Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde!
    Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem a resolver.
    Por falecimento dos meus pais, herdei em conjunto com mais 4 irmãos o imóvel dos meus pais. Sou a mais nova deles todos, sempre vivi no imóvel e tenho interesse em ficar com ele. Tenho dois irmãos que habitam comigo e querem-me doar a parte deles. Ficando eu proprietária de 65% do imóvel. No entanto os outros dois não manifestam qualquer interesse nos bens deixados pelos meus pais mas também não querem doar, não querem fazer nada digamos. Sendo assim eu estou a pensar em comprar a parte deles.
    A grande dúvida é: a casa está hipotecada, os meus pais deixaram uma dívida de 30.000 por terem dado o imóvel como garantia para um empréstimo pessoal. Portanto eu e os restante herdamos a dívida. Acham que compensa pedir um crédito habitação ou algo para abater essa dívida e comprar a parte restante do imóvel? A casa está avaliada em 150.000 +\-.
    Tenho 26 anos, tenho emprego estável, não tenho créditos nem dívidas. Mas não percebo nada disto. Não tenho fiadores mas já tenho parte do imóvel, será que pesa alguma coisa perante as entidades bancárias ?
    Obrigado a quem me conseguir ajudar, espero ter conseguido ser explícita.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Joana

    o melhor conselho que lhe posso dar é procurar um advogado, aqui no fórum nunca vao estar dentro de todos os pormenores para lhe poderem orientar da melhor forma. O que gastar no advogado será sempre uma mais valia, tem é de procurar um que não seja um curioso sobre o tema.
  3.  # 3

    Primeiro deve tratar dessa doação dos tais 2 irmãos para ficar com os 65%.
    Com 65% de um imóvel que vale 150.000,00€, com um emprego estável, sem dívidas e sem outros créditos, penso que não terá dificuldade em obter o crédito suficiente para comprar a parte dos 2 outros irmãos.
    Depois de obter os tais 65% do imóvel, pode provocar partilhas e ficar com ele.
    (Consultar um Advogado experiente, também não é má ideia, embora eu começasse por informar-me nas Instituições Bancárias, cujas informações são gratuitas )
  4.  # 4

    Colocado por: C A GoncalvesPrimeiro deve tratar dessa doação dos tais 2 irmãos para ficar com os 65%.
    (Consultar um Advogado experiente, também não é má ideia, embora eu começasse por informar-me nas Instituições Bancárias, cujas informações são gratuitas )

    Só recorreria a um Advogado se a coisa estivesse difícil.
    Para começar, "começaria" por fazer essa pergunta aos Bancos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Pinho
  5.  # 5

    A consulta aos Bancos(gratuita) é fundamental, pois que é isso que um Advogado que contrate vai fazer.
    Se são 5, 3/5(três quintos), pelas minhas contas, não dá 65%.
  6.  # 6

    Colocado por: Joana PinhoOlá boa tarde!
    Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem a resolver.
    Por falecimento dos meus pais, herdei em conjunto com mais 4 irmãos o imóvel dos meus pais. Sou a mais nova deles todos, sempre vivi no imóvel e tenho interesse em ficar com ele. Tenho dois irmãos que habitam comigo e querem-me doar a parte deles. Ficando eu proprietária de 65% do imóvel. No entanto os outros dois não manifestam qualquer interesse nos bens deixados pelos meus pais mas também não querem doar, não querem fazer nada digamos. Sendo assim eu estou a pensar em comprar a parte deles.
    A grande dúvida é: a casa está hipotecada, os meus pais deixaram uma dívida de 30.000 por terem dado o imóvel como garantia para um empréstimo pessoal. Portanto eu e os restante herdamos a dívida. Acham que compensa pedir um crédito habitação ou algo para abater essa dívida e comprar a parte restante do imóvel? A casa está avaliada em 150.000 +\-.
    Tenho 26 anos, tenho emprego estável, não tenho créditos nem dívidas. Mas não percebo nada disto. Não tenho fiadores mas já tenho parte do imóvel, será que pesa alguma coisa perante as entidades bancárias ?
    Obrigado a quem me conseguir ajudar, espero ter conseguido ser explícita.

    Cumprimentos

    1º Quem é o cabeça de casal da herança?
    2º Tem habilitação de herdeiros?
    3º A casa está hipotecada ao Banco?
  7.  # 7

    ora bem.eu diria visto já ter assistido a 2 heranças desse genero.receba as doações desses irmãos que aceitam por escrito e quanto aos outros 2 prepare 24000 para cada um já com o desconto de 6000 da divida dos 30000 dividida por todos.penso eu que não andará muito longe destes numeros.mas partilhas pode dar muita luta.cresci a ver isso na familia e hoje em dia vivo com isso.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1Joana

    o melhor conselho que lhe posso dar é procurar um advogado, aqui no fórum nunca vao estar dentro de todos os pormenores para lhe poderem orientar da melhor forma. O que gastar no advogado será sempre uma mais valia, tem é de procurar um que não seja um curioso sobre o tema.




