Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Estou a remodelar o rés do chão da casa e pretendia instalar um sistema complementar para o aquecimento central e de águas sanitárias que já possuo. Neste momento tenho um fogão Bosky da Thermorrossi há mais de 20 anos que funciona maravilhosamente para aquecer a casa 2 pisos, para aquecer as aguas sanitárias e ainda dá para cozinhar nele, é a lanha e como esta no primeiro andar começa a ficar complicado transportar a lenha para lá. Foi por isso que pensei no sistema complementar a pellets que permite aquecer só o res do chao ou a casa toda (dependendo da quantidade de pessoas em casa). A instalação deste equipamento tera de ficar numa arrecadação que tem frente para uma sala+cozinha de dimensões reduzidas (cerca de 15m2). Foi-me recomendada a salamandra DOURO 23 Kw da Solzaima. Mas neste momento estou com duvidas, nomeadamente:
    - posso encastrar este equipamento deixando só visível a frontal?
    - será que o equipamento irradia muito calor pelas laterais ao ponto de a arrecadação ficar demasiado quente?
    - seria preferível um equipamento tipo caldeira sem chama visível? será que este tipo de equipamentos emana menos calor pelas suas superfícies?
    - como posso baixar a temperatura do local onde a vou instalar?
    - já agora no que toca a sujidade este tipo de caldeiras ou salamandras emanam algum tipo de pó? pois uma vizinha referiu que a do sogro produz um pó no local onde se encontra.

Para além destas questões praticas gostaria de saber se conhecem outros equipamentos.
    Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

Bom Dia,

O sistema a pellets é eficaz, comodo, prático e com um baixo custo de manutenção.
    O calor produzido pelas laterais não é significativo, e foi a solução que adquiri devido na altura ter um filho pequeno a começar a dar os primeiros passos.
    Tirando o vidro frontal, o resto não produz calor ou aquece o suficiente para queimar seja o que for.
    A salamandra que possuo não emite nenhum pó, nem nunca ouvi falar disso. Se não limpar o copo das pellets , ai garanto-lhe que vai produzir fumo ao acender, mau funcionamento e resíduos.
    Mitos : Não é preciso limpar. - É!!! A não ser que queiram diminuir o tempo de vida do equipamento e o seu correto funcionamento.
    Produz algum barulho , e quando a luz falta ou sem ela torna-se inoperacional, podendo o fumo não ser extraído e não ligar.
    Por experiência própria, adquira modelos com melhores características e mais caros. Não tente poupar neste equipamento ou a médio prazo fica mal servida.
    Tirando os modelos de mais potência e com diferentes zonas de propagação de calor, apesar de mais eficiente e o calor ser dirigido através de ventoinhas, os modelos a lenha equivalentes produzem mais calor e com mais eficácia de temperatura ( não de consumo).
    O custo de consumo na comparação com a lenha e muito baixo , no entanto apesar de o sistema após o desligar continuar a lançar calor até arrefecer, uma salamandra a lenha pode continuar a emanar calor das suas brasas durante uma noite inteira , não havendo uma tão grande diferença na casa ao acordar.

Cumprimentos
  3.  # 3

Bom dia,

Desde já muito obrigada pelas informações. Mas fiquei com uma duvida quando se refere a não comprar equipamentos baratos, pode sugerir-me algum que conheça que considere bom?
    Desde já obrigada
  4.  # 4

Em que locais está a pensar comprar?
    Grandes superfícies?

0.0109 seg. NEW