Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Quer dizer com isso,que podem vir a exigir agoravo ter,na hora de conceder as tais licencias de habitabilidade?

Desculpe se não tem nada a ver o que digo,foi o que percebi,se estou em erro,agradeço esclareça

Obrigada

Nada disso. Simplesmente não há gás e pronto. Foi licenciado assim. Estou a tratar da habitabilidade porque a casa está pronta, é só isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  2.  # 222

Colocado por: JoelM

e se for 1000/m2 para uma casa de 250m2 ou em vez disso 2000/m2 para 125m2? se calhar já da...

mais importante que o preço por m2, é o valor total que quer gastar, depois pode tomar decisões e redimensionar a casa (e as expectivas) de acordo!
    Sim, estou de acordo em reduzir o tamanho geral, que ira sair mais caro sempre, mas como eu ja disse atras nao se sabe se o autor do topico nao quer construir apenas 125 m2 por 125.000 euros, pode perfeitamente ser esse o caso!
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  3.  # 223

Colocado por: Joao DiasEu não me queria meter neste tópico até porque não consigo sequer entender a sua génese.
    No entanto, tenho para mim que isto anda tudo doido.
    Mal vai o mundo se com 1000€ m2 não se conseguir aplicar prh e soalho.
    Andam TODOS (quase todos) a ser comidos de alto a baixo!!
    Ando completamente doido com este mercado actual. Casas e casas de (suposta) enorme qualidade a serem corridas com flutuantes rascanhofes porque "o dinheiro não estica". Fosga-se, se não estica foi para onde??? É que eu entro quase todas as semanas em casas onde o que já se gastou não corresponde minimamente ao que lá está feito. E para mal dos meus pecados, regra geral são projectos até bastante interessantes.
    Eu bem digo fast food, gastam dinheiro de papinha estrela michelin em fast food.
    Não abram a pestana não...
    Fica o desabafo
    Concordam com este comentário:mica,Diogo999
    É a lei da oferta/ procura tenho um exemplo de um carpinteiro na minha zona que Em maio de 2018 me fazia roupeiros e cozinha em lacado170€/ m2 e quando lhe fui entregar o serviço na altura do natal ja disse que nao podia fazer por menos de 250€/m2, segundo ele os materiais encareceram muito!
  4.  # 224

Colocado por: ****

E pena que já vão acabados pela qualidade de vida que viveram .
    Conheço 2 assim e ainda so cheguei ca ha 3 meses, aos 55 anos estão todos rebentados...
    Como dizia o outro, “ ha quem viva como se nunca fosse morrer e morra como se nunca tivesse vivido”
  5.  # 225

Colocado por: marco1num mundo onde cada vez mais as novas gerações são apenas esperts em serviços digitais, não sobra ninguém para trabalhar na massa propriamente dita, logo executar tarefas físicas cada vez mais vai custar um balúrdio, só com muita massa ( esta agora em €) é que se pode construir uma casa :)
    Isso também é verdade, simplesmente nao existem serventes/ aprendizes nas obras, a falta de mao de obra é geral, Portugal, Espanha, França, Bélgica,Alemanha, Suíça, andam todos a procura de mão de obra e como a procura é muito os preços sobem e a quantidade de trabalho baixa, ja nao se faz tanto trabalho por dia como ha uns anos atras!
  6.  # 226

Colocado por: nunogouveiaOnde já vai o tópico do user Lisps...

Voltanto ao tema do custo da construção. Há alguns temas que são mais fáceis de controlar quando se tenta reduzir o custo. Os principais temas, de que me lembro, e em que encontro erros recorrentes:

Área bruta real de construção em excesso,
    Forma pouco compacta do edifício (muita superfície exterior para pouco volume utilizável),
    Terraços utilizáveis que depois pouco o são,
    Excesso de zelo na escolha de tijolos térmicos XPTO, quando a inércia dos blocos ou tijolos correntes é quanto basta em muitos casos,
    Água quente com circuito de retorno,
    Projetos de águas pluviais complexos (em muitos casos, as águas pluvias podem descarregar diretamente no terreno),
    A rede de gás pode ser eliminada caso não haja vontade dos donos de obra em usar o gás,
    Pormenorização da arquitetura: Carpintarias e serralharias "de autor",
    Caixilharia e vidros de gama média-alta em casa orientadas orientadas a sul (bastam palas bem dimensionadas),
    Área de caixilharia é demasiado generosa,
    Projeto chave na mão. Seria desejável tirar da empreitada a colocação de tapetes, acessórios de banho e outras miudezas que possam ser feitos / contratados diretamente pelos Donos de obra,
    Eventualmente a cozinha poderia ficar fora da empreitada para se procurar preços alternativos.

