Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Gostaria de sabêr se ao adquirir uma casa quase em ruinas e para remodelar, se tenho na mesma que pedir licença e apresentar um projecto?
  2.  # 2

    Sim!
    Antes de adquirir confirme a possibilidade da mesma poder ser reconstruida e com que área.
    O facto de já existir em nada lhe garante que a mesma possa ser reconstruida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  3.  # 3

    Depende das obras que vai fazer.
    Mas se a casa está quase em ruínas, é bem possivel que precise de "mexer" em elementos estruturais, no telhado, na fachada, etc., e essas intervenções obrigam a um licenciamento camarário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  4.  # 4

    em principio e na maioria dos caso é, porque vai querer mexer em vãos em fachadas, e estrutura, já que uma construção antiga geralmente não se adequa espacialmente ao contexto dos nossos dias, à vida que levamos à maneira de usufruir dos espaços de lazer e trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  5.  # 5

    Onde é que posso adquirir a informação sobre a viabilidade de reconstrução?
  6.  # 6

    Colocado por: StellaOnde é que posso adquirir a informação sobre a viabilidade de reconstrução?


    na câmara respectiva, é pedir uma reunião, se for uma câmara pequena até atendem-na na hora se for uma câmara maior em principio terá de marcar mesmo reunião.

    pode também por sua iniciativa se conseguir o pdm do conselho ver ou perguntar a um tecnico conhecido seu, sobre o terreno e onde se enquadra no pdm.
    há câmaras que têm o pdm disponivel on-line, mas poucas têm-no completo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  7.  # 7

    O que puderá ficar mais caro? Construir ou reconstruir?
  8.  # 8

    Colocado por: StellaO que puderá ficar mais caro? Construir ou reconstruir?


    depende stella
    depende muito da casa que encontrar para reconstruir, das condições em que estiver, do material empregue nas paredes, na estrutura, nas canalizações, o do que quer fazer, o espaço que pretende necessita para a sua ideia de espaços, numeros de quartos dimensões etc.
    por vezes até pode ficar mais barato reconstruir, mas eu diria que anda ela por ela no geral, mas como disse há casos especificos que podem ficar muito mais barato ou muito mais caro reconstruir, depende mesmo do que encontrar para reconstruir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  9.  # 9

    O que fica mais cara mais caro é sem duvida as derrapagens.
    cada caso é um caso ùnico.
    Na sua situação e como diz ter a casa quase em ruinas até pode ser que construir de novo lhe saia mais barato.
    Mas tem sempre a ver com aquele que pretende no final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  10.  # 10

    Veja se a sua situação se enquadra na alínea c) do nº 1 do artº 6 da Lei 60/2007. Nesse caso não será um licenciamento, mas uma comunicação prévia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  11.  # 11

    E com uma casa de xisto? á partida quero mantêr a estrutura da casa porque até tem uma boa área, mas o interior até mete medo. Eu até já fiz um "projecto" das divisões interiores que isso sim sería tudo alterado e nada tem a vêr com o original. Mas a casa é antiga e isso é que me preocupa! Tenho receio que me custe mais restaurar a casa e colocar todas as infraestruturas necessárias ou se era preferivel comprar um terreno e começar a construir ? Tenho receio das "derrapagens".
  12.  # 12

    se à partida as paredes exteriores estiverem boas e isso é importante boas em acabamento e estrutura, é um grande passo para reduzir custos, e é uma boa base numa recuperação de custos controlados.
    se tiver fotografia stella podiamos ver melhor, mas talvez não seja bom colocar fotografias como ainda não comprou não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  13.  # 13

    Eu penso que não se compra uma ruína/casa antiga para ficar mais barato, porque não há garantia nenhuma disso.. Acho que se compra porque se gosta mesmo, porque se aprecia os materiais e, como dizia no outro dia o AugstHill, a relação com o sítio (que leva anos e anos a estabelecer, numa casa construída de novo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  14.  # 14

    lobito garantias do preço de construção, de ficar mais caro ou mais barato há, mas tem de se analisar primeiro o que existe, o factor economico pesa, agora há quem tenha um apreço sensibilidade para casas antigas e têm esse factor como mais importante na decisão, não olhando tanto para questões economicas, depende da pessoa e da abordagem.
    •  
      Mk Pt
    • 4 setembro 2009 editado

     # 15

    Na minha opinião reconstruir sai sempre mais caro que construir de novo, com excepção se as obras a fazer forem apenas beneficiações/pequenas alterações, alteração de alguns revestimentos/pavimentos...

