Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    https://youtu.be/a8gt4pKDoJQ e com políticos assim a defender os interesses da população é um alivio
  2.  # 22

    Colocado por: euTambém não percebo o que é que o governo tem a ver com a situação deles.

    Se não percebem, é porque não estão informados o suficiente.

    Vou tentar explicar a situação sucintamente e de forma geral para perceberem o porquê de o estado "ser chamado à baila" neste tipo de greves.

    Um grupo de trabalhadores privados está descontente com a sua situação e como tal mete um pré-aviso de greve, ora na constituição há certos serviços que estão contemplados como sendo sociais impreteríveis, e daí advém serviços mínimos.
    Até aqui tudo bem e dentro do que é legítimo numa greve.
    Agora entra então o Governo, que olha para isto tudo (e para os e-mails dos amigos no privado) e vê que afinal se a greve for feita como é devida, vai chatear muitos amigos em muitos setores privados, e como tal emite um despacho de "serviço mínimos" (que não o é aos olhos da constituição).
    Portanto os trabalhadores mesmo cumprindo os serviços mínimos decretados em diário da república, não é suficiente aos olhos do governo (e dos amigos), e como tal, fazem greve sob um despacho que os obriga a trabalhar quase tal e qual como se não estivessem a exercer um direito fundamental como é a greve.

    Na comunicação social saem as notícias que meia dúzia de empresas quer, o público ouve o que lhes é dito sem saber nada sobre o assunto e afinal os maus da fita são aqueles senhores que trabalham em média entre 12 a 16horas por dia com uma bomba às costas percorrendo o país de lés a lés.
    É a justiça da desinformação instaurada pelo lápis azul do século XXI
    • AMVP
    • 17 abril 2019

     # 23

    Desculpe, mas não explicou nada.

    o que ouvi foi trabalhadores em greve a solicitar a intervenção do governa na negociação.
    • RCF
    • 17 abril 2019

     # 24

    Colocado por: rjmpiresAgoraentra então o Governo, que olha para isto tudo (e para os e-mails dos amigos no privado) e vê que afinal se a greve for feita como é devida, vai chatear muitos amigos em muitos setores privados

    Não posso concordar com isto.
    Então, temos um país quase a paralisar (e quando digo país, não me refiro apenas à economia, refiro-me às pessoas) por falta de combustível nas bombas e o Governo apenas intervém por causa dos interesses dos amigos?! Não! O Governo intervém e tem obrigação de intervir porque os portugueses, na sua generalidade, estão a ser negativamente afetados. Se a situação se mantiver, haverão muitas famílias que não se irão conseguir reencontrar nesta Páscoa... ontem já foram cancelados voos e isto não afeta apenas a ANA ou a TAP, acima de tudo isto afeta as pessoas que têm viagens marcadas.
  3.  # 25

    E estavam à espera que uma greve não afetasse ninguém?
    Ou apenas os setores que não afetem terceiros pode fazer greve?
  4.  # 26

    Colocado por: AMVPDesculpe, mas não explicou nada.

    o que ouvi foi trabalhadores em greve a solicitar a intervenção do governa na negociação.

    Se não percebeu o que são realmente serviço mínimos sociais impreteríveis pode consultar aqui

    https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/75194475/201608230300/73440406/diploma/indice
    • zed
    • 17 abril 2019

     # 27

    Colocado por: Sergio Rodrigueshttps://youtu.be/a8gt4pKDoJQe com políticos assim a defender os interesses da população é um alivio


    Essa montagem é muito enganadora por ter tirado de contexto as afirmações do PR.

    https://youtu.be/ZeKOKLQGsEw

    Até a mim, que não posso ver o Cavaco à frente, isso cheira a embuste.
    • AMVP
    • 17 abril 2019

     # 28

    Colocado por: rjmpires
    Se não percebeu o que são realmente serviço mínimos sociais impreteríveis pode consultar aqui

    https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/75194475/201608230300/73440406/diploma/indice



    Não altera em nada o que eu disse.

    Mais, este fórum e esta discussão foi aberta com o intuito de se debater como as pessoas vêm a intervenção do Estado na economia e não para falar da situação em concreto.

    Mas, mesmo que tivesse sido com o objetivo de debater esta greve em especifico para bem da discussão deveria parar de dizer que os outros não entendem, é mais saudável para o debate.
  5.  # 29

    O estado somos todos nós, o governo é um dos órgãos de soberania da República Portuguesa.

    "Afinal o que quer o povo português?"

