Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Picareta

    há projetos de execução e projetos ditos de execução

    e ainda projetos de execução que não sou incluem o projeto de eletricidade devidamente executado como ainda por vezes incluem uma mais outra especialidade que é um estudo luminotécnico e há empresas especializadas nisso. É claro que tudo sobre a coordenação geral do coordenador de projeto.
  2.  # 22

    Colocado por: marco1portanto pensa-se que o projeto de licenciamento pago é "pau para toda a obra"

    Marco, eu acho que os seus colegas é que disseram que a iluminação devia de estar no projecto.
  3.  # 23

    penso que estavam indiretamente a qualificar determinados projetos…..
  4.  # 24

    Colocado por: Picareta
    Marco, eu acho que os seus colegas é que disseram que a iluminação devia de estar no projecto.
    eu faço sempre a planta invertida... vou deixar a iluminação da obra ao critério do eletrecista??! só faltava mais essa.

    na faculdade aprendi assim, nos escritórios por onde passei sempre se fez.. tenho esse hábito. e acho tão importante quanto definir se uma parede é rebocada à cor x ou chão de cor Y
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  5.  # 25

    Boa pessoal!

    Aproveito para colocar uma questão.

    Então o Dono da Obra, se quiser ter a certeza que está a contratar o serviço "completo", vulgo projecto de licenciamento e de execução, mais o que quer que faça falta para que inclua tudo, mas tudo, excepto a construção, o que deve pedir ao arquitecto para se certificar que está mesmo tudo incluído?

    Conseguem sintetizar tudo em 2 ou 3 linhas/frases? Ou é sempre preferível listar todas as especialidades e particularidades que estão incluídas?

    Obrigado.

    -
  6.  # 26

    Cada vez mais há menos profissionalismo e não se pode confiar em ninguém.
    Mas deve ser de mim por estar já perto da reforma e a perder capacidades...
  7.  # 27

    Nunca pensei que fosse um assunto que ia gerar tanta polémica :)

    Sendo que não existe obrigação por parte do Arq•, penso que deveria só alertar ou informar ser necessário fazer um estudo luminotécnico, pois acho algo importante, sendo que faz parte da construção. E obvio pagar por esse serviço, ficava mais descansado.

    Em relação ao que vou fazer, no alpendre e na entrada será colocado focos no tecto, sendo assim o electricista tem de preparar as caixas e tubagem antes do empreiteiro encher a lage (Quarta-feira). Em relação as varandas será colocado luz indirecta, sendo que ainda não foi feito o piso, ainda dá tempo para incluir no projecto luminotécnico.

    Só para alertar que não entreguei tudo ao empreiteiro.
  8.  # 28

    duas soluções das muitas possíveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XavierSa
      190414-focos-01.jpeg
  9.  # 29

    Colocado por: nunogouveiaduas soluções das muitas possíveis
      190414-focos-01.jpeg


    Nunogouveia, muito obrigado pela as sugestões, a primeira opção são focos no tecto e a segunda são focos no chão, certo?
  10.  # 30

    Seriam focos no teto em ambos os casos
  11.  # 31

    Colocado por: nunogouveiaSeriam focos no teto em ambos os casos


    Nunogouveia,

    Na sua opinião ficava mal de por só focos no teto na entrada e alpendre e no resto das varandas colocar iluminação no chão?
  12.  # 32

    Deixo um fator a ter em conta (caso assim o entenda):
    https://www.pressherald.com/2018/08/05/lights-out/
  13.  # 33

    Xavier

    na minha opinião e até sem estar a ter em conta como é o projeto em volume e as envolventes, apenas metia uma iluminação no alpendre e uma mais ligeira sobre a porta de entrada e mais nada. apenas depois no pavimento exterior alguma iluminação mais ao nível do solo nos espaços exteriores.
    com tanto foco nessas palas ainda corre o risco de isso ficar parecido com uma arvore de natal, desculpe a comparação.
    Concordam com este comentário: XavierSa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XavierSa
  14.  # 34

    Colocado por: P_LopezBoa pessoal!

    Aproveito para colocar uma questão.

    Então o Dono da Obra, se quiser ter a certeza que está a contratar o serviço "completo", vulgo projecto de licenciamento e de execução, mais o que quer que faça falta para que inclua tudo, mas tudo, excepto a construção, o que deve pedir ao arquitecto para se certificar que está mesmo tudo incluído?

    Conseguem sintetizar tudo em 2 ou 3 linhas/frases? Ou é sempre preferível listar todas as especialidades e particularidades que estão incluídas?

    Obrigado.

    -
    num projecto de execução é mesmo obrigatório ter... afinal é de execução. mas a maioria não pede execução.
  15.  # 35

    Colocado por: XavierSaNunca pensei que fosse um assunto que ia gerar tanta polémica :)

    Sendo que não existe obrigação por parte do Arq•, penso que deveria só alertar ou informar ser necessário fazer um estudo luminotécnico, pois acho algo importante, sendo que faz parte da construção. E obvio pagar por esse serviço, ficava mais descansado.
    não sei se é polémico ou não, mas se está previsto ter palas e teto em betão aparente, com luzes e outros equipamentos embutidos , tem de o fazer obrigatoriamente. posso aceitar que não o façam quando é pra ter tectos falsos por exemplo, pois dá para 'ver depois' mas em betão aparente, tem de haver rigor adicional em tudo.
    Concordam com este comentário: XavierSa
  16.  # 36

    Penso que já não vale a pena se alongar no assunto da iluminação, logo que que tiver novidades sobre o estudo luminotécnico irei colocar no fórum.

    Em relação às paredes exteriores(interiores) tenho uma dúvida, será melhor um acabamento afagado ou colocar pladur? Prós e contras?

    Nas divisões colocar só tijolo de 11 e acabamento afagado ou colocar só tijolos nas casas de banho e as outras paredes em Pladur?

    Independentemente dos valores, qual será a melhor opção?
    • zinna
    • 17 abril 2019 editado

     # 37

    Colocado por: ****Eu ainda não percebi é o projeto que têm, anda à volta com o tijolo e o pladur .


    **** o problema que maior parte dos gabinetes é como os Médicos....

    Temos que perguntar , com eles é chapa 5 , o DO pouco esclarecido , fica confuso com tanta solução.

    Depois tem em obra a dar bitaites ... empreiteiro, familiares .... depois dá um nó.
  17.  # 38

    Colocado por: ****Eu ainda não percebi é o projeto que têm, anda à volta com o tijolo e o pladur .


    No projecto diz o seguinte:

    “As paredes interiores serão executadas com tijolo 0,11, assente com argamassa de cimento e areia, rebocadas e pintados a tinta plástica lavável.”
 
0.0223 seg. NEW