    Primeiro reconstruir implica uma levantamento minucioso, estudo do estado da estrutura, depois é necessário recuperar algumas alvenarias e acabamentos, etc. Outro do problema é encontrar mão de obra que saiba trabalhar em alvenarias tradicionais, o que é dificil e..caro... Para colocar tudo nos conformes [rede de electricidade, rede de água e esgotos, ITED,..] é necessário abrir e fechar roços por tudo o que é parede..

    E as derrapagens aqui têm tendência a ser maiores, pode haver situações não previstas no projecto que depois em obra têm de ser resolvidas..
    Mas com técnicos capazes e projecto bem feito, a questão das derrapagens não dever ocorrer..

    Mas claro isto tudo depende do estado da casa, do estilo de casa e espaços pretendidos, etc..

    E eu não contra recuperação de edifícios, pelo contrário, até tive uma cadeira de recuperação de edifícios e centros históricos que era opcional e eu fiz essa componente. Sou mesmo a favor da recuperação de edifícios, mas também por ter algum contacto com esta realidade é que tenho noção que o custo em boa parte dos casos é mais elevado..


    Se conhecer algum técnico capaz fale com ele e peça para ele avaliar..



    Por acaso à um tempo vieram aqui ao escritório para fazer um projecto para uma loja, aproveitando uma antiga casa, mas mal chegamos lá o que dissemos ao cliente foi que ou ele pensava em investir mais do que pensava e mandar tudo abaixo e fazer de novo ou então para esquecer o projecto da loja naquele edifício, visto que boa parte da fachada principal estava a ceder [inclinada para a 'frente'] devido a uma varanda feita à posteriori da construção original no 1º andar com estrutura metálica e cujo peso a parede da fachada não estava feita para aguentar. Foi pena, porque a casa tinha bom aspecto para o estilo e o resto com mais ou menos obras até se aproveitava bem, mas a fachada naquele estado para recuperar...Uiii.. Tinha que ser enterrado muito muito dinheiro ali e mesmo assim não sei, devido à fachada saía bem mais caro recuperar do que fazer de novo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  15.  # 16

    Boa tarde Lobito! Eu realmente estou apaixonada com o local onde a casa está inserida, porque tem uma paisagem maravilhosa e também adoro lugares antigos . Mas tal como o Fernado Gabriel diz por outras palavras , por vezes temos que deliniar os limites dos nossos sonhos em função das nossas possibilidades, e por isso mesmo os custos são muito importantes para mim.
    Concordo plenanmente com o August Hill !
  16.  # 17

    A diferença na proporção das recuperações em relação à obra nova em Portugal e no resto da Europa (isto é um bocado vago, mas agora estou com preguiça de ir procurar maior precisão) é alucinante. Não sei a que se deve. Claro que o sonho da maioria dos poruguese parece ser construir a sua casa, ou pelo menos, morar numa casa nova. Mas não sei se é só uma questão cultural (que tenha talvez a ver com a "fome de gerações" como lhe chama uma amiga minha). Na Bélgica, por exemplo, as renovações têm um IVA de 6%, as construções novas de 21% (acho que há agora uma novidade qualquer por causa da crise). Acho que se o Estado quer incentivar a recuperação dos edifícios (como já li para aí umas coisas) tem de fazer qualquer coisa do género).

    Stella, se gosta mesmo do sítio, porque é que não tenta encontrar alguém que goste de fazer recuperações e lhe dê uma opinião. Tudo é em princípio mais rápido, acho eu. E há coisas que não se conseguem comprar... Eu percebo que os custos sejam importantes, mas talvez consiga ficar ela por ela, quem sabe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stella
  17.  # 18

    Colocado por: lobitoNa Bélgica, por exemplo, as renovações têm um IVA de 6%, as construções novas de 21%
    Por cá é o IVA sobre a mão de obra nas remodelações, etc., que é de 5% em vez de 20% nas construções novas.
    E como a mão de obra é uma enorme percentagem do trabalho a efectuar...
  18.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: lobitoNa Bélgica, por exemplo, as renovações têm um IVA de 6%, as construções novas de 21%
    Por cá é o IVA sobre a mão de obra nas remodelações, etc., que é de 5% em vez de 20% nas construções novas.
    E como a mão de obra é uma enorme percentagem do trabalho a efectuar...


    Ai sim??? Essa não sabia. Já não é mau...
  19.  # 20

    E se deitar as ruinas por terra, o terreno permite na mesma reconstruir e com a mesma área?
 
0.0169 seg. NEW