Boa tarde, Estou a remodelar o rés do chão da casa e pretendia instalar um sistema complementar para o aquecimento central e de águas sanitárias que já possuo. Neste momento tenho um fogão Bosky da Thermorrossi há mais de 20 anos que funciona maravilhosamente para aquecer a casa 2 pisos, para aquecer as aguas sanitárias e ainda dá para cozinhar nele, é a lanha e como esta no primeiro andar começa a ficar complicado transportar a lenha para lá. Foi por isso que pensei no sistema complementar a pellets que permite aquecer só o res do chao ou a casa toda (dependendo da quantidade de pessoas em casa). A instalação deste equipamento tera de ficar numa arrecadação que tem frente para uma sala+cozinha de dimensões reduzidas (cerca de 15m2). Foi-me recomendada a salamandra DOURO 23 Kw da Solzaima. Mas neste momento estou com duvidas, nomeadamente: - posso encastrar este equipamento deixando só visível a frontal? - será que o equipamento irradia muito calor pelas laterais ao ponto de a arrecadação ficar demasiado quente? - seria preferível um equipamento tipo caldeira sem chama visível? será que este tipo de equipamentos emana menos calor pelas suas superfícies? - como posso baixar a temperatura do local onde a vou instalar? - já agora no que toca a sujidade este tipo de caldeiras ou salamandras emanam algum tipo de pó? pois uma vizinha referiu que a do sogro produz um pó no local onde se encontra.
Para além destas questões praticas gostaria de saber se conhecem outros equipamentos. Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.
O sistema a pellets é eficaz, comodo, prático e com um baixo custo de manutenção. O calor produzido pelas laterais não é significativo, e foi a solução que adquiri devido na altura ter um filho pequeno a começar a dar os primeiros passos. Tirando o vidro frontal, o resto não produz calor ou aquece o suficiente para queimar seja o que for. A salamandra que possuo não emite nenhum pó, nem nunca ouvi falar disso. Se não limpar o copo das pellets , ai garanto-lhe que vai produzir fumo ao acender, mau funcionamento e resíduos. Mitos : Não é preciso limpar. - É!!! A não ser que queiram diminuir o tempo de vida do equipamento e o seu correto funcionamento. Produz algum barulho , e quando a luz falta ou sem ela torna-se inoperacional, podendo o fumo não ser extraído e não ligar. Por experiência própria, adquira modelos com melhores características e mais caros. Não tente poupar neste equipamento ou a médio prazo fica mal servida. Tirando os modelos de mais potência e com diferentes zonas de propagação de calor, apesar de mais eficiente e o calor ser dirigido através de ventoinhas, os modelos a lenha equivalentes produzem mais calor e com mais eficácia de temperatura ( não de consumo). O custo de consumo na comparação com a lenha e muito baixo , no entanto apesar de o sistema após o desligar continuar a lançar calor até arrefecer, uma salamandra a lenha pode continuar a emanar calor das suas brasas durante uma noite inteira , não havendo uma tão grande diferença na casa ao acordar.
Desde já muito obrigada pelas informações. Mas fiquei com uma duvida quando se refere a não comprar equipamentos baratos, pode sugerir-me algum que conheça que considere bom? Desde já obrigada