    Obrigado! Só gostava mesmo de saber se achavam que compensava ou não pedir um empréstimo e ficar com o imóvel em meu nome mesmo tendo uma dívida!
  9.  # 9

    Colocado por: C A GoncalvesPrimeiro deve tratar dessa doação dos tais 2 irmãos para ficar com os 65%.
    Com 65% de um imóvel que vale 150.000,00€, com um emprego estável, sem dívidas e sem outros créditos, penso que não terá dificuldade em obter o crédito suficiente para comprar a parte dos 2 outros irmãos.
    Depois de obter os tais 65% do imóvel, pode provocar partilhas e ficar com ele.
    (Consultar um Advogado experiente, também não é má ideia, embora eu começasse por informar-me nas Instituições Bancárias, cujas informações são gratuitas )



    Muito obrigado! Vou então começar a fazer perguntas e arranjar um advogado
  10.  # 10

    Colocado por: MMarcoA consulta aos Bancos(gratuita) é fundamental, pois que é isso que um Advogado que contrate vai fazer.
    Se são 5, 3/5(três quintos), pelas minhas contas, não dá 65%.


    Da 65 % tendo em conta o que os filhos não são todos da mesma mãe e pai. Só dois são filhos do casal. E também tem em conta à ordem com que faleceram. Obrigado :)
  11.  # 11

    Colocado por: bluewings
    1º Quem é o cabeça de casal da herança?
    2º Tem habilitação de herdeiros?
    3º A casa está hipotecada ao Banco?



    Cabeça de casal é um dos meus irmãos que quer doar o imóvel.
    Já existe habilitação de herdeiros
    E sim, a casa foi dada como garantia para um crédito bancário que os meus falecidos fizeram em vida para comprar outra casa que acabaram por não adquirir.
  12.  # 12

    Colocado por: cbrtuningora bem.eu diria visto já ter assistido a 2 heranças desse genero.receba as doações desses irmãos que aceitam por escrito e quanto aos outros 2 prepare 24000 para cada um já com o desconto de 6000 da divida dos 30000 dividida por todos.penso eu que não andará muito longe destes numeros.mas partilhas pode dar muita luta.cresci a ver isso na familia e hoje em dia vivo com isso.


    Muito obrigado pelo esclarecimento. Espero que não fuja muito desses valores e espero que os meus irmãos sejam coerentes ahah
    • smst
    • 19 abril 2019

     # 13

    Como já lhe disseram procure um advogado.
    Analise com todo o cuidado todas as situações possíveis.
    Porque é que os seus dois irmãos lhe querem doar a parte deles? Pretendem continuar a morar nessa casa consigo? São casados e tem filhos? Apenas pergunto isto porque imaginemos que a Joana neste momento não tem companheiro mas daqui a algum tempo resolve juntar os trapinhos e aumentar a familia (ter filhos), vão viver todos nessa casa? Se fizer um crédito vai ter de o pagar. Provavelmente os seus irmãos doam-lhe a parte deles da casa mas querem morar aí sem pagar nada.
    Às vezes é melhor vender, liquidar as dividas e repartir o que sobrar.
    Não conta mais pormenores por isso só a Joana poderá analisar todas as situações.
  13.  # 14

    Colocado por: smstComo já lhe disseram procure um advogado.
    Analise com todo o cuidado todas as situações possíveis.
    Porque é que os seus dois irmãos lhe querem doar a parte deles? Pretendem continuar a morar nessa casa consigo? São casados e tem filhos? Apenas pergunto isto porque imaginemos que a Joana neste momento não tem companheiro mas daqui a algum tempo resolve juntar os trapinhos e aumentar a familia (ter filhos), vão viver todos nessa casa? Se fizer um crédito vai ter de o pagar. Provavelmente os seus irmãos doam-lhe a parte deles da casa mas querem morar aí sem pagar nada.
    Às vezes é melhor vender, liquidar as dividas e repartir o que sobrar.
    Não conta mais pormenores por isso só a Joana poderá analisar todas as situações.



    Mais uma vez obrigado. Querem doar porque não tem interesse em mantê-lo e não querem também lucrar com isso. Digamos que já tem a vida deles orientada, são mais velhos que eu, tem noção que fiquei sem os meus pais bastante jovem e que cuidei deles durante muito tempo. Estão a agir de boa fé. Habitam de momento comigo para me ajudar nesta altura porque a residência deles é no estrangeiro. Não repudiaram a herança porque já tem filhos e os repúdios passam para os descendentes segundo o que às finanças me informaram. Muito obrigado mais uma vez.
  14.  # 15

    Colocado por: Joana Pinho


    Cabeça de casal é um dos meus irmãos que quer doar o imóvel.
    Já existe habilitação de herdeiros
    E sim, a casa foi dada como garantia para um crédito bancário que os meus falecidos fizeram em vida para comprar outra casa que acabaram por não adquirir.

    Não a quero ofender mas os seus recursos são "limitados" para ir a Tribunal. Se o seu principal objectivo é o de tomar posse a 100%, deve comprar a parte dos 2 irmãos sem litigios ou conflitos. (Pela Lei e fora do Tribunal os herdeiros não são obrigados a vender).
 
0.0203 seg. NEW