Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: zedasilvaO DF está obrigado a alertar o DO que a aplicação não cumpre os manuais do fabricante

    Isso é o fiscal, que poucos donos de obra contratam, o DF só tem que se responsabilizar perante a Câmara Municipal e dono de obra, que o projecto de arquitectura é cumprido, nomeadamente implantação, afastamentos, cota da soleira, cércea, alçados, etc...não tem nada a ver com a execução da obra, para isso existe o director de obra e o fiscal, caso tenha sido contratado.
  2.  # 22

    O Fiscal ou Director de Fiscalização são a mesma entidade.

    E ainda que a responsabilidade maior seja perante a câmara, a fiscalização garante o cumprimento do projecto integral, se for paga para isso. O mínimo dos mínimos está escrito no post acima, mas não é somente isso.

    Eu, como fiscal, verifico as armaduras no betão, isolamentos, qualidade das janelas, redes e por aí fora. Lá porque há um DTO isso não quer dizer que eu não posso "meter o bedelho". E já obriguei a demolir panos porque não tinham os isolamentos especificados no projecto (era parede dupla, já não dava para corrigir sem demolir).

    Para a câmara importa uma coisa, para o cliente importam outras. O papel do fiscal, dependendo do que lhe paguem, pode assegurar várias funções.
  3.  # 23

    Colocado por: SkinkxO Fiscal ou Director de Fiscalização são a mesma entidade.

    Certo, mas em muita obra apenas existe director de fiscalização, que assina o termo de responsabilidade para entregar na Câmara Municipal, e esse termo de responsabilidade não o obriga a fiscalizar a execução dos trabalhos, tipo verificar se o etics está a ser executado conforme manual do fabricante.
  4.  # 24

    É verdade.. Mas está a subverter se as funções.... Os DO não contratam... Depois pagam TR no final da obra. Também o DFO não preenche livro de obra, excepto o fecho da mesmao...
    • VCAC
    • 17 abril 2019

     # 25

    Na minha também aplicaram eps de 8cm e não há barulho ensurdecedor quando chove..

    Quando chove "a potes" ouve-se claro, e durante a noite no silêncio nota-se que está a chover lá fora, mas até é um som agradável e relaxante, nada a ver com "ensurdecedor" (e tenho sandwich na cobertura). Mas lá está, é tudo uma questão sensorial de cada um, o que para mim pode ser um som agradável e ralaxante para si pode ser um som agressivo...
    Concordam com este comentário: eu
    • Skinkx
    • 17 abril 2019 editado

     # 26

    Colocado por: Picareta
    Certo, mas em muita obra apenas existe director de fiscalização, que assina o termo de responsabilidade para entregar na Câmara Municipal, e esse termo de responsabilidade não o obriga a fiscalizar a execução dos trabalhos, tipo verificar se o etics está a ser executado conforme manual do fabricante.


    OK, não o obriga mas também não o impede. Aliás, se defeitos houver para corrigir, primeiro está o empreiteiro e o DTO. Mas quando verifico desconformidades graves, obrigo a corrigir assim que possível.
  5.  # 27

    Colocado por: Anonimo16062021
    Pode ser que um dia destes nos encontramos por aí numa obra..
    Vai ser bonito de ver o skin a andar de patins pela obra fora 😁😁


    Por exemplo, era menino para mandar forras as ombreiras se na altura em que andam a fazer o ETICS eu passar lá e elas não estiverem isoladas. E outras coisas, algumas das quais você discorda, mas para o bem e para o mal, há 2 técnicos responsáveis pela obra.
  6.  # 28

    Colocado por: Anonimo18072022AE se ponderares o saco por exemplo o saco a 12€/25kg estás a falar em 1,44€/m2. Já valeu a pena 😏

    Eu acho que o maior ganho está na mão de obra.
  7.  # 29

    Colocado por: Anonimo16062021
    Em obras novas minhas isso não acontece..


    Por exemplo?


    Mas acontece em muitas obras.
  8.  # 30

    Sim, em obras novas.
  9.  # 31

    A minha casa há pontos em que soa a oco, como em tantas outras casa, como há zonas que não soa a oco.
    Quer por colagem por pontos ou cordão perimetral soa a oco sempre algum sítio.
    E não é por isso que ouço ou deixo de ouvir o barulho da chuva.
    Aliás, não ouço sequer o barulho da chuva.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 18 abril 2019

     # 32

    Cá para mim o barulho vem é da cobertura.
    • eu
    • 18 abril 2019

     # 33

    Testar com água de mangueira não faz o mesmo efeito da chuva.
    • eu
    • 18 abril 2019

     # 34

    Isto é muito estranho, pois há aqui inúmeras pessoas com ETICS em casa e mais ninguém se queixou do barulho da chuva.
    • alam_
    • 11 fevereiro 2021 editado

     # 35

    Após quase 2 anos, venho atualizar este tópico.

    Após reclamação, recebi uma equipa de técnicos da Barbot. Fizemos uma simulação, projetando água e confirmaram a existência de ruído no interior.
    Verificaram que o sistema BARBOTHERM EPS estava bem colocado, coeso com resistência mecânica e acabamento regular. Não detetaram qualquer indício de possíveis patologias. Não sendo da competência destes técnicos o ruído, sugeriram à mesma 2 barramentos com o produto MAP F. Barbot deu o material, empreiteiro e empresa que aplicou a mão de obra.

