Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde,
    Hoje a minha mãe recebeu uma carta registada do seu senhorio a dizer que o contrato de arrendamento acaba no dia 31-10-2019 e que respeitando o período de pré aviso legal deve entregar o local livre de pessoas e bens.
    Mais no final da carta, avisa que caso haja interesse em continuar naquela casa, haveria uma renovaçao do contrato e uma atualização de renda que vai dos 320 para os 400Euros.
    Queria saber se não existe um valor máximo para o aumento da renda. se ele pode subir a renda em 80 euros.
    Agradeço se me puderem elucidar
    • size
    • 23 abril 2019

     # 2

    O que o senhorio pretenderá será terminar com o actual contrato e, por isso, a carta que emitiu visa opor-se à sua renovação, avisando o seu termo em 31 de Outubro.

    Pretenderá proceder a outro arrendamento, com outras condições, que poderá ser com qualquer interessado na casa, nomeadamente, a sua mãe. Ou seja, tratar-se-á de um novo contrato e não de uma renovação do existente, tanto que já formalizou o seu termo em 31 de Outubro.
  2.  # 3

    Legalmente o senhorio só pode aumentar a renda respeitando o coeficiente de actualização anual de rendas, que neste momento é de 1,0115. Visto que ele não está interessado num aumento simbólico, e quer actualizar o valor para 400€ está a aproveitar o termino do contrato da sua mãe para não o renovar. Uma vez realizando um contrato novo pode pedir o valor que quiser.

    Neste caso está a dar à sua mãe a escolha de efectuar novo contrato a pagar 400€ de renda ou então ela sai e ele coloca um novo inquilino que pague esse valor.
    Concordam com este comentário: size
  3.  # 4

    Aproveitando parte desta questão a minha senhoria quer fazer um aditamento ao contrato existente, que está em fase terminal, aumentando 50€ à renda actual. No entanto exige que lhe pague mais 50€ de caução para adicionar à que já existe, que no meu caso é um mês de renda. Além disto, já me comunicou que não passará recibo sobre este valor. Sera isto de todo legal?
    Agradeço antecipadamente uma opinião.
  4.  # 5

    Colocado por: rogeriobAlém disto, já me comunicou que não passará recibo sobre este valor

    Sobre q valor? sobre os 50€ de caução a somar à caução já existente?
    • size
    • 23 julho 2019 editado

     # 6

    Colocado por: rogeriobAproveitando parte desta questão a minha senhoria quer fazer um aditamento ao contrato existente, que está em fase terminal, aumentando 50€ à renda actual. No entanto exige que lhe pague mais 50€ de caução para adicionar à que já existe, que no meu caso é um mês de renda. Além disto, já me comunicou que não passará recibo sobre este valor. Sera isto de todo legal?
    Agradeço antecipadamente uma opinião.


    1 - É de supor que a sua senhoria estará a dar-lhe a entender que só facultará a renovação automática do contrato se a renda for actualizada em e € 50,00. Sim é legal, porque é uma proposta que, obviamente, vai depender da sua aceitação.

    2 - Nada impede que na circunstância de ponderação da renovação, ou não, do contrato, a senhoria não possa solicitar, também uma actualização do valor da caução.

    Ou seja, pode não aceitar as novas condições que a senhoria lhe está a apresentar, mas...neste caso, ela poderá resolver opor-se à renovação do contrato.

    Fiscalmente, a senhoria está obrigada a ter que emitir os recibos actualizados do valor que passará a receber. Quer da renda, quer do valor complementar da caução.
  5.  # 7

    É por estes e outros casos que digo e boa hora comprei um pequeno apartamento T2, pago sempre o Mesmo ao 🏦 e não tenho surpresas
  6.  # 8

    Colocado por: salvador99É por estes e outros casos que digo e boa hora comprei um pequeno apartamento T2, pago sempre o Mesmo ao 🏦 e não tenho surpresas


    Nem todos podem comprar e nem todos querem comprar. Ainda há menos de 10 anos os juros andavam acima dos 4%, por isso não é liquido que vá pagar sempre o mesmo ao banco.
  7.  # 9

    Colocado por: rjmsilva

    Nem todos podem comprar e nem todos querem comprar. Ainda há menos de 10 anos os juros andavam acima dos 4%, por isso não é liquido que vá pagar sempre o mesmo ao banco.


    Sim sei muito bem disso, comprei casa em 2012,paguei a um bom juro mas também só pedi 60 000,para um modesto T2 de 82 000,já gastei 15 000 em remodelações, mas daqui a 7 anos está paga, só o sossego de saber que não fico no olho da rua com 41 anos e uma filha para criar de 19 meses para mim é muito bom, são prioridades e opções que cada um faz.
    Concordam com este comentário: Nortenho, A. Madeira, JonyCosta, baltika
 
0.0131 seg. NEW