Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Solicito ajuda aos caros colegas:

    Iniciei a construção de uma moradia a cerca de 2 anos e meio e após vários atrasos consecutivos por arte do empreiteiro desapareceu da obra este apanhou mais dinheiro do que devia e já não mete lá os pés a mais de um ano e deixou a obra em pedreiro e nem as faturas me passa das transferências bancarias que fiz.
    Dado a licença de construção já ter terminado a cerca de um mês e no sentido de retomar a obra que passos devo tomar a partir desta fase.
    O Arquiteto é a esposa do empreiteiro e por esse motivo pretendo fazer a substituição do mesmo.
    Como faço para alterar o arquiteto?
    Como faço requerer nova licença?

    Obrigado
  2.  # 2

    Quem é o diretor de fiscalização? Quem é o diretor técnico?
    Em pleno sec XXI e com a informação que hoje existe é inconcebível que os DO continuem a aceitar situações destas de ânimo leve
  3.  # 3

    Colocado por: PhixeComo faço para alterar o arquiteto?

    O novo arquitecto saberá responder-lhe a isso, se for necesário, pode nem ser, se não houver alterações ao projecto.



    Colocado por: PhixeComo faço requerer nova licença?

    dependendo do estado da obra, não será concerteza dificil. Vá à camra e exponha a situação.
    Tem de arranjar um novo empreiteiro e um novo DTO... se forem somente acabamentos, uma licença especial de acabamentos resolve-lhe o assunto.

    Electricidade, como está?, sabem quem é o electricista responsavel pela instalação?
    Gas?
    ITED?
    ...
    Tem director de fiscalização nomeado?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 4

    Colocado por: PhixeO Arquiteto é a esposa do empreiteiro e por esse motivo pretendo fazer a substituição do mesmo.
    isto que seja um abre olhos aos novos DO, que querem este tipo de situação (pacotes projecto mais empreiteiro) por facilitar as coisas.

    Colocado por: PhixeComo faço para alterar o arquiteto?
    contrate um novo que ele trata dessa alteração. mas como diz o Pedro, pode nem fazer falta se não houve alterações ao projecto. (falando nisso, a fiscalização imagino que tb contratou aos mesmos?)
    Concordam com este comentário: paulo_pereira
  5.  # 5

    Aparentemente não deverá existir problema para dar continuidade à construção.
    O IMPIC poderá atuar tendo em conta e não emissão de faturas e abandono da obra ? Existe contrato com o mesmo ?
  6.  # 6

    Colocado por: PhixeComo faço para alterar o arquiteto?
    Como faço requerer nova licença?


    vai ter que ir junto da camara tentar perceber se ainda pode pedir uma prorrogação do prazo da primeira licença..... o que duvido! normalmente dá para fazer esse pedido mas tem que ser antes da licença caducar!

    Caso nao seja possivel tem que iniciar um processo de obras inacabadas. mas se nao se sente á votnade nestes assuntos, contrate um arquitecto para lhe tratar do processo e do problema!

    nao foi o primeiro, nem vai ser o ultimo! Mas mexa-se.....nao fique a espera que as coisas aconteçam!



    PS: tive 4 empreiteiros! força nisso....
  7.  # 7

    Colocado por: paulo_pereiraO IMPIC poderá atuar tendo em conta e não emissão de faturas e abandono da obra

    Até hoje estou para ver o que realmente faz o IMPIC. É apenas mais um organismo que não serve para porra nenhuma
  8.  # 8

    O grande problema efectivamente foi o facto de ter fechado o negócio com toda a parte burocrática conjunta com a construção. Meti o pé na argola pois tratou-se de uma burla.
    O Arquitecto, DT, DF, eletricidade etc... foram contratados pelo empreiteiro.
    Neste momento não tenho nada relativo a projectos, só mesmo indo a câmara pedir o favor de deixar fazer uma cópia ao processo.
    Tenho de contratar um arquiteto para requerer nova licença mas na câmara dizem que este tem de solicitar por escrito ao anterior arquitecto a continuidade da obra e fiquei com receio nas entraves que o arquitecto inicial pode causar.
    Quanto a instalação elétrica e pichelaria tenho lá alguns tubos passados, contudo tenho de contratar alguém que consiga identificar o que está lá e que dê continuidade, ainda não verifiquei na câmara mas não deve haver projeto.
    O arquitecto que eu contratar como é que pode assumir a obra sem eu necessitar mais do anterior?
    Caso queira fazer alguma alteração ao projeto o arquitecto tem de solicitar ao anterior que conceda os direitos de autor? E se este recusar?
    Além do grande prejuízo monetária e fiscal ainda acresce está burocracia sem fim.
  9.  # 9

    Colocado por: paulo_pereiraAparentemente não deverá existir problema para dar continuidade à construção.
    O IMPIC poderá atuar tendo em conta e não emissão de faturas e abandono da obra ? Existe contrato com o mesmo ?