    Após o barramento e depois de algumas chuvas, a sensação que tive foi que melhorou, mas não resolveu na totalidade. Quando vem aquela chuva mais grossa ouve-se bem.

    Neste momento, parece que já me habituei e já nem ligo tanto.

    Outro aspeto que fui investigar, e que falaram aqui anteriormente, foi verificar a cobertura. As calhas pingadeiras / Rufo que são em chapa também podem estar a contribuir no barulho, uma vez que não têm isolamento acústico por baixo.

    Por agora deixo estar assim, porque com o que melhorou já é necessária uma chuva mais forte para ser audível, e num ano certamente vou contar pelos dedos as vezes que isso acontece.

    Um obrigado a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, NBA, ricardo.rodrigues
  10.  # 36

    Colocado por: Anonimo18072022C
    Portanto não chegou a conseguir confirmar qual a forma de colagem utilizada...!!
    Claro que não. E claro que o material foi mal aplicado e nada conforme ao muito bem sugerido pelo Anonimo16062021.
    Dos técnicos da Barbot🤥 nem vale a pena tecer qq comentário, nem seria de esperar que fossem penalizar o aplicador🧐😒
    "Receitaram" um paliativo e vá-lá que não cobraram a consulta😁😁

    Ps: Se calhar a ficha técnica do Barbotherm aconselha o uso de auscultadores. O Alam é que não leu...🤣🤣🤣
    • alam_
    • 11 fevereiro 2021 editado

     # 37

    Quando estiveram cá, o responsável da empresa que aplicou disse que tinha sido por pontos. Confrontei o técnico da Barbot que no manual aconselham colagem total quando a parede é rebocada e está direita, ao qual respondeu que pode ser utiliza á mesma as 2 situações, mas não fez qualquer apontamento da colagem por pontos no relatório, sabe-se lá porquê. Até pode não ser disso, mas se o manual diz para se fazer de uma maneira e fizeram de outra.
    Outra coisa que li, não sei se foi no manual da barbot, foi que a colagem não deve ser feita com temperaturas altas. Nos dias que aplicaram estava sempre a volta de 40 graus.
    Foram situações que podem estar ou não relacionadas, não sei.
    É claro que se fosse hoje, tudo era diferente. Como se costuma dizer "Agora é que estou pronto para construir" mas mesmo assim acho que havia sempre qualquer coisa que escapava.

    Tendo em conta tudo, no geral estou satisfeito. Sei que podia estar melhor servido em algumas coisas, mas não me posso esquecer que paguei 600€/m2, concluída em 2018. Tenho vizinhos que acabaram agora a construção a 1000€/m2 e não encontrei qualidade superior. E os acabamentos então nem se fala. (mas aqui eu fui muito picuinhas) O empreiteiro ia-se passando comigo. ehehe
    • alam_
    • 11 fevereiro 2021 editado

     # 38

    Colocado por: KduvidasClaro que não. E claro que o material foi mal aplicado e nada conforme ao muito bem sugerido pelo Anonimo16062021.
    Dos técnicos da Barbot🤥 nem vale a pena tecer qq comentário, nem seria de esperar que fossem penalizar o aplicador🧐😒
    "Receitaram" um paliativo e vá-lá que não cobraram a consulta😁😁

    Ps: Se calhar a ficha técnica do Barbotherm aconselha o uso de auscultadores. O Alam é que não leu...🤣🤣🤣


    😂😂😂..
    De noite viro-me para o lado direito porque oiço mal do ouvido esquerdo, problema resolvido 🤪
    • smart
    • 11 fevereiro 2021 editado

     # 39

    Hum
    Companheiro
    Pegue numa placa eps
    Encoste bem á parede e mantenha segura..
    Mande lhe com a mangueira e veja o barulho que faz qd encostada .
    Seguidamente teste mas com a placa afastada 1 cm da parede...( Meta calços a simular os pontos de cola)..
    Vai ver que o ruído é muito superior e oco..
    Aliás, em vez da parede, use o chão..
    Mangueira para cima da placa encostada no solo vs com a placa com cx ar de 1 cm...
    Concordam com este comentário: alam_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alam_
    • alam_
    • 11 fevereiro 2021 editado

     # 40

    Colocado por: smartHum
    Companheiro
    Pegue numa placa eps
    Encoste bem á parede e mantenha segura..
    Mande lhe com a mangueira e veja o barulho que faz qd encostada .
    Seguidamente teste mas com a placa afastada 1 cm da parede...( Meta calços a simular os pontos de cola)..
    Vai ver que o ruído é muito superior e oco..
    Aliás, em vez da parede, use o chão..
    Mangueira para cima da placa encostada no solo vs com a placa com cx ar de 1 cm...
    Concordam com este comentário:alam_
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alam_


    Foi o que disse na altura ao empreiteiro. Como foi uma empresa subcontratada, o empreiteiro limitava-se a passar palavra.
    A mesma teoria serve para o rufo/pingadeira em chapa.. se não estiver assente na totalidade, também vai provocar + ruído.

    Devia ter tido um melhor acompanhamento por parte do diretor / fiscal da obra.

    Sei que se gastasse uns bons € num técnico e advogado provavelmente conseguia que fosse colocado tudo de novo.. mas a avaliar a situação neste momento, tendo em conta que desde que aplicaram novamente as massas só ouvi umas 2-3 vezes chover, acho que não justifica.

    Para quem está a construir tenha atenção a estes pormenores.
 
0.0285 seg. NEW