    Já o povo... falando por mim, gostava de ter serviços sociais equitativos aos descontos, gostava de parar de pagar bancos, falencias de empresas privadas, taxas abusivas por tudo e por nada, e que quem têm dívidas as pagasse ao invés de andarem por aí como se de nada se tratasse.
    Concordam com este comentário: A. Madeira
    • AMVP
    • 17 abril 2019

     # 30

    Colocado por: rjmpiresO estado somos todos nós, o governo é um dos órgãos de soberania da República Portuguesa.

    "Afinal o que quer o povo português?"

    Já o povo... falando por mim, gostava de ter serviços sociais equitativos aos descontos, gostava de parar de pagar bancos, falencias de empresas privadas, taxas abusivas por tudo e por nada, e que quem têm dívidas as pagasse ao invés de andarem por aí como se de nada se tratasse.




    Percebo e admitindo que na sua maioria concordamos com a sua posição, como acha que modelos contribuir para aletar as coisas?


    Será que como sociedade não poderiamos "controlar" mais a nossa vida? o nosso futuro?
  6.  # 31

    E os descontos directos de um trabalhador médio paga sequer 1km de auto Estrada?
  7.  # 32

    Colocado por: AMVP



    Percebo e admitindo que na sua maioria concordamos com a sua posição, como acha que modelos contribuir para aletar as coisas?


    Será que como sociedade não poderiamos "controlar" mais a nossa vida? o nosso futuro?


    A meu ver um dos principais problemas é a desinformação/educação, um dos principais "veículos" de conhecimento e informação deveriam ser os meios de comunicação social, mas infelizmente 90% do conteúdo é vazio...

    Claro que a sociedade poderia controlar (de certa forma) o que acontece na vida de todos e no futuro. Mas como se tem visto ultimamente, os grandes grupos privados é que controlam o estado e o governo.
    O português de hoje em dia vive para si e inveja o que o seu vizinho tem...
  8.  # 33

    Colocado por: enf.magalhaesE os descontos directos de um trabalhador médio paga sequer 1km de auto Estrada?

    ?
  9.  # 34

    Colocado por: AMVPestava a ouvir um porta voz dos motoristas de matérias perigosos.
    Faz-me alguma confusão ver como vice presidente deste sindicato um advogado (dr.Pedro Pardal Henriques) com escritório em Lisboa. Mas afinal, é advogado de profissão ou motorista de matérias perigosas?
    Eu pensava que os dirigentes sindicais eram profissionais do ramo que representam. Afinal, parece que me enganei...
    Dito isto, esta greve está a paralisar o país e a economia vai ressentir-se disso. E, quando isso acontece, o Estado tem que intervir e minimizar os prejuízos.
    • AMVP
    • 17 abril 2019

     # 35

    Colocado por: A. MadeiraFaz-me alguma confusão ver como vice presidente deste sindicato um advogado (dr.Pedro Pardal Henriques) com escritório em Lisboa. Mas afinal, é advogado de profissão ou motorista de matérias perigosas?
    Eu pensava que os dirigentes sindicais eram profissionais do ramo que representam. Afinal, parece que me enganei...
    Dito isto, esta greve está a paralisar o país e a economia vai ressentir-se disso. E, quando isso acontece, o Estado tem que intervir e minimizar os prejuízos.



    Pois essa matéria Sindical também é estranha para mim. Até reformados podem ser.
    • AMVP
    • 17 abril 2019

     # 36

    Quanto ao Estado ter de intervir, é claro pq é o garante do funcionamento de um país.

    Agora a forma é que é discutível.

    Numa situação como esta o problema na sua génese e puramente de natureza laboral com entidades exclusivamente privadas.

    Sendo assim, que intervenção deve ter um Estado nesta matéria afinal os donos da empresa são privados pelo que na economia em que vivemos a propriedade privada existe e o Estado não pode impor salários.

    O contrário, digo eu, é não se respeitar a propriedade privada. O que tb é capaz de não ser bom para a economia.
  10.  # 37

    O país têm meios para atender a este tipo de situações não é necessário obrigar quem quer fazer greve a ir trabalhar.
    • AMVP
    • 17 abril 2019

     # 38

    Eu respeito e defendo o direito a greve. Mas devem existir serviços mínimos pq os direitos de uns não podem colocar em causa os de outros.

    Repare, os profissionais de saúde tb não podem fazer greves a 100%
  11.  # 39

    Já acabou o gasóleo.
    E agora?
    • FFAD
    • 18 abril 2019

     # 40

    Colocado por: AMVPEu respeito e defendo o direito a greve. Mas devem existir serviços mínimos pq os direitos de uns não podem colocar em causa os de outros.

    Repare, os profissionais de saúde tb não podem fazer greves a 100%


    Eu defendo o direito à greve, mas também defendo o direito à não greve...

    Para quê os piquetes a atacar quem quer trabalhar???

    Parece que por agora a greve acabou...
 
0.0200 seg. NEW