    A empresa com que foi celebrada o contrato tratou de toda a parte de projetos e especialidades e subcontratou uma empresa de construção e foi a empresa de construção que disponibilizou o DT o DF.
  10.  # 10

    Colocado por: ****Não metendo os pés em obra a mais de um ano , não avançou juridicamente, algo falha aqui .

    Estou a tratar com o advogado avançar com o processo judicialmente.
  11.  # 11

    Colocado por: PhixeO arquitecto que eu contratar como é que pode assumir a obra sem eu necessitar mais do anterior?

    O Phixe vai ter com a arquiteta e leva um declaração em como ela autoriza outro colega a intervir no projeto, avisando desde logo que caso se recuse assinar vai participar dela junto da ordem e exigir ser ressarcido dos prejuízos causados.
  12.  # 12

    Colocado por: JoelMnão é necessário assinar qualquer declaração!

    Depende das câmaras, algumas armam-se em esquisitas e exigem isso.
    Alguns arquitetos tb não querem arranjar confusão com os colegas e sentem-se mais á vontade se houver o tal documento de autorização
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, ADROatelier
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaAté hoje estou para ver o que realmente faz o IMPIC. É apenas mais um organismo que não serve para porra nenhuma


    Não digas isso, porque sei que pelo menos serve para lhes pagarmos todos os anos...
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    O novo arquitecto saberá responder-lhe a isso, se for necesário, pode nem ser, se não houver alterações ao projecto.




    dependendo do estado da obra, não será concerteza dificil. Vá à camra e exponha a situação.
    Tem de arranjar um novo empreiteiro e um novo DTO... se forem somente acabamentos, uma licença especial de acabamentos resolve-lhe o assunto.

    Electricidade, como está?, sabem quem é o electricista responsavel pela instalação?
    Gas?
    ITED?
    ...
    Tem director de fiscalização nomeado?
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Não faço intenção de alterar o projeto, contudo por uma questão de minimizar custos (dado a minha capacidade financeira agora ser bem inferior a que tinha dado ter sido burlado) tencionava fazer algumas alterações, nomeadamente na dimensão de algumas janelas.
    Caso pretenda alterar o arquiteto anterior tem de autorizar, certo?
    E se o mesmo se recusar ou não responder ao oficio que eu lhe enviar fico impossibilitado de fazer essas alterações ?
    Se fizer alteração ao projeto na construção no final da obra tenho de entregar telas finais mas o arquiteto que eu contratar não pode reproduzir o projeto devido aos direitos de autor?
    A obra esta em fase de pedreiro e apenas tem alguns tubos de eletricidade passados, não conheço o eletricista que lá andou e nesse caso tenho de contratar algum para verificar a instalação existente e ver o que é mais necessário, mesmo para fazer o pedido de contador.
  15.  # 15

    Colocado por: Phixenomeadamente na dimensão de algumas janelas.

    Obriga a projeto de alterações. Não pode ser telas finais.

    Colocado por: PhixeE se o mesmo se recusar ou não responder ao oficio que eu lhe enviar fico impossibilitado de fazer essas alterações ?

    Não!
    Faz comunicação à ordem e na câmara informa disso mesmo

    Colocado por: Phixenão conheço o eletricista que lá andou

    Pede ao Diretor técnico e ao Diretor de fiscalização que indiquem quem foi. Caso se recusem, avisa logo que vai fazer participação à respetiva ordem
  16.  # 16

    Phixe
    Pode não reaver o dinheiro que gastou em maus técnicos mas não tem que ficar refém deles.
    Todos os técnicos são tutelados por uma ordem ou associação, que no mínimo os pode impedir de trabalhar.
    Concordam com este comentário: Diogo999, Anonimo1710, two-rok
  17.  # 17

    Colocado por: Phixeencionava fazer algumas alterações, nomeadamente na dimensão de algumas janelas.
    Caso pretenda alterar o arquiteto anterior tem de autorizar, certo?
    para esse tipo de alteração tem de alterar o projecto pois está a alterar a fachada.

    depois de contratar o novo arqº o antigo não tem mais nada a ver com o projecto. O arquitecto novo apenas avisa o anterior por carta registada que vai tomar conta a partir de aí e pronto. telas finais caso necessário serão o novo arqº a fazer.
  18.  # 18

    Colocado por: antonylemosO arquitecto novo apenas avisa o anterior por carta registada que vai tomar conta a partir de aí e pronto.

    Nem todos têm essa coragem.
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Nem todos têm essa coragem.
    coragem de? o procedimento é simples. e se tiver dúvidas que ligue à OA como eu fiz a primeira vez que me encontrei nessa situação.
  20.  # 20

    Colocado por: antonylemoso procedimento é simples.

    Verdade!
    Mas agora um suponha-mos.
    O DO é que é um grande trafulha, não pagou ao anterior técnico e agora está a ver se arranja outro parvito.
    Não era melhor falar antes com o colega para ouvir a versão dele?
 
0.0223 seg. NEW