Como exemplo de uma construção com custos bastante controlados tenho esta, no centro do Porto:https://nsgarq.wixsite.com/casa100
    Concordam com este comentário:DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fernandol,Lisps

Eu acrescentaria aqui contenção nos focos de iluminação e tomadas, vejo casas que mais parecem lojas de exposição.
    • Lisps
    • 21 maio 2019 editado

# 227

Colocado por: DR1982Sim, estou de acordo em reduzir o tamanho geral, que ira sair mais caro sempre, mas como eu ja disse atras nao se sabe se o autor do topico nao quer construir apenas 125 m2 por 125.000 euros, pode perfeitamente ser esse o caso!
    Concordam com este comentário:JoelM

Este tópico já deu muitas voltas e sinceramente já perdi o fio à meada. :) Mas a minha ideia era construir uma casa de cerca de 250-280m2 sem exceder os 300 mil euros, daí a minha questão sobre o que se faz com 1000 por m2. O problema é que sou muito esquisita e valorizo o design e o conforto....
  7.  # 228

Colocado por: Lisps

Este tópico já deu muitas voltas e sinceramente já perdi o fio à meada. :) Mas a minha ideia era construir uma casa de cerca de 250-280m2 sem exceder os 300 mil euros, daí a minha questão sobre o que se faz com 1000 por m2. O problema é que sou muito esquisita e valorizo o design e o conforto....
    Esses valores apenas para construção sem contar com terrenos projetos e taxas certo?
    É mais fácil fazer 250-280m2 por 300.000 euros do que 125-140 por 150, eu diria que nao sao valores impossíveis, dependendo da zona que quer construir e do terreno, penso que seja possível!
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
  8.  # 229

Colocado por: ****Ali atrás ele fazia a casa barata , aqui já viu um cliente com dinheiro, encareceu a obra 🤔🤔🤔🤔🤔
    Então e nao tem de ser assim? Fazer conforme a carteira de cada um? Quem tem 300.000€ para gastar na construção de uma casa pode se permitir a ter algo melhor ou nao? Agora eu com meia dúzia de frangos ao fim do mês se nao tiver que ir à Décathlon ja é uma sorte😂
  9.  # 230

Colocado por: Lispso que se faz com 1000 por m2
    dependendo de onde quer construir desses mil pode sobrar dinheiro, ou nem chegar. idem para o tipo de construção que pretende e os equipamenttos e acabamentos
  10.  # 231

Colocado por: DR1982Esses valores apenas para construção sem contar com terrenos projetos e taxas certo?
    É mais fácil fazer 250-280m2 por 300.000 euros do que 125-140 por 150, eu diria que nao sao valores impossíveis, dependendo da zona que quer construir e do terreno, penso que seja possível!
    Concordam com este comentário:Diogo999

Certo, excluindo projecto e terreno.
  11.  # 232

Colocado por: antonylemosdependendo de onde quer construir desses mil pode sobrar dinheiro, ou nem chegar. idem para o tipo de construção que pretende e os equipamenttos e acabamentos

O tipo de construção é aquele que menciono no meu primeiro post que Sri que não é barato. O terreno parece-me quase plano, tem uma inclinação muito ligeira.
  12.  # 233

recebi agora uma estimativa de preço. para uma casinha de 90m2... do mais simples que há... 1500€/m2 + IVA .... Odemira.
  13.  # 234

Colocado por: Pedro Barradasrecebi agora uma estimativa de preço. para uma casinha de 90m2... do mais simples que há... 1500€/m2 + IVA .... Odemira.

90m2 brutos?
    Isso para Portugal nao é exagero, é um roubo!
    Concordam com este comentário: Diogo999
  14.  # 235

Colocado por: Pedro Barradasrecebi agora uma estimativa de preço. para uma casinha de 90m2... do mais simples que há... 1500€/m2 + IVA .... Odemira.

Chiççççaaaa
  15.  # 236

Do mais simples que há, 1500€ + iva!!!!!! Vai lá vai, que esse empreiteiro ou não quer, ou está farto de trabalho 🥴🤪
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 237

simples não será de certeza, para simples 1500 é puxado.
  17.  # 238

Colocado por: PolskiDo mais simples que há, 1500€ + iva!!!!!! Vai lá vai, que esse empreiteiro ou não quer, ou está farto de trabalho 🥴🤪

obviamente.... mas o problema é que tem sido recorrente..,
  18.  # 239

Bolas,1500 + iva?! Não me assustem, desisto jadecomprar o terreno...
  19.  # 240

Colocado por: Pedro Barradasobviamente.... mas o problema é que tem sido recorrente..

Ja tinha aqui contado.. cotações no algarve, para coisa simples, entre os 2000 a 4000€/m2

0.0473 seg. NEW