ser significativamente mais barato. Para além do problema das garantias da execução

      A questão da projecção da telha em relação á vertical, não é problemática, desde que fique com pelo menos 1cm para fora. Isto destina-se a criar uma pingadeira, evitando os escorrimentos da água que desce do telhado, acabando o beiral por ficar sujo rapidamente. Esta telha têm inclusive nos acessórios uma telha de beira, para evitar estes escorrimentos, e como pode ver na fotografia,tem aquela pequena pestana á frente, que faz a projecção da telha 1cm para a frente, servindo deste modo de pingadeira

      No caso da Bardoline este problema do escorrimento, irá por-se porque fica á face ou terá de descarregar num caleira periférica, dado não ser rígida e não poder ser balançada. por acaso, quando falei com a Onduline, eles referiam sempre que a bardoline deveria descarregar a água dentro de um caleira.

      É uma questão de execução em obra, mas dado a telha cerâmica ser rígida, não existe problema em balançar. Aquela solução não é do meu agrado, porque ou a telha está aparafusada ou em caso de ventos fortes, estes ao baterem na parede, sobem, pegam na telha e levantam-na. Acontece com alguma frequência.


    Colocado por: Carla Junqueiro4- Será mais barata que a onduline subtelha?

    O conjunto subtelha + telha cerâmica vermelha custa cerca de 50€/m2+IVA enquanto a Bardoline deve custar uns 60 a 70€/m2

    Colocado por: Carla Junqueiro5- Será melhor que a onduline subtelha?

    São soluções muito diferentes, mas penso que expliquei o problema entre elas

    A questão nãopode nem deve ser colocada dessa maneira, porque existem cobertura em que eu aconselharia a bardoline sem problemas e noutras não. Depende muito do desenho da cobertura
  3.  # 3

    Paulo Correia:

    O desenho do telhado é o mais simples tem uma cumieira ao centro e faz um V invertido tradicional que vai dar à zona das caleiras.
    Diz que:
    O conjunto subtelha + telha cerâmica vermelha custa cerca de 50€/m2+IVA.
    Isto é o valor só os materiais (subtelha + telha cerâmica) ou já inclui o valor da mão de obra para a montagem?

    Obrigado
  4.  # 4

    Não têm um fotografia?

    Colocado por: Carla JunqueiroPaulo Correia:
    Isto é o valor só os materiais (subtelha + telha cerâmica) ou já inclui o valor da mão de obra para a montagem?
    Obrigado

    atenção que estava a comparar soluções, porque esse preço inclui MO + MAt, mas são necessário outros trabalhos, não é só meter telha. è preciso demolir, reparar a estrutura, etc, etc.

    aquilo é só para lhe dar uma ideia da diferença de preços entre ambas as soluções, não é um orçamento
 
0.0101 seg. NEW