Iniciar sessão ou registar-se
    • DMG
    • 26 abril 2019

# 1

Boa tarde.
    Estou a ponderar instalar uma BC da Carrier de 11,9kw, tendo neste momento projecto de especialidades aprovado para monofásico.
    Para pedir o contador será melhor manter o mono ou passar para trifásico?
  1.  # 2

Troque para trifásico, instalação e bomba de calor
  2.  # 3

Refere que tem projecto de especialidades aprovado
    Com projecto elétrico?
    Ou ficha electrotécnica?
    Quer para uma situação quer para a outra é estranho que seja monofasico
    • DMG
    • 27 abril 2019

# 4

Colocado por: callinasRefere que tem projecto de especialidades aprovado
    Com projecto elétrico?
    Ou ficha electrotécnica?

Ainda não obrigava a projecto elétrico.
    Tem so a ficha electrotécnica.
  3.  # 5

Colocado por: callinasCom projecto elétrico?
    Ou ficha electrotécnica?

Porquê?
  4.  # 6

a ficha está com que potencia? 13.8kVA?

e não chega?, em monofásico?
    Mas a BC é trifasica ou mono? precisa dessa potencia? qual a area a climatizar?
  5.  # 7

Deduzo que a potência indicada seja a térmica pelo qual potência nominal da alimentação será bastante inferior.
  6.  # 8

Colocado por: jorgealvesDeduzo que a potência indicada seja a térmica pelo qual potência nominal da alimentação será bastante inferior.

pois.. eu também deduzo isso... MAs... sem respostas concretas, não se sabe.
  7.  # 9

Colocado por: Energia LivreTroque para trifásico, instalação e bomba de calor

Para quê!!!?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • DMG
    • 28 abril 2019

# 10

Colocado por: Pedro Barradasa ficha está com que potencia? 13.8kVA?

e não chega?, em monofásico?
    Mas a BC é trifasica ou mono? precisa dessa potencia? qual a area a climatizar?

A BC é monofásica, a área a climatizar são 180 m2.
    • DMG
    • 28 abril 2019

# 11

Colocado por: jorgealvesDeduzo que a potência indicada seja a térmica pelo qual potência nominal da alimentação será bastante inferior.

Penso que é a potência térmica.
  8.  # 12

Lll

Colocado por: Pedro Barradas
    Porquê?

Colocado por: Pedro Barradas
    Porquê?

Porque é estranho quer ficha quer projecto ter sido feito apenas para monofasico e não trifásico. Como foi FE, continua a ser estranho que twnha sido feita para monofasico.
  9.  # 13

Off topic
    Callinas podia dar me acesso ao seu tópico da casa? para ver a sua solução de aquecimento.

Obrigado.
  10.  # 14

Colocado por: DMG

Penso que é a potência térmica.
    qual a potência eléctrica?
  11.  # 15

Colocado por: callinasLll

Porque é estranho quer ficha quer projecto ter sido feito apenas para monofasico e não trifásico. Como foi FE, continua a ser estranho que twnha sido feita para monofasico.
    calinas com a nova regulamentação é preferível usar monofásico com 10,35Kva que chega e sobra para a maioria dos usos, sendo muito mais fácil de gerir e até se quiser fazer upgrade solar fotovoltaico é mais simples e eficiente.
  12.  # 16

Neste caso é pelo antigo regulamento.
    Estranho não preverem logo trifasico na instalação embora na exploração usasse apenas monofasica
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • box
    • 28 abril 2019

# 17

Sinceramente, depois de ler e informar um pouco sobre o assunto, não vejo qualquer vantagem em fazer instalação trifásica para um consumo normal doméstico. Há tempos contratei uma instalação trifásica, por recomendação do eng. E estou arrependido até à 5a casa....
  13.  # 18

Colocado por: boxSinceramente, depois de ler e informar um pouco sobre o assunto, não vejo qualquer vantagem em fazer instalação trifásica para um consumo normal doméstico. Há tempos contratei uma instalação trifásica, por recomendação do eng. E estou arrependido até à 5a casa....
    a vantagem de ter entrada trifásica é que pode ter monofásico se for conveniente, o oposto já não é possível.
    Concordam com este comentário: box
    • box
    • 28 abril 2019

# 19

Ou seja, poder usar algum eletrodoméstico trifásico. Do que tenho constatado, estes aparelhos são na sua esmagadora maioria monofásicos. Os únicos que vi em trifásico são as bombas de calor e mesmo assim as marcas oferecem normalmente uma versão monofásica do mesmo aparelho. Em contrapartida os inconvenientes são vários.
    • box
    • 29 abril 2019

# 20

Colocado por: Anonimo06082021bombas para água por exemplo.

Sim. Foi por necessitar de pôr a funcionar uma bomba de água que fiz instalação trifásica. O eng. Disse que a bomba iria consumir menos. Conclusão, fui obrigado a contratar uma potência muito superior à necessária para poder trabalhar com a bomba. O que gasto a mais na potência (renda) é bem superior à suposta economia. E ainda fico obrigado a pagar essa renda mínima durante o inverno porque não dá para contratar potência menor no trifásico. E sim, tinha bomba igual na versão monofásica.

0.0196 seg. NEW